terça-feira, 26 de abril de 2016

Falece o último piloto do "Senta a Púa"


Faleceu em Recife-PE, de causas naturais aos 96 anos de idade, o último brasileiro a voar em combate na Itália na Segunda Guerra Mundial, Major John William Buyers.

Nascido de pais americanos em Juiz de Fora-MG, John passou toda a infância e adolescência no interior de Minas Gerais. Sua família mudou-se para os EUA pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial e, após o ataque a Pearl Harbor, ele entrou para a Força Aérea do Exército dos EUA. 

Pouco após a entrada do Brasil na guerra, em agosto de 1942, Buyers foi enviado para a Base Aérea de Natal, onde travou contato com o Major Nero Moura, futuro comandante da caça brasileira na Itália.

Ten-Cel Nero Moura e o então Capitão John Buyers.
Com a criação do 1º Grupo de Aviação de Caça em dezembro de 1943, Moura solicitou que Buyers, que falava português fluente e com quem já tinha uma boa amizade, fosse o oficial de ligação da unidade com o comando em Washington. Buyers acompanhou o grupo brasileiro durante todo o percurso de treinamento na Flórida, Panamá e Nova Iorque, e embarcou juntamente com eles para a Itália em setembro de 1944.



No teatro de operações, ele foi instrumental em manter as boas relações e comunicações entre os pilotos brasileiros e seus colegas norte-americanos, e conseguiu para o grupo um bombardeiro B-25 Mitchell que foi usado como aeronave de transporte até o fim da campanha.

John Buyers ao lado do B-25 do 1º Grupo de Caça.
Com o acúmulo da perda de pilotos em combate e a escassez de novos recompletamentos enviados do Brasil, John Buyers voluntariou-se para voar missões nos comandos dos P-47 ao lado de seus compatriotas brasileiros. Até o fim da campanha, ele havia voado 22 missões de combate nas aeronaves do Senta a Pua, de forma totalmente voluntária, para ajudar o depletado grupo a cumprir as missões atribuídas.


Após a guerra, passou para a reserva como Major e retornou ao Brasil, onde estabeleceu família. 

Foi agraciado pelos veteranos do Senta a Pua como o 1º Jambock Honorário.


Major Buyers sendo condecorado com a Medalha Nero Moura, 22 de abril de 2012.
Brigadeiro Rui Moreira Lima, Brigadeiro José Meira de Vasconcelos
 e Major John Buyers na Base Aérea de Santa Cruz, 22 de abril de 2012.
Com sua morte, fecha-se o capítulo dos pilotos brasileiros que combateram na Itália na Segunda Guerra Mundial. Ele deixa esposa, filhos e muitos netos.

Veja mais sobre este herói em seu perfil no Facebook.

5 comentários:

  1. Que ele descanse em paz.
    E muito massa a história dele!
    Você chegou a conhecê-lo Wilson?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tive a honra de conhece-lo. Mas tenho alguns amigos que tiveram este privilégio. Abraços.

      Excluir
  2. O piloto ao lado de Nero Moura não é o major Buyers. É o major Hugh D. Dow, da USAAF...

    ResponderExcluir
  3. Ele voava com o seu P-47, da U.S. Army Air Force. Não voava com aviões brasileiros.

    ResponderExcluir