Rotas marítimas de maior movimento. |
O tráfego
marítimo mundial aumentou quatro vezes nos últimos 20 anos, de
acordo com um estudo publicado pela renomada American Geophysical Union, que quantifica o
tráfego de navios e seu impacto no meio
ambiente.
A pesquisa
usou dados de satélites para estimar o número da navios nos oceanos, em cada
ano, entre 1992 e 2012.
De acordo
com os resultados, o número de navios trafegando os oceanos cresceu 60% entre
1992 e 2002, aumentando numa taxa ainda maior na segunda década da pesquisa,
atingindo uma crescimento médio de 10% ao ano em 2011.
O estudo indica
que houve crescimento de tráfego em todos os oceanos nos 20 anos considerados.
No Oceano Índico, região que concentra as mais movimentadas rotas do mundo, o
crescimento do tráfego aumentou mais de 300% nos 20 anos da pesquisa.
Em seu
relatório, a American Geophysical Union indica que o aumento do tráfego
marítimo deve ter tido um sério impacto na poluição sonora, da água e do ar.
“É
preocupante que o tráfego de navios tenha crescido tanto, mesmo nas mais
remotas regiões do mundo,” disse o Dr. Jean Tournadre, geofísico da Ifremer, o
Instituto para a Exploração Do Mar, de Plouzane, França, e autor da pesquisa. “Especialmente
quando sabemos que eles são a maior causa da poluição nos mares.”
O comércio
internacional e o tamanho das frotas das Marinhas Mercantes tem crescido
rapidamente nas duas últimas décadas, relata o estudo.
O estudo
observa que o aumento do tráfego criou um quantidade de poluição na atmosfera,
particularmente na rota Sri Lanka-Sumatra-China, onde se notou um aumento de
50% na quantidade de dióxido de nitrogênio.
O Dr.Tournadre disse esperar que este novo estudo permita um maior entendimento, por
parte da comunidade científica, de como as atividades humanas estão afetando o
eco sistema marítimo e aumentando os modelos de poluição atmosférica em mar
aberto.
O estudo é
o primeiro a acompanhar a movimentação de navio em escala mundial. O tráfego
naval é monitorado usando o Automatic Identification System (AIS), que
acompanha com bastante precisão o movimento dos navios quando estão próximo da
costa, mas é limitado quando estas naves estão em alto mar. O sistema empregado
no estudo, utilizou as mesmas técnicas, com o uso de satélites, que vem sendo
utilizada para monitorar o movimento dos icebergs.
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