sexta-feira, 6 de junho de 2014

DIA D - 6 de Junho de 1944



70 anos atrás, nesta data, os Aliados iniciavam a ofensiva militar que encerrou a Segunda Guerra Mundial na Europa: o Dia D.

156.000 soldados, aviadores e marinheiros dos Estados Unidos, Grã Bretanha, Canadá, Austrália, Bélgica Livre, Tchecoslovaquia Livre, França Livre, Grécia Livre, Holanda Livre, Nova Zelândia, Noruega Livre e Polônia Livre participaram neste dia da Operação Overlord, com o desembarque em massa, por mar e pelo ar, na costa da Normandia, na França.


Nos dois primeiros dias de batalha, 4.414 mortos e mais de 12.000 feridos foram contabilizados nas forças aliadas, contra cerca de 4.000 mortos e 9.000 feridos nas tropas alemãs, que defendiam a costa francesa.
A operação – um dos segredos mais bem guardados da Segunda Guerra Mundial  – estava sob o comando do Comandante Supremo das Forças Aliadas na Europa, General Dwight D. Eisenhower e contou com participação de 6.900 embarcações militares, a maioria barcaças de desembarque e o apoio de 12.000 aviões e 1.260 navios mercantes.

No total, 1.332.000 militares aliados desembarcaram na Normandia entre os dias 6 de Junho e 24 de Julho de 1944.

A Alemanha ofereceu uma resistência feroz, mas acabou por se render incondicionalmente em 7 de Maio de 1945.

Meus agradecimentos aos milhões de homens e mulheres que participaram na guerra contra uma das mais ferrenhas ditaduras ideológicas da história recente da humanidade.

Meu agradecimento especial aos dezenas de milhares de brasileiros do Exército, Marinha, Força Aérea e Marinha Mercante, que deram suas vidas neste período macabro da história contemporânea.





Espero que as atuais gerações não se deixem enganar sobre este e outros eventos em que a participação dos militares brasileiros, sua abnegação e patriotismo, foram fundamentais para a nossa Nação.


Quem quiser conhecer mais sobre os sacrifícios dos oficiais e marinheiros da Marinha Mercante do Brasil na Segunda Guerra Mundial, recomendo a leitura do livro "Torpedo - O Terror do Atlântico", de autoria do Oficial da Marinha Mercante, Engenheiro e autor Marcus Vinícius de Lima Arantes (Livre Expressão - Editora, 2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário