domingo, 29 de junho de 2014

GPS - Avisos Radar, Lombadas, Quebra-molas, etc.


O Brasil continua construíndo estradas com tecnologia dos anos 1950. É fato.
A única exceção são as rodovias estaduais de São Paulo.

Adicione-se a isto péssima manutenção, quase inexistência de sinalização horizontal e vertical e o apetite insaciável dos governos, e o resultado não poderia ser diferente: uma das piores malhas rodoviárias do planeta. Para acrescentar insulto à injuria, o Brasil tomou a decisão de concentrar nas rodovias a maior parte das cargas transportadas no país. Ou seja, rodovias lotadas de caminhões sobrecarregados, que sofrem e provocam acidentes diários, pelo Brasil a fora.

Esta é uma rodovia federal. 
Qual a velocidade máxima, afinal?
Veja aqui alguns dados sobre nossas rodovias.

Ao invés de construir rodovias adequadas ao volume de tráfego e com geometria compatível, a solução que as autoridades encontram é simplesmente inundar as estradas e outras vias com radares, lombadas, quebra-molas e outras dificuldades mais, tornando a vida de quem trafega nestas estradas um inferno.



É impressionante a incompetência: estradas onde poderíamos trafegar a 80 km/h são limitadas a 60 km/h e fiscalizadas eletrônicamente por radares que, ora bolas!, multam a quem estiver acima de 40 km/h!


Uma rodovia duplicada, pedagiada, cuja velocidade normal é de 110 km/h, tem radares sem qualquer razão aparente, que multam quem estiver acima de 80 km/h.

Bom, eu poderia passar os próximos dias escrevendo sobre as barbaridades das nossas estradas, mas é clamar no deserto. O que interessa é arrecadar, cada vez mais, pelo mais inventivo imposto criado no país do "nunca antes:" multas de trânsito. Veja minha postagem sobre o tema, aqui.

Mas na vida, como na física, a toda ação corresponde uma reação em sentido contrário e de igual intensidade (tive um professor, na Marinha, que dizia que fora da física, a intensidade era sempre maior!).

Nas décadas de 1970 e 1980, nos EUA, a velocidade máxima das rodovias foi limitada a 55 milhas/hora (aprox. 88 km/h). Não que as estradas necessitassem esta limitação; foram as crises do petróleo que levaram as autoridades americanas a limitar a velocidade, pretendendo reduzir o gasto de combustível.

Os policiais tomaram de assalto as rodovias, com viaturas equipadas com radar, para flagrar os transgressores.
A reação? Desenvolveram instrumentos para se defender desta ação. Os famosos detetores de radar, muito em voga naquelas anos.

Detetores de radar da marca Cobra, foram muito populares.
Logo as autoridades americanas se conscientizaram da bobagem que fizeram, pois os veículos transitavam na chamada "velocidade de percentual 85%" (leiam o que é na postagem acima referida), independente da fiscalização.

Assim, acabaram com a cretinice da limitação de 55 milhas/h e as estradas voltaram a ter o seu limite máximo permitido, dentro das condições de tráfego da via. Eu já pilotei em rodovias americanas onde o limite máximo é de 85 milhas/h (cerca de 134 km/h), durante semanas e nunca ter visto um acidente.

Bem, vamos voltar aos recursos que temos: o indispensável GPS, com mapas do Projeto Tracksource. Veja postagens aqui e aqui.

O site Radares Garmin costumava atualizar os radares e outros POIs quinzenalmente. Porém, notamos que não houve nenhuma atualização desde Fevereiro de 2014 e verificamos que muitos radares instalados em rodovias, avenidas e estradas estavam desatualizados.

Assim, resolvi fazer um teste com os POIs disponibilizados no próprio site do Projeto Tracksource.

A instalação é muito simples. Entre no site do Projeto Tracksource e vá para a página de download de mapas e selecione a pasta ALERTA e em seguida Download de Conjuntos de POIs para Alarme.

As instruções estão lá, mas vamos copiá-las aqui para melhor visualização:

  • Na tabela do site, escolha os alertas para baixar, de acordo com suas preferências:
    • Alertas com aviso sonoro, emitem um tom seguido de uma mensagem de voz;
    • Alertas sem aviso sonoro irão apenas acionar o tom padrão que existe no GPS;
    • Você poderá baixar todas as categorias de alertas ou apenas alguns;
    • Assim, poderá combinar à vontade para transferir ao GPS o conjunto que melhor atenda às suas preferências. Por exemplo, se quiser ter Radar e Polícia com avisos de voz, Lombadas com o tom padrão do GPS e não quiser os demais tipos de avisos, baixe apenas as 3 opções, sendo as duas primeiras com som e a terceira sem som;
  • Atenção: A única combinação que nunca deve ser feita é enviar para o GPS os alertas com som e sem som de um mesmo tipo. Isto irá duplicar os POIs no GPS.
  • Baixe sucessivamente cada uma das opções escolhidas e salve em seu computador.
  • Extraia os arquivos do tipo GPI contidos em cada um dos ZIPs.
  • Conecte seu GPS ao computador e aguarde o mesmo ser reconhecido como um HD externo.
  • Utilizando o Windows Explorer, localize no GPS a pasta "POI" que, dependendo do modelo de GPS, pode estar localizada na raiz do dispositivo ou na pasta Garmin.
  • Copie os arquivos GPI descompactados para a pasta "POI":
  • Caso seja apresentada uma mensagem de que o arquivo já existe, opte por substituí-lo. Neste caso, você estará atualizando um conjunto do tracksource já existente por uma versão mais atualizada;
  • Caso você já possua alertas do Tracksource no GPS, que tenham sido instalados pelo sistema antigo, o arquivo GPI existente na pasta deverá ser deletado para evitar duplicidade de alertas.
  • Caso existam outros conjuntos de alerta já instalados no GPS, que não os do Tracksource, os mesmos poderão ser mantidos. Entretanto, chamamos a atenção para o fato de que utilizar conjuntos de várias fontes diferentes pode resultar em alertas duplicados.
  • Desconecte o GPS do computador e pronto, os alertas estão instalados!
Gostei! São atualizados com mais frequência e retratam bem a realidade, pelo menos no trecho que verifiquei aqui na minha cidade.

Atualização: veja também a atualização com os alertas do Mapa Radar.

Boa sorte e lembre-se: Pilote sempre com segurança!

2 comentários:

  1. Bom dia, por gentileza tenho um gps Aquarius Discovery e gostaria de saber se é possível instalar as atualizações do Tracksource.

    Obrigado

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    Respostas
    1. Eduardo, boa tarde. Não estou familiarizado com o Aqurius Discovery. Os mapas desenvolvidos pelos Projeto Tracksource podem ser usados nos dispositivos da Garmin ou de outras marcas que usam os sistemas operacionais MapSource, BaseCamp, 7Ways, Navitel e TrackMaker.

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