sábado, 21 de junho de 2014

Harley-Davidson LiveWire - Será uma Harley?


Foto tirada em 18/6/2014 no Centro de Pesquisas da Harley-Davidson
 em Wauwatosa, Wisconsin.
Será que uma Harley continuará a ser uma Harley, mesmo sem o ruído característico de seu escapamento?

Os entusiastas da marca vão descobrir dentro de algum tempo, à medida que forem testando a nova motocicleta elétrica do Projeto LiveWire, cujo som mais se assemelha a de um jato decolando.

A primeira apresentação pública será nesta segunda-feira, 23/6, em New York, somente para convidados. A partir daí a Motor Company vai rodar pelos Estados Unidos, permitindo que a motocicleta seja testada, na expectativa de colher as impressões dos motociclistas. Estas informações serão usadas pela H-D para melhorar a motocicleta, que provavelmente ainda demorará alguns anos antes de ser disponibilizada para venda.

Harleys sempre foram associadas com grupos de motociclistas, adultos de meia-idade e de classe média. Esta nova aventura leva a Harley-Davidson para fora da zona de conforto da motocicletas Touring e cria uma oportunidade de risco, já que não há um mercado consolidado para motocicletas elétricas.

Os veículos elétrico de duas rodas são quase que exclusivamente motonetas e bicicletas de baixa potência compradas principalmente por chineses, para locomoção urbana.

Mas quem acompanha o desenvolvimento de veículos elétricos diz que a Harley-Davidson tem o poder de marketing para criar uma demanda e seus esforços para baixar custos, construir pontos para recarga das baterias e melhorar a tecnologia embarcada será uma contribuição muito positiva para todos.

Scot Harden, vice-presidente global da Zero Motorcycles - que produz motocicletas elétricas nos Estados Unidos - declarou à uma emissora de TV que o projeto da Harley-Davidson “valida o que estamos fazendo e adiciona credibilidade aos nossos produtos. O poder de mercado da Harley-Davidson fará coisas que nós não temos a capacidade de realizar, “ acrescentou Scot.

Zero SR 2014 - Autonomia de 275 km na cidade.
A Zero Motorcycles é a maior produtora de motos elétricas nos EUA e vende cerca de 2.400 unidades por ano, uma gota dágua comparado com o mercado de quase 300.000 motocicletas convencionais vendidas pela Harley-Davidson anualmente.

A verdade é que a LiveWire não fará o ruído característico “potato-potato-potato” que é quase uma marca registrada das Harleys. Seu motor é silencioso e o ruído parecido com uma turbina vem de uma malha de engrenagens. Mas o motor elétrico permite uma melhor manobrabilidade e rápida aceleração: a LiveWire faz de zero a 100 km/h em apenas 4 segundos!

Um problema que as motocicletas elétricas apresentam e que ainda depende de uma solução é a limitada autonomia da carga da bateria. Baterias normalmente precisam de ser recarregadas a cada 200 quilômetros e pode levar de 30 minutos até uma hora para completar a carga.

O presidente da Harley-Davidson, Matt Levantich, disse à imprensa que espera que a tecnologia melhore este tempo e que a Motor Company está menos interessada na demanda imediata e mais focada no potencial a longo prazo.


Vai depender de muita melhoria para convencer um Harleyro a deixar a conveniência de parar em um posto de serviço, encher o tanque e sair para a estrada novamente, em poucos minutos.

Além, é claro, da esperada discriminação dos mais radicais, que até hoje não admitem que a V-Rod seja, de fato, uma Harley!

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