M/V "CSCL Globe". |
Hyundai
Heavy Industries Co. de Ulsan, Coréia do Sul acabou de batizar o novo gigante
dos mares, o maior navio porta-containers do mundo: o “CSCL Globe”, com
capacidade de carregar 19.000 TEU, construído para o armador China Shipping
Container Lines (CSCL).
O “CSCL
Globe” tem 400 m de comprimento, 58,6 m de boca (largura), 30,5 m de pontal e
calado máximo de 16 m. Será empregado no tráfego Asia-Europa, quando for
incorporado à frota do armador dentro de poucas semanas. O deslocamento leve do “CSCL Globe” é de 188.800 toneladas e seu porte-bruto (carga, tripulação, combustível e água) é de 155.200 ton. Seu deslocamento a plena carga é equivalente a 344.400 toneladas.
O navio foi
encomendado em Maio de 2013, com mais quatro navios do mesmo porte, por um
custo total de US$700 milhões.
Para
comparação, os navios considerados os maiores do mundo, até então, eram os
Triple-E do armador dinamarquês Maersk Line, com capacidade para 18.000 TEU, 400 m
de comprimento e 59 m de boca. A Maersk encomendou um total de 20 navios desta
série aos estaleiros Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering, também da
Coréia do Sul, com previsão de entrega até 2015 a um custo individual de US$185 milhões.
M/V "Maersk McKinney Moller". |
A Hyunday
informa que o “CSCL Globe” é propulsionado por um motor MAN B&W de 12-cilindros
e 94.790 HP,
eletronicamente controlado para melhorar a eficiência no consumo de
combustível, proporcionando uma economia de até 20%, comparado a navios
similiares de até 10.000 TEU.
O navio é
equipado com dois sistemas EcoBallast de tratamento da água do mar, com
capacidade de purificar até 3.000 m³ de água por hora, utilizando um sistema de
filtragem e esterilização com raios ultravioletas.
Após sua
entrada em operação, o CSCL Globe tomará o título de maior do mundo, atualmente
com o “Maersk McKinney Moller”, entregue em Julho de 2013.
Antes dele, o título
ficou por algum tempo com o navio francês “CMA CMG Marco Polo”, de 16.020 TEU,
entrado em operação em Novembro de 2012.
M/V "CMA CGM Marco Polo" |
Nenhum comentário:
Postar um comentário