terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Qual é o maior do mundo?

A inauguração do Burj Khalifa em Dubai, a mais alta estrutura construída pelo homem, com seus 828 metros de altura, me leva a discutir qual é o maior navio do mundo.
Frequentemente recebo, por e-mail, uma apresentação em Power Point mostrando o navio porta-containers Emma Maersk, como sendo o maior do mundo.
É e não é. Explico: O Emma Maersk é o maior navio porta-containers do mundo, sem dúvida, com seus 397 m de comprimento e 156.907 toneladas de porte-bruto, mas não é o maior navio em existência, no mundo, nem o maior já construído.
Este troféu pertence ao Knock Nevis, um super-petroleiro noruegues, com 458,5 m de comprimento total e 564.763 toneladas de porte-bruto.
Infelizmente, o Knock Nevis já está desativado e será sucateado, em breve.
Outros super-petroleiros construídos no mundo e já sucateados foram os da classe do Batillus (414,2 m e 550.000 TPB), da Shell francesa e os da classe do Esso Atlantic (406,6 m e 516.000 TPB).
Quando o Knock Nevis desaparecer, aí sim, o Emma Maersk e seus irmãos, serão os maiores navios em operação, no mundo.
Obs.: Toneladas de Porte Bruto (TPB) ou Deadweight Tons (DWT) em inglês, é a medida, em toneladas métricas, de peso que um navio pode transportar em segurança. Inclui o peso da carga, tripulação, aguada, combustível, lubrificantes, víveres e sobressalentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário