Martin JRM Mars |
Um dos protótipos. Observe a diferença na cauda entre o protótipo e a versão final |
A Marinha dos Estados Unidos contratou o desenvolvimento do XPB2M-1 Mars em 1938 como um hidroavião de patrulha oceânica de longo alcance. O primeiro voo foi realizado em junho de 1942.
Batizadas de Marianas Mars, Philippine Mars, Marshall Mars, Caroline Mars e Hawaii Mars, as cinco aeronaves entraram em serviço em novembro de 1943 e foram empregadas no transporte de cargas para o Havaí e as Ilhas do Pacífico em janeiro de 1944.
O último avião de produção (o Caroline Mars) foi denominado
JRM-2, equipado com motores Pratt & Whitney R-4360 de 3.000 hp e apresentava
um peso máximo maior e outras melhorias.
Em 4 de março de
1949, o Caroline Mars estabeleceu um novo recorde mundial de passageiros ao
transportar 269 pessoas de San Diego para Alameda, na Califórnia, num voo de 500 milhas.
Em 5 de abril de 1950, o Marshall Mars foi perdido perto do Havaí, quando um incêndio em um dos motores destruiu o avião após a evacuação da tripulação. Os "Quatro Grandes" restantes transportaram quantidades recordes de carga naval na rota São Francisco-Honolulu até 1956, quando foram desativados e estacionados na Naval Air Station Alameda.
O Marshall Mars pegando fogo perto de Honolulu |
A venda foi concluída em dezembro de 1959 e as quatro aeronaves foram transportadas para a Fairey Aviation em Victoria, British Columbia, para conversão em bombardeiros de água.
A conversão envolveu
a instalação de um tanque de madeira compensada de 27.000 litros no
compartimento de carga, com coletores retráteis para permitir o carregamento de
água com a aeronave taxiando. Os coletores permitem que 30 toneladas de água
sejam carregadas em 22 segundos. Mais tarde, alguns dos tanques de combustível
na fuselagem também foram substituídos
por tanques de água.
Tanque de espuma/retardande de fogo na fuselagem do Philippine Mars |
O Hawaii Mars e o Philippine Mars tiveram sua conversão para hidroavião tanque completada após a perda das duas primeira aeronaves e entraram em serviço em 1963, voando por muitos anos no combate a incêndios em pontos críticos em florestas na Colúmbia Britânica e na Califórnia.
Martin JRM matrícula C-FLYL, ex-Hawaii Mars |
Os dois hidroaviões são operados pela
Coulson Flying Tankers e baseados em Sproat Lake, perto de Port Alberni, Colúmbia Britânica.
Os dois hidroaviões em manutenção em Port Alberni, Canadá |
Em Port Hardy, Canadá |
Atualmente apenas um dos hidroaviões está em operação.
Características
- Tripulação: piloto, copiloto, mecânico de vôo e operador de bombas, com acomodações para uma segunda tripulação (a aeronave é equipada com dois banheiros completos, incluindo chuveiros)
- Capacidade militar: 133 militares equipados ou 84 macas para pacientes e 25 enfermeiras ou 15.000 kg de carga, incluindo sete Jipes Willys
- Água/Espuma: 27.000 kg
- Comprimento: 35,74 m
- Envergadura: 60,96 m
- Largura da fuselagem: 4,11 m
- Altura: 11,71 m flutuando; 15 m em terra
- Calado do casco: 1,68 m
- Peso vazio: 34.279 kg
- Peso máximo de decolagem: 74.843 kg
- Capacidade de combustível: 50.000 litros (consumo: 1.665 litros por hora)
- Propulsão: 4 Wright R-3350 Duplex-Cyclone radial de 18 cilindros, 2,500 hp cada
- Hélice: quadripá Curtiss Electric, 4,62 m de diâmetro, passo variável
- Velocidade máxima: 356 km/h
- Velocidade de cruzeiro: 310 km/h
- Autonomia: 8,000 km
- Teto de serviço: 14,600 pés (4,500 m)
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