sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ABS Será Obrigatório na Europa em 2016


O Parlamento da Comunidade Européia aprovou, com grande maioria, a exigência de freios com ABS para toda motocicleta vendida a partir de 2016, equipada com motores acima de 125 cc.

A nova exigência é um passo a mais no projeto da União Européia para aumentar a segurança nas motocicletas que circulam pela Europa e o resultado de uma pressão forte das empresas fabricantes do equipamento.

Sistema de freios ABS instalado numa motocicleta

As regras ainda serão definidas pelo Conselho de Ministros e a Grã-Bretanha ainda se reserva o direito de postergar a implementação da exigência, citando custos desproporcionais na implementação do sistema.

Apesar de que o Parlamento Europeu queira que freios ABS seja compulsório para todas as motocicletas, representantes da indústria ressaltaram o elevado custo quando instalado em motocicletas de menor porte. Um sistema ABS custa entre 500 e 700 dólares, o que pode aumentar o custo das motocicletas menores em até 25%.

Ainda que o sistema ABS seja uma exigência baseada no intuito de diminuir acidentes, há um interesse muito grande dos fabricantes, que esperam um aumento considerável nos lucros como consequência da exigência.

Estudos conduzidos pelo Insurance Institute for Highway Safety, nos EUA, revelam que motocicletas equipadas com freios ABS tem 37% mais possibilidade de parar, numa emergência, sem colidir. 
Por outro lado, o Highway Loss Data Institute reporta que motocicletas com freios ABS tem 22% menos de sinistros registrados do que motocicletas sem o sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário