domingo, 10 de janeiro de 2010

Os Novos Super Porta-Aviões dos EUA

A Marinha dos Estados Unidos, iniciou a construção do primeiro super porta-aviões do século 21, uma nova classe que substituirá os porta-aviões da classe Nimitz.

USS Nimitz CVN-69

 Os 10 porta-aviões da classe Nimitz, começaram a ser construídos em 1968 e o primeiro da série, o USS Nimitz CVN-69 entrou em serviço em Maio de 1975. 

O último da classe é o USS George H.W. Bush CVN-77, que entrou em serviço em Janeiro de 2009. 

Cada porta-aviões da classe Nimitz tem uma tripulação de 3.200 pessoas, além dos 2.480 militares da aviação naval embarcada. 

Com um comprimento total de 332,8 m e deslocando 103.000 toneladas em plena carga, é propulsado por 2 reatores nucleares que alimentam 4 turbinas a vapor, desenvolvendo 260.000 HP. 

A velocidade de cruzeiro é de 30 nós (56 km/h), mas a velocidade máxima pode chegar a 45 nós (83 km/h). Pode carregar entre 85 e 90 aviões de combate. 

Já a nova classe de super porta-aviões, dentro do Programa CVN-21 (onde 21 quer dizer século 21), tem avanços tecnológicos consideráveis e melhoramentos importantes, quando comparados aos da classe Nimitz.


Visão artística do USS Gerald R. Ford CVN-78 

Inicialmente chamados de classe Ford, em função do primeiro porta-aviões da série (USS Gerald R. Ford CVN-78), estes novos navios terão 333 m de comprimento e deslocarão 101.600 toneladas.

Incorporam 14 novos itens de avançada tecnólogia, sendo os principais um novo sistema de lançamento de aviões (eletromagnético ao invés de catapulta a vapor), radares de banda dupla, mísseis Sparrow RIM-162, novo desenho no reator nuclear (maior geração de força) e a capacidade de operar os novos caças F-35C Lightning II, previstos a entrar em serviço em 2016.


F-35C Lightning II 

O Congresso dos Estados Unidos aprovou, inicialmente, a construção de 3 super porta-aviões da classe Ford. Cada um custará em torno de 9 bilhões de dólares, o dobro do custo de um porta-aviões da classe Nimitz.

O USS Gerald R. Ford CVN-78 deverá entrar em serviço em 2017, substituíndo o USS Enterprise CVN-65, que deverá dar baixa depois de 55 anos de serviço ativo.

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