terça-feira, 7 de março de 2017

Motociclismo nos EUA: alguns fatos interessantes


Motocicletas tem uma longa jornada neste planeta, desde que Gottlieb Daimler (um dos fundadores da Mercedes-Benz) e Wilhelm Maybach construíram a primeira na Alemanha, em 1885.

Chamada de reitwagem, tinha um motor de apenas 0,5 HP e velocidade máxima de 11 km/h.

A Reitwagen de 1885.
Em 1894 a primeira motocicleta produzida em série foi lançada por Hildebrand & Wolfmüller, também na Alemanha. Tinha um motor de 2 cilindros em 360°, 1489 cilindradas e 2,5 HP de potência. Chegava a 45 km/h.


A Hildebrand & Wolfmüller 1894.
132 anos depois, as motocicletas tem potencia muito maior. O novo motor Milwaukee-Eight da Harley-Davidson produz mais de 100 HP.


O motor Milwaukee-Eight 107 cu.in. da Harley-Davidson.
A indústria motociclística cresceu muito nestas 13 décadas, produzindo veículos que atendem a uma enorme gama de entusiastas. Lutado para sobreviver à crise financeira dos últimos 10 anos, as montadoras continuam investindo para desenvolver a indústria. 

Alguns fatos divulgados recentemente pelo Motorcycle Industry Council dos EUA, são bem interessantes:


As vendas continuam instáveis

Foram vendidas 573.000 motocicletas novas no ultimo ano, mas o volume teve uma queda de 2,1% sobre o ano anterior.

Harley-Davidson continua na liderança

Considerando todo o Mercado, a Harley-Davidson teve uma fatia de 29,3% (51% nas motocicletas de grande porte), seguidas pela Honda com 14% e Yamaha com 13%. A Polaris Industries, com as marcas Indian e Victory teve somente 4,4% do total.

As oito irmãs

Oito montadoras representam 81% das vendas nos Estados Unidos. HDMC, Honda, Yamaha, Polaris, Kawasaki, KTM, Suzuki e BMW.

A força da Califórnia

O Estado da Califórnia teve a maior venda de motocicletas, com 78.610 novos emplacamentos ou 13,7% do total nos Estados Unidos. O segundo colocado foi o Estado da Flórida com 41.720 unidades, seguido pelo Texas com 41.420 motocicletas novas. Apesar de ser a sede do maior encontro de motocicletas do mundo, em Sturgis, a Dakota do Sul teve somente 2.620 novos emplacamentos.

California Highway 1
Amplo espaço para crescimento

Ainda que a Califórnia tenha sido o estado que mais vendeu motocicletas novas – ainda mais sendo o estado mais populoso – as vendas alcançaram apenas 2,9 motos por cada 100 habitantes, abaixo da media nacional de 3,2 motocicletas/100 habitantes. O frio e montanhoso estado do Wyoming foi o campeão, com 7 motocicletas por cada 100 habitantes.

O perfil do motociclista está mudando

As mulheres representaram 14% dos compradores de motocicletas novas, um expressivo crescimento: eram apenas 6% em 1990 e 10% em 2009. 
Os tradicionais clientes da Harley-Davidson, os baby-boomers (nascidos entre 1945 e 1964) diminuíram de 94% da população com habilitação para motocicletas, em 2009, para 86% em 2014.

O resultado disto foi o desenvolvimento e lançamento da Street 500 e 750 pela HDMC e a Scout e Scout Sixty pela Polaris, numa estratégia de conquista de jovens motociclistas. 

A Harley-Davidson é a preferida por 60,2% das mulheres que pilotam.

O Mercado está ficando grisalho

A idade media do motociclista típico é de 47 anos, um aumento comparado aos 32 anos em 1990 e 40 anos em 2009. Ainda que venha enfrentando uma dura concorrência, a Harley-Davidson ainda mantém 55,1% do mercado de pilotos acima de 35 anos.  A preocupação maior da indústria, entretanto, são os jovens entre 18 e 24 anos, que eram 16% do mercado em 1990 e agora representam somente 6%. 
Quem comprará motocicletas, no futuro, se os jovens não estão sendo cativados pelo motociclismo?


Uma folga da patroa ?

Homens casados representam 61% da população sobre duas rodas, um crescimento sobre os 57% constatados em 1990.

Pilotos com educação superior

72% dos motociclistas de ambos os sexos tem curso superior ou pós-graduação. 71% trabalham como empregados. Cerca de 15% já estão aposentados.

Preferem o asfalto
74% das motocicletas novas vendidas são para uso urbano ou rodoviário. 8,4 milhões de americanos tem carteira de habilitação para conduzir motocicletas, mais que o dobro de 1990. Eles representam 3% do total de condutores habilitados nos Estados Unidos.
Motocicletas contribuem para a economia
A indústria contribuiu com 24,1 bilhões de dólares para a economia dos EUA através de vendas, serviços, impostos e licenças, empregando 81.567 pessoas.

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