O
Parlamento da Comunidade Européia aprovou, com grande maioria, a exigência de
freios com ABS para toda motocicleta vendida a partir de 2016, equipada com
motores acima de 125 cc.
A nova
exigência é um passo a mais no projeto da União Européia para aumentar a
segurança nas motocicletas que circulam pela Europa e o resultado de uma
pressão forte das empresas fabricantes do equipamento.
Sistema de freios ABS instalado numa motocicleta |
As regras
ainda serão definidas pelo Conselho de Ministros e a Grã-Bretanha ainda se
reserva o direito de postergar a implementação da exigência, citando custos
desproporcionais na implementação do sistema.
Apesar de que o
Parlamento Europeu queira que freios ABS seja compulsório para todas as
motocicletas, representantes da indústria ressaltaram o elevado custo quando
instalado em motocicletas de menor porte. Um sistema ABS custa entre 500 e 700
dólares, o que pode aumentar o custo das motocicletas menores em até 25%.
Ainda que o
sistema ABS seja uma exigência baseada no intuito de diminuir acidentes, há um
interesse muito grande dos fabricantes, que esperam um aumento considerável nos
lucros como consequência da exigência.
Estudos
conduzidos pelo Insurance Institute for Highway Safety, nos EUA, revelam que
motocicletas equipadas com freios ABS tem 37% mais possibilidade de parar, numa
emergência, sem colidir.
Por outro lado, o Highway Loss Data Institute reporta
que motocicletas com freios ABS tem 22% menos de sinistros registrados do que
motocicletas sem o sistema.
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