quarta-feira, 3 de março de 2021

Glenn L. Martin Company JRM Mars - o maior hidroavião militar da Segunda Guerra Mundial

 

Martin JRM Mars
O Martin JRM Mars é um hidroavião quadrimotor de transporte, projetado e construído pela Glenn L. Martin Company (atualmente parte da Lockheed Martin Corporation) para a Marinha dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial.

Um dos protótipos. Observe a diferença na cauda entre
o protótipo e a versão final
Foi o maior hidroavião Aliado a entrar em produção, embora apenas sete tenham sido construídos (2 protótipos).


A Marinha dos Estados Unidos contratou o desenvolvimento do XPB2M-1 Mars em 1938 como um hidroavião de patrulha oceânica de longo alcance. O primeiro voo foi realizado em junho de 1942.

Batizadas de Marianas Mars, Philippine Mars, Marshall Mars, Caroline Mars e Hawaii Mars, as cinco aeronaves entraram em serviço em novembro de 1943 e foram empregadas no transporte de cargas para o Havaí e as Ilhas do Pacífico em janeiro de 1944.

O último avião de produção (o Caroline Mars) foi denominado JRM-2, equipado com motores Pratt & Whitney R-4360 de 3.000 hp e apresentava um peso máximo maior e outras melhorias.

Em 4 de março de 1949, o Caroline Mars estabeleceu um novo recorde mundial de passageiros ao transportar 269 pessoas de San Diego para Alameda, na Califórnia, num voo de 500 milhas.

Em 5 de abril de 1950, o Marshall Mars foi perdido perto do Havaí, quando um incêndio em um dos motores destruiu o avião após a evacuação da tripulação. Os "Quatro Grandes" restantes transportaram quantidades recordes de carga naval na rota São Francisco-Honolulu até 1956, quando foram desativados e estacionados na Naval Air Station Alameda.

O Marshall Mars pegando fogo perto de Honolulu
Em 1959 as aeronaves seriam vendidas pela Marinha como sucata, mas a empresa canadense Forest Industries Flying Tankers (mais tarde renomeada TimberWest Forest Ltd), fez uma oferta pelas quatro aeronaves e o estoque de peças sobressalentes. A empresa representava um consórcio de empresas florestais da Colúmbia Britânica, província do Canadá.

A venda foi concluída em dezembro de 1959 e as quatro aeronaves foram transportadas para a Fairey Aviation em Victoria, British Columbia, para conversão em bombardeiros de água. 

A conversão envolveu a instalação de um tanque de madeira compensada de 27.000 litros no compartimento de carga, com coletores retráteis para permitir o carregamento de água com a aeronave taxiando. Os coletores permitem que 30 toneladas de água sejam carregadas em 22 segundos. Mais tarde, alguns dos tanques de combustível  na fuselagem também foram substituídos por tanques de água.

Tanque de espuma/retardande de fogo na fuselagem do Philippine Mars
Nos anos seguintes duas aeronaves foram perdidas: Marianas Mars caiu perto de Northwest Bay, British Columbia, em 23 de junho de 1961,durante operações de combate a incêndios, com a perda de todos os quatro tripulantes. Pouco mais de um ano depois, em 12 de outubro de 1962, o Caroline Mars foi extensamente danificado pelo tufão Freda  no aeroporto de Victoria e desmontado.

O Hawaii Mars e o Philippine Mars tiveram sua conversão para hidroavião tanque completada após a perda das duas primeira aeronaves e entraram em serviço em 1963, voando por muitos anos no combate a incêndios em pontos críticos em florestas na Colúmbia Britânica e na Califórnia.

Martin JRM matrícula C-FLYL, ex-Hawaii Mars
Em  de abril de 2007, a TimberWest anunciou a venda de ambas as aeronaves para a Coulson Forest Products, uma empresa florestal de Port Alberni, British Columbia. 

Os dois hidroaviões são operados pela Coulson Flying Tankers e baseados em Sproat Lake, perto de Port Alberni, Colúmbia Britânica.

Os dois hidroaviões em manutenção em Port Alberni, Canadá
Com capacidade para transportar 27.276 litros de água e até 2.270 litros de concentrado de espuma para gelificar a queda de carga, os hidroaviões podem cobrir uma área de até 1,6 hectares.
Em Port Hardy, Canadá
Em 2016, o Hawaii Mars fez sua primeira aparição na EAA AirVenture, em Oshkosh. Um dos pilotos do translada até Oshkosh foi Kermit Weeks, dono do Fantasy of Flight, o renomado museu localizado em Polk City, nas vizinhanças de Orlando, Florida.

Aqui está o vídeo da viagem, postado pelo próprio Kermit Weeks no YouTube:


Atualmente apenas um dos hidroaviões está em operação.

Características

  • Tripulação: piloto, copiloto, mecânico de vôo e operador de bombas, com acomodações para uma segunda tripulação (a aeronave é equipada com dois banheiros completos, incluindo chuveiros)
  • Capacidade militar: 133 militares equipados ou 84 macas para pacientes e 25 enfermeiras ou 15.000 kg de carga, incluindo sete Jipes Willys
  • Água/Espuma: 27.000 kg
  • Comprimento: 35,74 m
  • Envergadura: 60,96 m
  • Largura da fuselagem: 4,11 m
  • Altura:  11,71 m flutuando; 15 m em terra
  • Calado do casco: 1,68 m
  • Peso vazio: 34.279 kg
  • Peso máximo de decolagem: 74.843 kg
  • Capacidade de combustível: 50.000 litros (consumo: 1.665 litros por hora)
  • Propulsão: 4 Wright R-3350 Duplex-Cyclone radial de 18 cilindros, 2,500 hp cada
  • Hélice: quadripá Curtiss Electric, 4,62 m de diâmetro, passo variável
  • Velocidade máxima: 356 km/h
  • Velocidade de cruzeiro:  310 km/h
  • Autonomia: 8,000 km
  • Teto de serviço: 14,600 pés (4,500 m)
Uma indicação do alcance da aeronave é dada por seu vôo mais longo - 7.040 km - de Patuxent River, Maryland, até Natal, no Rio Grande do Norte em 1944, transportando uma carga útil de 5.900 kg.

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