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Entre outros, chamou minha atenção a postagem de ontem, referente à repressão aos motoristas que usam o acostamento durante os engarrafamentos na BR-101.
BR-101, km 125,2, entre Itajaí e Balneário Camboriú. |
Câmeras de monitoramento, utilizadas pela PRF em SC. |
A PRF faz um trabalho magnífico nas rodovias federais, não somente na repressão às infrações de trânsito, mas também na repressão ao tráfico de drogas e ao contrabando, entre outros. Eu sou um admirador da PRF e apoio as ações empreendidas para melhorar as condições de segurança nas estradas federais.
O que me incomoda na foto acima, é o desrespeito ao cidadão, por parte dos governos.
Explico: a BR-101 em SC está saturada e todos sabem disso. Duplicada nos seus primeiros 180 km no início do século, a obra ainda não está concluída e deverá tomar ainda alguns anos antes de ser finalizada.
Mas o volume de caminhões que trafegam por ela, todos os dias, já demonstra a necessidade de construção da terceira pista de rolamento em vários pontos. Mas não há qualquer projeto ou intenção de fazê-lo, anunciado pelo DNIT.
A Autopista Litoral Sul, que ganhou a concessão de exploração da rodovia, entre Curitiba e Palhoça, na Grande Florianópolis, siquer iniciou a construção do anel viário de Florianópolis, que já deveria estar em operação. A ANTT, responsável pela fiscalização, é inepta e irresponsável, ao permitir que a situação se prolonge sem tomar medidas punitivas previstas no contrato de concessão (veja a outra postagem sobre o assunto, aqui).
O mesmo acontece com a construção das vias marginais, em Itajaí, outro ponto crítico da BR-101 em SC.
Recentemente, foi liberado o uso do acostamento para o tráfego de veículos leves, nos trechos entre os quilômetos 205 e 209 (Grande Florianópolis), nos horários de pico, comprovação do saturamento da rodovia.
Tráfego pelo acostamento liberado na BR-101 Sul, na região da Grande Florianópolis. |
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