terça-feira, 6 de novembro de 2012

SINIAV - Sistema de Identificação Automática de Veículos


O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), criou o SINIAV, Sistema de Identificação Automática de Veículos, através da Resolução 212 de 13 de Novembro de 2006.

Esta resolução determina a “necessidade de empreender a modernização e a adequação tecnológica dos equipamentos e procedimentos empregados nas atividades de prevenção, fiscalização e repressão ao furto e roubo de veículos e cargas.”.

Trata-se de um projeto para colocar chips eletrônicos em veículos que permitam ser identificados eletronicamente por antenas dispostas nas cidades. Estas antenas enviarão dados para centrais de processamento, que poderão  verificar a situação do veículo analisado.

O SINIAV também  pode ajudar na melhoria de algumas falhas de gestão de tráfego. Mesmo em vias de muito volume de tráfego, a proposta é que pelo menos sejam diminuídos os congestionamentos, com um melhor funcionamento dos semáforos, controlados por demanda e não por tempo.

Para que seja possível instalar o SINIAV de maneira efetiva em uma cidade, é necessário utilizar grandes quantidades de componentes. O mais básico deles é um chip eletrônico que pode ser anexado às placas dos carros ou então colado no para-brisa. Este chip deve conter uma série de informações, como número serial do chip, placa, chassi e RENAVAM.

Para realizar a comunicação com as placas eletrônicas e as centrais de processamento, utilizam-se antenas transmissoras, capazes de efetuar a leitura em veículos que estejam em velocidades de até 160 Km/h e a gravação em veículos que desempenhem velocidades de até 80 Km/h. O alcance das antenas  deve ser de pelo menos cinco metros. Centenas de antenas necessitam ser instaladas nas grandes cidades, para que o sistema funcione.

Modelo de antena, alimentada por placa solar.
Cada DETRAN estadual deve ser equipado com uma central de recepção de informações. Enviadas pelas antenas, os dados serão sincronizados com centrais nacionais para que, sempre que houver necessidade, sejam emitidos alertas sobre roubos, furtos e problemas com cargas.


Radares para detectar avanço de semáforo ou velocidade acima do permitido continuarão a existir, mas a fiscalização eletrônica permitirá a identificação de veículos reportados como roubado, com impostos atrasados, multas sem pagamento ou problemas com licenciamento. Ao passar por uma antena de fiscalização, os dados do veículo são enviados às polícias rodoviárias ou militares, permitindo a rápida localização do veículo.

Apesar de não serem tão eficientes quanto equipamentos de rastreamento por GPS, as antenas do SINIAV podem fornecer dados essenciais para que os responsáveis pela busca possam efetuar triangulações e localizar o veículo desejado.

O sistema já existe em vários países desenvolvidos, utilizados por empresas privadas no rastreamento de veículos particulares e de carga.

Seis anos depois de criado, não existem muitos avanços na instalação do sistema.

 A portaria 570 de 27 de Junho de2011 do Denatran estabelece as regras e requisitos mínimos para a certificação e homologação dos chips a serem utilizados pelo SINIAV. Segundo o Denatran, objetivo é que em 2014 a grande maioria dos veículos em circulação já estejam equipados com este dispositivo.

Conhecendo a morosidade na implementação de qualquer projeto de melhoria na infraestrutura do país, não acredito que isto vá acontecer em um prazo tão curto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário