sábado, 1 de agosto de 2015

A única Harley-Davidson que deve rodar num reboque



Sabemos  que a marca Harley-Davidson já esteve associada a vários veículos além das motocicletas que a empresa de Milwaukee produz há 112 anos.

De carrinhos de golfe a motores para foguetes o “bar-and-shield” já esteve estampado em muitos produtos.
Harley-Davidson LR-64 Rocket Engine. Mais de 5000 motores de foguete foram produzidos
para a Marinha dos EUA, durante 30 anos. 
Eram usados para propulsar drones.
Um dos menos conhecidos é uma lancha produzida no início da década de 1960, chamada Tomahawk.

Lancha Tomahawk, produzida por uma subsidiária da H-D nos anos 1960.
Em 1962 a Motor Company comprou 51% das ações da Tomahawk Boat Company, um fabricante de lanchas de recreio. O objetivo não era entrar no mercado náutico, mas ter acesso à fabricação de componentes de fibra-de-vidro para as motocicletas e para outro veículo que produzia: o carrinho de golfe.

1971 Harley-Davidson Golf Cart, restaurado.
Golf Cart da Harley-Davidson, com quatro rodas.
Nos anos 1960 os alforges e o corpo do sidecar eram produzidos em fibra, assim a aquisição fazia todo o sentido, permitindo que a H-D produzisse diretamente todas os componentes em fibra que necessitava.

Um ano depois a Motor Company parou de construir as lanchas, comprando os restantes 49% das ações da Tomahawk em 1965.

Esta fábrica ainda existe até hoje e é lá que se produz os componentes em plástico injetado das motocicletas, incluindo os parabrisas. Nada mais é feito em fibra-de-vidro.

Uma pena que a Harley-Davidson não continuou a fabricar barcos. Afinal, este seria o único veículo da marca que mereceria rodar nas estradas em cima de um reboque.

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