domingo, 7 de julho de 2013

33 Anos da Mulher na Marinha

O ingresso de mulher na Marinha ocorreu por intermédio da lei 6807 de 07/07/1980. 
Na época, o Ministro da Marinha era o Almirante-de-Esquadra Maximiano da Fonseca.

Atualmente, elas ocupam, como Praças ou Oficiais, as seguintes áreas: medicina, enfermagem, apoio à saúde, engenharia, arquitetura, construção civil, pedagogia, contabilidade, administração, direito, história, comunicação social, museologia, biblioteconomia, informática, economia, serviço social e psicologia, entre outras. Algumas, decorrentes de seus méritos, chegam a ocupar cargos de Direção e Vice-Direção.

Oficiais, graduadas e praças da Marinha do Brasil
A Marinha foi a pioneira entre as Forças a admitir as mulheres em suas fileiras e a primeira em promover uma mulher a um dos postos mais altos da hierarquia militar na história do Brasil. Em 2012, por meio de Decreto Presidencial, a Capitão-de-Mar-e-Guerra (Md) Dalva Maria Carvalho Mendes foi promovida ao posto de Contra-Almirante. A Contra-Almirante (Md) Dalva pertence à primeira turma de mulheres que ingressou no Corpo Auxiliar Feminino da Reserva, em 1981, como médica na especialidade de anestesiologia.

Contra-Almirante (MD) Dalva Mendes

Na Marinha Mercante, a primeira mulher a ocupar o posto de comandante de um navio foi a Capitão-de-Longo-Curso Hildelene Lobato Bahia. A Comandante Hildelene assumiu seu primeiro comando em 2009.

Comandante Hildelene Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário