domingo, 4 de novembro de 2012

National HOG Rally 2012 - O Que Eu Ví no P12

Participei de um dia do National HOG Rally 2012, em Florianópolis.
Foi no sábado, 3 de Novembro.

Saímos de Balneário Camboriú às 07:00 e os 107 quilômetros até o Jurerê Internacional levaram pouco mais de uma hora. Nosso objetivo era chegar a tempo de participar do Desfile das Bandeiras, programado para largar às 09:00 em ponto.

Ao chegarmos ao local de concentração, em frente ao Parador 12, havia poucas motocicletas. Assim, ficamos posicionados no início do bonde, atrás da motocicleta do diretor do HOG Chapter Floripa, com a bandeira do HOG devidamente instalada.


Pouco depois das nove horas começou o desfile. O bonde era liderado por veículos da organização, escoltados por viaturas e motociclistas da Polícia Militar, que ajudavam a segurar o tráfego nas passagens pelos cruzamentos e acessos.

Um Harleyro de SP conduzindo a bandeira do HOG Brasil.
A organização do desfile foi impecável e a Polícia Militar fez um excelente trabalho nos 55 quilômetros percorridos, ida e volta, entre o Parador 12 e o Mercado Municipal (próximo do acesso às pontes que ligam a ilha ao continente, no centro de Florianópois).

Ao chegarmos de volta a Jurerê, saímos do bonde e nos adiantamos para poder registrar a chegada dos motociclistas que participaram do Desfile.
Na filmagem pudemos contar quase 180 motocicletas que concluíram o desfile e regressaram ao estacionamento do evento.

Estacionamento do evento, após o regresso do Desfile das Bandeiras.
Passamos o dia no Parador 12, encontrando com amigos e desfrutando o local. Por volta das 17:00 horas,  regressamos a Balneário Camboriú.



Mais fotos aqui.

Minhas observações, baseado no que ví e ouví no Parador 12:

- Poucas motocicletas no Desfile das Bandeiras.
- O P12, como sempre, bem decorado e com todas as facilidades funcionando.
- O almoço foi farto e muito bem preparado.
- Os refrigerantes, sucos, água mineral e cerveja Heineken eram oferecidos durante todo o tempo que ficamos lá.
- A organização estava muito bem estruturada, com pessoas amáveis e solícitas.
- A segurança funcionou bem, não soube de nenhum evento desagradável.
- A concessionária local, Floripa H-D, montou uma loja completa no evento, com motocicletas, acessórios e roupas, incluíndo a oficina que atuou durante todo o tempo, com o pessoal completo.
- Assistimos duas bandas durante o dia, intercaladas por música gravada. As bandas eram desconhecidas, tiveram boa apresentação mas não conseguiram empolgar a audiência.
- Poucos participantes interessados na foto oficial. Contei um pouco mais de 100 pessoas.
- Poucos participantes de Santa Catarina. Os que vieram eram, na grande maioria, de Florianópolis.
- Durante o dia ainda se vendiam ingressos. Para o cadastramento era solicitado o nome e CPF. Ninguém perguntava pelo número do HOG.

Todas as pessoas com quem conversei sobre o assunto, criticaram o preço cobrado. Pelas discussões em redes sociais, o preço do ingresso foi responsável pela baixa participação de Harleyros catarinenses e paranaenses.

A revenda local fez um extraordinário esforço de venda de ingressos nas duas últimas semanas, antes do evento.

Os Harleyros mandaram um recado à administração da Harley-Davidson do Brasil.
Se foi recebido e entendido, saberemos no próximo evento oficial da marca.

4 comentários:

  1. Você quer ir participar desse grande Evento! e ficar num Hotel Bom, de maneira que não precise ficar se deslocando!! E pelo que senti: O preço cobrado pelos Jantares e facilidades gastronomicas, estava muito elevado!
    Na minha opinião deve-se privilegiar a HOTELARIA!! e menos comilança e bebeção...
    PHD DIDONÉ

    ResponderExcluir
  2. Os valores dos eventos do HOG estão impraticáveis... Estou optando por pegar minha HD e viajar pelo BR sem compromisso. Ganho mais - gasto menos. Fuii!!

    ResponderExcluir
  3. Pelo que conversei com o pessoal e li em alguns blogs, o evento estava com o público bem abaixo do esperado. A maioria que estava presente no P12 estava na faixa, ou seja, tudo convite free para encher o evento, como aconteceu com o pessoal de Curitiba, o legal é que eles não foram e farão um protesto formal para a HDMC USA.

    Ribeirão Preto

    ResponderExcluir
  4. Não fomos e não participamos do desfile,pois seria incoerente com o protesto,mas o paralelo reuniu todos numa grande volta a ilha,onde culminou com dois lugares distintos para almoçar um na Ponta da Caranhas e outro no Ostradamus,depois juntaram novamente e terminaram a volta a ilha.Foram 168 kms rodados na ilha no sábado.Numero imenso de motos.Almoço de chegada estavamos em 130 pessoas,e jantar em mais de 200.Na volta a ilha umas 70 motos .

    ResponderExcluir