terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tamanho é Documento!

Desde o dia que entrei na Marinha, no início de 1964 (ah, que saudades . . .), até completar 50 anos, o tamanho das minhas calças sempre foi 34 (na medida dos EUA*) ou 44, no Brasil. Quando fiz 50, minha roupa cresceu uma medida e fui para os 36, lá nos States, e 46 aquí. Tudo bem, ninguém consegue ter o mesmo porte físico a vida toda. Quando completei 60, um processo de crescimento dos músculos abdominais (eu sou um otimista . . .) obrigou-me a mudar outra vez. Só que desta vez a coisa ficou complicada. O tamanho ideal é 37 nos Estados Unidos ou 47 no Brasil. Só que não existem calças nessas medidas. Nos Estados Unidos até que se encontra, apesar de muito raro. Aquí, simplesmente não há. Tive que tornar-me cliente costumeiro do Moretto, um alfaiate que tem um atelier na rua 901, aquí em Balneário Camboriú. Ele (ou suas ajudantes) ajustam as calças e bermudas que compro. O mesmo problema tem várias pessoas por serem muito altas ou baixas. Da mesma forma que os automóveis tem regulagem nos bancos, muitos inclusive em duas dimensões, as motocicletas também deveriam ter. Já resolveria parte do problema. Está bem, eu sei que alguns modelos de BMW tem esta facilidade, mas estamos falando de MOTOCICLETAS, aquí, ou seja de Harley-Davidson®. Bom, pelo menos lá nos Estados Unidos há uma solução, para qual você não tem que vender sua casa e empenhar seus filhos, para pagá-la. Chama-se Harley-Davidson® FIT SHOP. Nas concessionárias que participam do programa, você pode ajustar a motocicleta dos seus sonhos, de forma a combinar com sua estatura. Ajustes no banco (já bem comum, no Brasil, mas usando fabricantes nacionais), nos amortecedores, na suspensão e na posição ou modelo de guidão. No site da Harley, tem alguns exemplos reais de clientes com problema de altura e a solução encontrada. A que mais gostei foi de uma jovem senhora, que queria pilotar uma Road King, como a do seu marido. Só que ela tem 1,54m de altura e comprimento dos braços proporcionais à altura. Vale a pena ver a solução encontrada pela concessionária que a atendeu e ver o clip mostrando ela e o marido, pilotando suas Road Kings, juntos. Neste caso, além de troca do banco, foram trocados ou ajustados os amortecedores traseiros, a suspensão dianteira e o guidão. Ainda no site da Harley, encontramos os 5 sinais que indicam a necessidade de modificar sua H-D®.
  1. Calcanhar: não ter os calcanhares posicionados firmemente no solo, quando sua motocicleta estiver parada, constitue um risco de segurança e prejudica sua confiança como piloto. Abaixe a altura do banco e a suspensão, para um melhor controle.
  2. Joelhos: seus joelhos não podem ficar muito alto nem suas pernas posicionadas em posição desconfortável. Isto provocará um esforço demasiado em seus joelhos, quadril, pés e costas. Aumente o conforto com comandos avançados ou um banco que leve seu corpo mais para trás.
  3. Mãos: diâmetro impróprio nas manoplas pode causar fadiga nas mãos e punhos. Use manoplas que permitam um controle firme e confortável.
  4. Braços: seus braços devem ficar ligeiramente curvados, quando estiver pilotando, sem necessidade de manter os ombros para frente. Isto vai causar fadiga nos ombros, pescoço, braços e na parte baixa da coluna. Um banco que coloque seu corpo mais próximo do guidão ou um outro estilo de guidão podem ajudar.
  5. Coluna vertebral: Desconforto na parte baixa de suas costas é um indicador de que sua motocicleta não está ajustada para seu corpo. Pode ser o banco, a posição dos comandos de pé, o guidão ou uma combinação dos três.
É, realmente, uma pena que não tenhamos um programa semelhante, aquí no Brasil. Bom, na realidade é uma pena que não tenhamos concessionárias à altura deste nome, aquí na Terra Brasilis. (*) O uniforme da Marinha dos Estados Unidos e o da Marinha Mercante do Brasil são quase idênticos. Por isso, muitos oficiais (inclusive eu, é claro) costumavam comprar seus uniformes nas cantinas das Bases Navais Americanas ou nas lojas que vendem artigos militares. Eram de melhor qualidade e bem mais baratas.

Um comentário:

  1. Como ainda não completei os 50, ainda estou usando o tamanho 34 (as Levis importadas são as que vestem melhor...).

    Mas a questão da ergonomia realmente tem sido um problema para os novos usuários de HD. Eu custei um pouco até achar o melhor acerto para a minha Fat: o banco sela mantinha as pernas em uma posição bem desconfortável e o riser baixo me puxava muito para frente.

    Solução: colocação do riser da Heritage Classic (minha Fat é antiga e usa o guidão de uma polegada) e a troca do banco original pelo BadLander (original da Night Train). E para esticar as pernas na estrada uma Highway Peg da Kuryakin (Mark III).

    Mas isso depende de pessoa para pessoa, não chega a ser uma receita de bolo para ser padronizada. No caso da FX da Silvana chegamos a trocar guidão, rebaixar suspensões dianteira e traseira e trocar o banco por um feito sob medida para ela.

    Vale a pena procurar a melhor posição, principalmente para os baixinhos como eu porque as HDs são feitas para os americanos.

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