quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Historic Harley-Davidson: uma revenda centenária

Historic Harley-Davidson, Topeka, Kansas.
A concessionária Harley-Davidson em Topeka, Kansas, vende motocicletas desde 1912, quando o naufrágio do Titanic fazia manchetes nos jornais da época.  A revenda está com a mesma família há 65 anos.

Mike Patterson, o atual proprietário da Historic Harley-Davidson, cujo nome foi mudado de Topeka H-D para refletir a trajetória da loja, conta que seu avô, Henry Patterson comprou a concessionária em 1949 e que a documentação de empresa comprova sua fundação em 1912, nove anos após a Harley-Davidson começar a produzir suas legendárias motocicletas.

Mas seu avô, Henry, não era um novato no negócio: já tinha 23 anos de experiência vendendo Harleys no Colorado, quando comprou a revenda no Kansas.

Mike Patterson relembra que o negócio da família teve muitos altos e baixos nestes 65 anos. Com a invasão das japonesas e o declínio da Harley-Davidson nos tempos da AMF, o negócio quase fechou. Teve ocasiões em que seu avô era o único funcionário da loja.

A partir dos anos 1980, o prestígio da marca foi recuperado e a revenda teve que mudar-se duas vezes para lojas maiores, para acomodar o crescimento dos negócios.

Mike Patterson, dono da Historic H-D. Terceira geração no negócio.
Mike considera a lealdade dos clientes, construída através de uma dedicação intensa e um compromisso com a qualidade no atendimento, a razão do sucesso da concessionária.

O avô de Mike comandou os negócios até 1970, quando seu tio Dennis Patterson assumiu a empresa, conduzindo-a com muita dedicação durante os anos difíceis da concorrência extrangeira. Mike Patterson, que começou a trabalhar na loja desde quando frequentava a escola secundária, assumiu a direção dos negócios no ano 2000, quando seu tio se aposentou.

“Eu frequentava a revenda desde criança,” diz ele. “Comecei limpando o piso e repondo mercadorias mesmo antes de ter idade legal para trabalhar.”

Menos de 20 revendas Harley-Davidson tem estado na mesma família por mais de 60 anos.

“Não é somente um negócio,” diz Mike Patterson. “É a nossa vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário