quinta-feira, 22 de novembro de 2012

GPS - Instalando Mapas do Projeto Tracksource


O Tracksource é uma associação livre de usuários, que se organizaram voluntariamente, com o objetivo de produzir mapas do Brasil para uso em GPS.

Através do seu site, informações levantadas pelos usuários são encaminhadas a desenvolvedores que atualizam os mapas e periodicamente os publicam para serem baixados por toda a comunidade.

Em constante evolução, desde que foi criado em 2002, hoje o Tracksource é um dos maiores projetos deste gênero no mundo, contando com milhares de colaboradores, centenas de desenvolvedores e produz os melhores, mais completos e atualizados mapas do Brasil para GPS.

Atualmente produz mapas para uso em GPS da marca Garmin, em Smartphones com software Navitel, em outros navegadores que utilizem softwares compatíveis com estas plataformas, como também mapas para uso no computador, compatíveis com os softwares MapSource e TrackMaker.

Eu sou um usuário constante dos mapas disponibilizados pelo Projeto Tracksource e também um colaborador no envio de informações e atualizações para a constante melhoria da qualidade dos mapas.

A instalação destes mapas no seu computador e, depois, no seu GPS é bastante simples.

Inicialmente temos que entrar no site do Projeto Tracksource (www.tracksource.org.br) e, no menu principal, clicar em "Download de Mapas."

A partir daí temos várias opções, mas vou me concentrar naquela para uso em computadores pessoais (PC), por ser a maior uso.



Clicando em PC, primeira opção do menu dos Mapas Rodoviários e Urbanos, aparece a página de Download. Marque a declaração de aceitação dos termos de licença e clique em ACEITO.


Em seguida aparecerá as opções de servidores de onde é possível baixar os mapas. 


Clique no que achar mais conveniente e salve o arquivo executável (exemplo: TRC-Brasil_v1211.exe) numa pasta no seu computador. Eu criei uma pasta, dentro do folder "Meus Documentos" com o nome Garmin. Aí salvo todos os meus arquivos relacionados.

Depois de baixado completamente, clique duas vezes no arquivo executável para instalar os mapas no seu computador.

Se você já tiver uma versão anterior instalada, a seguinte tela aparecerá:


Marque OK e confirme na próxima tela. Siga as instruções das telas seguintes, marcando "Eu aceito os termos do Contrato" na última tela e a opção "Avançar". O programa instalará o arquivo numa pasta no seu drive C:\ , a não ser que você queira usar outro drive (não recomendado). Clique "Avançar" e depois "Instalar".


Quando terminar a instalação, clique em "Concluir" e o programa abrirá o Mapsource.

Aí é só escolher as regiões do Brasil que você quer usar, utilizando a ferramenta Map Tool do Mapsource.

Salve suas escolhas dando um nome para o arquivo, na mesma pasta onde você arquivou o programa executável mencionado acima (pasta "Garmin", no meu caso). Eu normalmente nomeio o arquivo como "Brasil Total - Novembro 2012" para o arquivo com todos os mapas do Brasil ou, por exemplo, "Brasil Sul - Novembro 2012" se quiser arquivar sómente os mapas da região Sul. Colocando o mês/ano no nome do arquivo eu sei claramente qual a versão mais recente que tenho disponível.

Em seguida, conecte seu GPS ao seu computador e transfira o mapa utilizando a opção "Transfer" e "Send to Device" do programa Mapsource.

Você está pronto para encarar a estrada. 
Pilote com segurança, sempre.

6 comentários:

  1. Os softwares MapSource ou TrackMaker são free? Não possuo GPS Garmin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes softwares são fornecidos junto com os GPS da Garmin e de outros fabricantes que usam a mesma plataforma.

      Excluir
  2. Instalei o TRC-Brasi, mas o mapa deixa muuuuuuito a desejar.
    A maioria das ruas aparecem sem nomes, muitas ruas nem sequer aparecem, quase todos detalhes das grandes avenidas, tais como ilhas e retornos também não aparecem.
    A posição de meu gps é mostrada quase duas quadras fora do lugar.
    Parece serviço de estudantes com notas baixas.

    ResponderExcluir
  3. Normalmente quando isto acontece, é que o GPS está com o software operacional desatualizado. Recomendo fazer uma atualização do seu GPS, no site do fabricante.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde.
    Gostaria de pedir um auxilio a vc.
    o Tracksource não abre mais no meu pc, pede senha e usuario que eu não lembro mais por fazer muitos anos que me cadastrei...ao que me parece eu perdi o executavel do programa...por acaso vc teria como me ajudar pra poder instalar isso de volta no meu pc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maneira correta é desinstalar o Tracksource do seu PC e baixar o programa e instalá-lo de novo. Você não precisa ser cadastrado para fazer isto.

      Excluir