Pela
primeira vez, em décadas, a maioria das pessoas que compraram uma
Harley-Davidson nova em 2012 não era um "baby boomer", assim chamados
aqueles que nasceram entre 1946 e 1964, definido pelo grande crescimento
demográfico do pós-Segunda Guerra Mundial. A afirmativa é de um executivo da Harley-Davidson Motor Company na semana passada, quando a companhia anunciou o resultado do segundo trimestre de 2013.
Desde o
lançamento do filme "Easy Rider" em 1969 (com Peter Fonda, Jack Nicholson e Dennis
Hopper - que também o escreveu e dirigiu), a maioria dos Harleyros é
constituída de baby boomers, identificados com o espírito de liberdade tão bem representado pela Harley-Davidson.
Quando
assumiu o comando da Motor Company em 2009, Keith Wandell (Chairman, Presidente e Principal Executivo da HDMC) viu que precisava aumentar a base de
clientes da empresa, para assegurar sua sobrevivência e crescimento. E apostou
nos mais jovens, sem abandonar seus fiéis e antigos seguidores.
A HDMC desfez-se
de outras marcas e estilos que faziam parte de seu portifólio (Buell e Agusta), fez uma reengenharia na empresa, concentrando-se na marca Harley-Davidson, lançando modelos mais identificados
com as novas gerações. A linha "black", que tem agradado
tanto aos jovens motociclistas é sua maior expressão.
Outro segmento
do mercado em crescimento constante, que também é alvo do marketing da Harley-Davidson, é o das
mulheres motociclistas. Modelos mais leves e fáceis de pilotar tem agradado
bastante às novas Harleyras.
O Tri Glide
é um sucesso de vendas, superando todas as expectativas da fábrica, segundo um artigo da Reuters recentemente publicado. Este modelo agrada também às mulheres que gostam de pilotar motocicletas mais pesadas.
Motociclistas mais idosos, que já não se
sentiam seguros pilotando as Touring de duas rodas, estão comprando os
triciclos da H-D, que não perderam sua identidade Harley-Davidson ao
acrescentar uma terceira roda (veja postagem sobre minha experiência com o Tri Glide).
Assim, a Harley-Davidson mantém sua tradição, dando boas vindas às novas gerações, sem abandonar os Harleyros que mantiveram a marca viva e na liderança nestes últimos 110 anos.
Bom dia Wilson
ResponderExcluirParabéns pelo texto.
Obrigado, amigo Charles.
Excluir