segunda-feira, 9 de junho de 2014

Empresas de Sucesso


Empresas de sucesso frequentemente dependem de sómente um produto para sustentar o maior volume de vendas. Isto é verdade para ícones da indústria, como a Coca-Cola, Marlboro, Jack Daniels e Apple. Em muitos casos estes produtos não só representam uma parte considerável do faturamento da empresa, mas também geram uma margem excepcional de lucros, que são os alicerces do resultado destas empresas.

Quase todos estes produtos são líderes de mercado e com produção em massa. Com isto, as companhias podem exercer um poder de pressão muito grande nos seus fornecedores para baixar o custo, enquanto procuram vender seus produtos no mais alto preço que o mercado aceita pagar.

Por exemplo, a Apple vendeu mais de 150 milhões de iPhones no último ano, um crescimento de 20% sobre o ano anterior. Muitos poucos smartphones ou aparelhos eletrônicos de consumo conseguem chegar perto destes números, o que permite à Apple uma vantagem considerável na negociação para a compra dos componentes e com as operadoras de telefonia celular.

Os produtos mais lucrativos tendem a se sustentar no poder de sua marca, o que pode permitir cobrar um preço maior e vender em volumes extraordinários. Na verdade, alguns desses produtos, incluíndo Coca-Cola, Harley-Davidson e Jack Daniels, estão entre as marcas de maior volume no mundo - nas suas categorias - de acordo com a empresa internacional de consultoria de marcas Interbrand.

Um fator importante que ajuda na lucratividade de um produto é um gerenciamento muito competente. Empresas que dedicam muitos recursos na pesquisa e desenvolvimento ou marketing, podem cortar custos de produção e aumentar as margens de lucratividade. Claro, controlar o custo de desenvolvimento e produção é crítico para o resultado. Mas produtos que não tem qualidade ou marketing adequado tendem a desaparecer do mercado.

Na realidade, a habilidade em desenvolver e comercializar um produto de boa qualidade pode ser uma grande fonte de popularidade. Os iPhones, por exemplo, são muito populares por serem considerados os mais bem construídos e mais fáceis de utilizar. Da mesma forma, Coca-Cola e Malboro tem o resultado que apresentam, pelos imensos recursos em publicidade.

Baseado em dados disponíveis, uma empresa americana de consultoria analisou companhias da lista S&P 500 (as 500 maiores empresas dos EUA), focando naquelas que produzem diretamente para o consumo. 

Sete empresas se qualificaram nesta análise.

As sete empresas são:

Harley-Davidson Motor Company 

  • Resultado operacional: 17%
  • Receita do principal produto: US$4.1 bilhões
  • Fatia de Mercado: 54.9%
  • Ramo Industrial: Veículos




Enfamil

  • Resultado operacional: 24%
  • Receita do principal produto: $2.0 bilhões
  • Fatia de Mercado: 40.0%
  • Ramo Industrial: Alimentação industrial

Coca-Cola 
  • Resultado operacional: 24%
  • Receita do principal produto: $13.7 bilhões
  • Fatia de Mercado: 42.4%
  • Ramo Industrial: Refrigerantes

Jack Daniels Tennessee Whiskey

  • Resultado operacional: 25%
  • Receita do principal produto: $2.0 bilhões
  • Fatia de Mercado: 24% 
  • Ramo Industrial: Bebidas alcoólicas






 Monster

  • Resultado operacional: 26%
  • Receita do principal produto: $2.1 bilhões
  • Fatia de Mercado: 34.6%
  • Ramo Industrial: Bebidas energéticas


Marlboro
  • Resultado operacional: 32%
  • Receita do principal produto: $18.7 bilhões
  • Fatia de Mercado: 40.3%
  • Ramo Industrial: Fumo




 Apple

  • Resultado operacional: 41%
  • Receita do principal produto: $91.3 bilhões
  • Fatia de Mercado: 45.0%
  • Ramo Industrial: Celulares


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