sábado, 22 de novembro de 2014

Aumento significativo no tráfego marítimo mundial

Rotas marítimas de maior movimento.
O tráfego marítimo mundial aumentou quatro vezes nos últimos 20 anos, de acordo com um estudo publicado pela renomada American Geophysical Union, que quantifica o tráfego de navios e seu impacto no meio ambiente.

A pesquisa usou dados de satélites para estimar o número da navios nos oceanos, em cada ano, entre 1992 e 2012.


De acordo com os resultados, o número de navios trafegando os oceanos cresceu 60% entre 1992 e 2002, aumentando numa taxa ainda maior na segunda década da pesquisa, atingindo uma crescimento médio de 10% ao ano em 2011.

O estudo indica que houve crescimento de tráfego em todos os oceanos nos 20 anos considerados. No Oceano Índico, região que concentra as mais movimentadas rotas do mundo, o crescimento do tráfego aumentou mais de 300% nos 20 anos da pesquisa.


Em seu relatório, a American Geophysical Union indica que o aumento do tráfego marítimo deve ter tido um sério impacto na poluição sonora, da água e do ar.

“É preocupante que o tráfego de navios tenha crescido tanto, mesmo nas mais remotas regiões do mundo,” disse o Dr. Jean Tournadre, geofísico da Ifremer, o Instituto para a Exploração Do Mar, de Plouzane, França, e autor da pesquisa. “Especialmente quando sabemos que eles são a maior causa da poluição nos mares.”

O comércio internacional e o tamanho das frotas das Marinhas Mercantes tem crescido rapidamente nas duas últimas décadas, relata o estudo.


O estudo observa que o aumento do tráfego criou um quantidade de poluição na atmosfera, particularmente na rota Sri Lanka-Sumatra-China, onde se notou um aumento de 50% na quantidade de dióxido de nitrogênio.

O Dr.Tournadre disse esperar que este novo estudo permita um maior entendimento, por parte da comunidade científica, de como as atividades humanas estão afetando o eco sistema marítimo e aumentando os modelos de poluição atmosférica em mar aberto.



O estudo é o primeiro a acompanhar a movimentação de navio em escala mundial. O tráfego naval é monitorado usando o Automatic Identification System (AIS), que acompanha com bastante precisão o movimento dos navios quando estão próximo da costa, mas é limitado quando estas naves estão em alto mar. O sistema empregado no estudo, utilizou as mesmas técnicas, com o uso de satélites, que vem sendo utilizada para monitorar o movimento dos icebergs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário