terça-feira, 14 de março de 2017

Araucária, árvore símbolo do Paraná e de Curitiba, será ainda mais protegida

Araucárias ao redor da nossa casa, em Santa Felicidade.
A Prefeitura de Curitiba decidiu suspender retroativamente  todas as autorizações para o corte de araucárias em Curitiba. A retirada dessa espécie já era restrita, mas agora o processo será ainda mais rigoroso, segundo a Superintendencia de Controle Ambiental. Haverá autorização de corte apenas em casos de utilidade pública, interesse social ou quando a árvore oferecer risco à vida ou ao patrimônio.

A ideia é proteger a espécie símbolo da cidade e do estado. Segundo a superintendente do órgão, “a araucária sempre foi tratada com bastante rigor nas autorizações de corte, mas era considerada como as demais espécies nativas. Agora há uma proibição. Somente haverá autorização com o devido estudo técnico da necessidade e dentro de pré-requisitos claros.”


Segundo a Secretaria do Meio Ambiente,  um espaço com cobertura de bosque em 100% pode ter uma taxa de utilização de 30% pela legislação. Se eventualmente houver araucárias nesse espaço, o projeto terá de contemplar a preservação dessa espécie. Até então poderia haver cortes de árvores nessa área a ser construída – inclusive de araucárias.

Mais de 50 pedidos de corte de araucária que já haviam sido protocolados na prefeitura estão suspensos com a medida. Apesar de ela ser retroativa ao dia 8 de fevereiro, licenças emitidas e ainda não executadas cujo prazo se estendia para além dessa data também estão suspensas. Uma autorização de corte tem validade de seis meses. Os autores do pedido já estão sendo notificados, segundo o município.


Em nota, a prefeitura informou que a suspensão se dará por tempo indeterminado visando a preservação da espécie. Para os casos de casos de utilidade pública, interesse social ou quando a árvore oferecer risco a vida ou ao patrimônio, o pedido de corte será avaliado individualmente com vistoria no local e encaminhado para deliberação da Prefeitura.

Apesar de ser uma espécie ameaçada de extinção, com apenas 0,8% da distribuição original em condições conservadas, o corte da árvore símbolo do Paraná era liberado em algumas situações. Em julho do ano passado, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) decidiu proibir os cortes dessa espécie – mesmo aqueles que tinham autorização. A medida, que acabou sendo estendida até janeiro deste ano, atendeu a uma recomendação do Ministério Público do Paraná após diversas organizações denunciarem a derrubada irregular dessas espécies.

Fonte: Gazeta do Povo, Curitiba

3 comentários:

  1. Apesar do povo aqui me chamar de "paulista", porque vim de SP, eu sou paranaense. Sempre amei a paisagem que a araucária nos oferece.
    Há várias razões para termos nos decidido permanecer em Canela/RS. Uma delas é a abundância de araucárias. As prefeituras de Canela e Gramado dificultam o que podem a derrubada destas árvores. E eu acho ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, Roberto. Acho as araucárias lindas e sua abundância por aqui foi uma das razões de escolher Santa Felicidade para morarmos.

      Excluir
  2. A araucária também é abundante no Rio Grande do Sul. Em novembro do ano passado minha família e eu tivemos a oportunidade de passarmos o feriado de 15 de novembro no cânion Malacara (SC - Praia Grande). Pela proximidade visitamos o cânion do Itaimbezinho e a paisagem lá é sensacional, tanto pelas araucárias quanto pelo relevo.

    ResponderExcluir