Foto tirada
em 18/6/2014 no Centro de Pesquisas da Harley-Davidson
em Wauwatosa, Wisconsin.
|
Os
entusiastas da marca vão descobrir dentro de algum tempo, à medida que forem
testando a nova motocicleta elétrica do Projeto LiveWire, cujo som mais se
assemelha a de um jato decolando.
A primeira
apresentação pública será nesta segunda-feira, 23/6, em New York, somente para
convidados. A partir daí a Motor Company vai rodar pelos Estados Unidos,
permitindo que a motocicleta seja testada, na expectativa de colher as
impressões dos motociclistas. Estas informações serão usadas pela H-D para
melhorar a motocicleta, que provavelmente ainda demorará alguns anos antes de
ser disponibilizada para venda.
Harleys
sempre foram associadas com grupos de motociclistas, adultos de meia-idade e de
classe média. Esta nova aventura leva a Harley-Davidson para fora da zona de
conforto da motocicletas Touring e cria uma oportunidade de risco, já que não
há um mercado consolidado para motocicletas elétricas.
Os veículos
elétrico de duas rodas são quase que exclusivamente
motonetas e bicicletas de baixa potência compradas principalmente por chineses, para locomoção urbana.
Mas quem
acompanha o desenvolvimento de veículos elétricos diz que a Harley-Davidson tem
o poder de marketing para criar uma demanda e seus esforços para baixar custos,
construir pontos para recarga das baterias e melhorar a tecnologia embarcada
será uma contribuição muito positiva para todos.
Scot
Harden, vice-presidente global da Zero Motorcycles - que produz motocicletas elétricas
nos Estados Unidos - declarou à uma emissora de TV que o projeto da
Harley-Davidson “valida o que estamos fazendo e adiciona credibilidade aos
nossos produtos. O poder de mercado da Harley-Davidson fará coisas que nós não
temos a capacidade de realizar, “ acrescentou Scot.
Zero SR 2014 - Autonomia de 275 km na cidade. |
A Zero
Motorcycles é a maior produtora de motos elétricas nos EUA e vende cerca de 2.400
unidades por ano, uma gota dágua comparado com o mercado de quase 300.000
motocicletas convencionais vendidas pela Harley-Davidson anualmente.
A verdade é
que a LiveWire não fará o ruído característico “potato-potato-potato” que é
quase uma marca registrada das Harleys. Seu motor é silencioso e o ruído
parecido com uma turbina vem de uma malha de engrenagens. Mas o motor elétrico
permite uma melhor manobrabilidade e rápida aceleração: a LiveWire faz de zero
a 100 km/h em apenas 4 segundos!
Um problema
que as motocicletas elétricas apresentam e que ainda depende de uma solução é a
limitada autonomia da carga da bateria. Baterias normalmente precisam de ser
recarregadas a cada 200 quilômetros e pode levar de 30 minutos até uma hora
para completar a carga.
O
presidente da Harley-Davidson, Matt Levantich, disse à imprensa que espera que
a tecnologia melhore este tempo e que a Motor Company está menos interessada na
demanda imediata e mais focada no potencial a longo prazo.
Vai
depender de muita melhoria para convencer um Harleyro a deixar a conveniência
de parar em um posto de serviço, encher o tanque e sair para a estrada novamente, em poucos minutos.
Além, é claro, da esperada discriminação dos mais radicais, que até hoje não admitem que a V-Rod seja, de fato, uma Harley!
Nenhum comentário:
Postar um comentário