A Harley-Davidson iniciou uma recall voluntário, com o intuito de inspecionar e substituir, se for o caso, os tubos que levam o fluído hidráulico para o sistema de freio traseiro nas motocicletas Touring.
Veja postagem aqui.
A minha Ultra Limited está na lista das unidades a serem inspecionadas, conforme divulgado pela Floripa Harley-Davidson.
A concessionária havia agendado a inspeção da minha Pérola Negra para esta quarta-feira, mas devido às fortes chuvas, solicitei o reagendamento para a próxima semana.
Entretanto, depois de ler mais sobre o assunto nos fóruns dos EUA, resolvi fazer eu mesmo a inspeção.
Não é difícil, se você tem as ferramentas corretas.
A primeira providência é retirar o banco e ter acesso aos parafusos que prendem o tanque ao chassis, próximo da bateria. São três parafusos, como indicado na imagem (o parafuso central já retirado):
Depois, é necessário soltar dos dois parafusos - um de cada lado - que prendem o tanque ao chassis, próximo do garfo dianteiro:
Estes parafusos estão atarraxados com um torque bastante elevado. Por isso é necessário cuidado durante o esforço para desapertá-los e evitar arranhar o tanque.
Depois de retirados os cinco parafusos, o tanque deve ser levantado, com cuidado, e apoiado mais para a esquerda do chassis. Ajuda se o tanque não estiver totalmente cheio, pois estará pesando quase 25 kg (combustível + peso do tanque). O meu estava com 1/4 de gasolina.
Assim estavam os tubos na minha Pérola Negra ( desculpe a poeira debaixo do banco e do tanque - limpei tudo depois!):
Tubos na parte dianteira, devidamente colocados nas caneletas. |
Tubos na parte traseira, debaixo da presilha. |
Tubos na parte central, debaixo da presilha. |
Tubos na parte central, debaixo da presilha e presos com abraçadeira plástica . |
De acordo com a recomendação encontrada nos vários fóruns pesquisados, resolvi aplicar mais duas abraçadeiras plásticas nos tubos:
Coloquei mais uma abraçadeira plástica aqui . . . |
. . . e aqui. |
Como não tenho torquímetro, sempre aplico uma gota de Trava Roscas Loctite 242 (médio) nos parafusos, para ter certeza de que não ficarão soltos com a vibração.
Não se esqueça de colocar a proteção sobre os parafusos da parte dianteira do tanque, que ficam expostos, certificando-se de que foram colocadas devidamente.
Boas estradas e lembre-se: pilote sempre com segurança.
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