segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Santa Catarina é Destaque Nacional


Santa Catarina está entre os três estados brasileiros que têm o maior número de municípios desenvolvidos. 

O Estado foi destaque no último Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro com base em dados municipais de 2010.

Além de alcançar a classificação de alto desenvolvimento, com média superior a 0,8 pela primeira vez, SC também desbancou o RJ e conquistou a terceira posição no ranking de estados, atrás apenas de SP e PR.


O coordenador geral do IFDM, Guilherme Mercês, gerente de estudos econômicos da Firjan, explica que, para compor o índice, são avaliadas três vertentes com base em dados públicos oficiais: emprego e renda, saúde e educação. Segundo ele, o Estado já possui alto desenvolvimento em saúde e educação e avançou muito em emprego e renda. A geração de novos empregos subiu de 51 mil em 2009 para mais de 100 mil no ano seguinte.

— SC foi o maior destaque do nosso estudo porque atingiu, pela primeira vez, a classificação de alto desenvolvimento, saiu de 0,79 em 2009 para 0,82 em 2010. Todos municípios que figuram no Top 10 possuem alto desenvolvimento, ou seja, acima de 0,8 — explica.

No IFDM com dados de 2010, das 293 cidades de SC, 26 apresentaram alto desenvolvimento. Cinco ficaram entre os cem municípios com maior índice do país: Blumenau, Brusque, Florianópolis, Joinville e Chapecó.


— De forma geral, os municípios de SC mantêm posição privilegiada: 96,6% das cidades possuem índices superiores a 0,6 pontos (283 de 293). No Brasil esse valor representa 63% dos municípios — diz Mercês.

Entre os 10 maiores índices catarinenses, três são estreantes da lista: Jaraguá do Sul, Tubarão e Concórdia. Os três municípios galgaram posições impulsionados por bons desempenhos na vertente emprego e renda.

Os setores que mais empregaram ou aumentaram a renda foram as indústrias metalúrgica, mecânica, de alimentos e bebidas e o comércio.

Em números absolutos, o comércio foi o que mais abriu empregos. O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de SC, Sergio Medeiros, afirma que, mesmo 2012 não tendo sido excepcional, o setor mantém o nível de empregos.

Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário