domingo, 20 de maio de 2012

GPS Garmin Zumo 220


Minha amiga Vera Filippetto pediu uma opinião sobre o GPS Garmin Zumo 220.

Este aparelho foi lançado em 2010 com o objetivo de atrair mais compradores para a linha Zumo, projetada para uso em motocicletas.

GPS Garmin Zumo 220.

Os dois irmãos mais velhos, o Zumo 550 e o Zumo 660 já estão no mercado há muito tempo e conquistaram um público fiel. O Zumo 660 é hoje o GPS mais vendido no mundo para uso em motocicleta, estando disponível na versão direta da Garmin ou nas comercializadas pela Harley-Davidson e pela BMW.

A comparação entre o Zumo 550 e o Zumo 660 já foi feita aqui e sua leitura é complementar ao que estou postando agora.

Básicamente o Zumo 220 executa as funções que precisamos para uma viagem de motocicleta, com alguns itens a menos, que justificam seu preço mais econômico. No mercado americano, o Zumo 220 é vendido por  US$400 no Amazon.com, enquanto o Zumo 660 custa US$650.

Garmin Zumo 220 - o que vem na caixa.
De tamanho reduzido, é o mais compacto da linha Zumo com apenas 209,2 cm³ e 215 gramas (O 550 tem 495 cm³/300 grama e o 660 tem 260 cm³/270 gramas).  

A tela do Zumo 220, de cristal líquido delgado, é exatamente do mesmo tamanho, tipo e resolução daquela encontrada no Zumo 550: 8,9 cm (2.8”) na diagonal, resolução de 320x240 pixels e tecnologia QVGA. 

A parte posterior do Zumo 220.
O tempo de uso, com bateria, está bem melhor. Segundo a Garmin, a bateria do 220 dura até 8 horas de uso, contra 4 horas no 550 e 5 horas no 660. Nos dois modelos maiores, na maioria das vezes o GPS está ligado na bateria do veículo, portanto o tempo de carga da bateria não é relevante. No caso do 220, é importante a bateria durar mais tempo, permitindo seu uso em motocicletas sem a ligação elétrica ao veículo.

O Zumo é resistente à chuva e vibrações. Vem equipado com uma entrada para um cartão microSD, permitindo aumentar a memória do GPS e a inclusão de mais mapas e rotas. Pode-se guardar 500 Pontos de Interesse (POI), a mesma capacidade encontrada no Zumo 550.

Igual ao Zumo 660, o 220 tem relógio universal, conversor de unidades e moedas e calculadora. 


Um problema, entretanto, é o teclado alfabético igual ao do 550, ao invés do padrão QWERTY, usado em computadores e encontrado no Zumo 660 e outros GPS mais completos da Garmin.

Teclado alfabético.
Outro inconveniente, pelo menos para mim, é não reproduzir mp3 e não ter saída de áudio, não permitindo a conexão ao sistema de som da motocicleta, como numa Ultra Glide, por exemplo.

Mas vem equipado com tecnologia Bluetooth que permite escutar as informações do GPS através do auricular de um celular ou do intercomunicador de capacete, tipo Scala Rider.

No mais, faz todas as demais funções encontradas na série Zumo da Garmin, tais como: excelente recepção dos sinais de satélite; uso de qualquer mapa compatível com o Mapsource; roteável; indicação sonora do caminho; escolha do tipo de rota (rápida, mais curta, fora de rodovias, evitar pedágios); limite de velocidade da estrada (nos EUA e Europa, é claro!), POIs individuais (favoritos), ver fotografias e compatibilidade com o sistema Windows XP ou mais novo e o Mac OS X 10.4 ou mais novo.

Resumindo, o Garmin Zumo 220 é um modelo econômico e que atende as necessidades básicas do motociclismo, com a tecnologia já provada da Garmin.

10 comentários:

  1. Beleza de explanação Roque, agora já posso me decidir. Nós gostaríamos de ter mapas da América do Sul, mas como você disse, podem ser incluídos no GPS, não é mesmo?
    Obrigada pela ajuda,
    grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Isto mesmo, Vera. Recomendo instalar os mapas da América do Sul em um cartão microSD. Pela minha experiência é a melhor maneira de se evitar conflitos de mapas.

    ResponderExcluir
  3. Roque, somente uma observação ao seu post com relação ao teclado: Se você selecionar o modo de navegação para automóvel ele coloca o teclado completo no visor....aquele teclado reduzido é para facilitar o uso com luvas pois as teclas ficam mais espaçdas...ele tem outros modos de navegação também, para pedestres, por ex...

    Eu comprei um na minha última viagem e estou muito satisfeito com ele.

    Um coisa que gostei muito também é que o pacote vem completo, com suporte para moto e carro, carregador para carro e a fiação necessária para fazer a instalação elétrica na moto....

    ResponderExcluir
  4. toda comparação merece uma conclusão. Vamos provocá-la: eu pretendo comprar um dos dois modelos zumo (660 ou 220) e gostaria de uma avaliação segundo o seguinte critério: vou usar mais no carro do que na moto, como ambos tem a facilidade de contar com os acessórios para instalar tanto na moto quanto no carro, qual você compraria?

    A minha sensação é que para aqueles que vão usar o GPS apenas para se orientar em estrada e cidade não conhecida, não faz questão do tocador de MP3 e pode usar o alto falante interno (dentro do carro) a melhor escolha seria o 220.

    A dúvida maior seria sobre a importância de ter ou não uma visão 3D dos prédios para melhor localização.

    Dentro desse perfil de uso, qual a sua recomendação já que teve acesso aos dois modelos?

    ResponderExcluir
  5. Wolfmann,
    sem dúvida o Zumo 220. A visão 3D só funciona no mapa americano, portanto seu uso é restrito aos EUA. Para o uso que você descreveu, o 220 tem o melhor custo/benefício. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Eu e um amigo compramos em lojas diferentes nos EUA, gps zumo 660, e ambos apresentam problemas na qualidade de audio quando usado nas motos em transito, tanto faz usar o mono phone que acompanha o kit ou um headset bluetooth. Fiz um teste com phones stereo e reproduziu bem mas o gps não instalado na moto.
    tentei receber assistencia aqui no Brasil da Harley Davidson e não obtive sucesso, se negam a prestar qualquer assistencia técnica, enfim não tem garantia internacional, concluindo, relação custo benefício é decepcionante!

    ResponderExcluir
  7. Blz Roque a explanação sobre o Garmin 220...agora onde comprar aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  8. Sugiro pesquisar no Mercado Livre, já que a Garmin não disponibiliza este produto no Brasil. A outra opção, como a maioria dos GPS Garmin em operação por aqui, é adquiri-lo no exterior.

    ResponderExcluir
  9. Olá. o Meu Zumo 220 deu um problema na alimentação. Só carrega no computador. E mesmo assim, ele ao invés de aperecer carregando, ele carrega a interfece de conexão dispositivo USB. Bom... resumindo, ele deu problema e levei hoje numa autorizada de Porto Alegre. Não levei muita fé no cara que me atendeu. Ele disse que pode ser um dos conectores do plug do aparelho que estragou...e que não tem conserto. Fiquei chateado, mas não joguei a toalha ainda, pois gastar mais de 1.400,00 num GPS e ficar sem ele por causa de uma fonte de alimentação defeituosa é duro de engoli. Por favor, gostaria de alguma orientação quanto assistencias técnicas de confiança na região de Porto Alegre....menos a Allcompgps.... :) ... Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo entrar em contato com a assistência técnica da Garmin, em São Paulo.

      Excluir