sábado, 9 de abril de 2016

Tempos de mudanças


Quem acompanha o blog deve estar sentindo uma diferença na quantidade de postagens, nos últimos dois meses. Tem explicação: estamos de mudança.

Vivendo em Balneário Camboriú, Santa Catarina, desde janeiro de 2006, chegou a hora de partir para outros ares.

E resolvemos subir a Serra do Mar!

Dentro de algumas semanas pretendemos estar instalados definitivamente em nossa nova moradia em Curitiba, Paraná.

Os motivos que nos levaram a considerar sair da Bela e Santa Catarina são vários, nenhum deles traumático. Vejamos quais são:
  • Querer voltar a morar em uma casa, não mais em um apartamento.
  • Viver em uma região com o clima de verão mais ameno.
  • Fugir da confusão que é a temporada de verão no litoral catarinense
  • Parar de pagar "direito de uso" ao Serviço de Patrimônio da União, o famoso "terreno de marinha."
  • Pagar menos IPTU. Balneário Camboriú tem um dos impostos prediais mais elevados do Sul.
  • Viver em uma região com mais atividade cultural.
  • Estar mais perto dos meus netos.
Curitiba sempre foi uma cidade que me agradou, desde que a conheci no final dos anos 1960. Tem um bom planejamento urbano, graças ao gênio do ex-prefeito Jaime Lerner que governou a cidade por três vezes (1971-1974, 1979-1982 e 1989-1993), o melhor transporte público do país, vida cultural, vários parques, arborização intensa e um clima de quatro estações (temperatura média no verão: 21°C; no inverno: 13°C).

Antes de decidirmos por Curitiba, consideramos também o sul Fluminense (rapidamente descartado) e interior de São Paulo. Mas a vontade de ficar na Região Sul foi mais forte.

Os últimos meses foram intensos, na procura pelo imóvel ideal. Visitamos dezenas de imóveis em vários bairros da capital paranaense, finalmente decidindo por uma casa em um condomínio fechado no bairro de Santa Felicidade, famoso por seus restaurantes de comida italiana.

Vista aérea de Santa Felicidade, com o centro de Curitiba no alto da foto.
Portal de Santa Felicidade
O que mais nos encantou na região de Santa Felicidade foi o predomínio de edificações baixas, muita arborização e toda infraestrutura, totalmente independente do centro da cidade, que fica a apenas 7 km dalí. É como se fosse uma cidade dentro de outra. 

Estamos muito excitados com a mudança, que deve estar completada nas próximas semanas. Temos muitos amigos em Curitiba e pretendemos ter muito mais ao longo do tempo. Não deixaremos para trás os amigos que temos em Santa Catarina. A distância é curta e é sempre um bom passeio de motocicleta descer e subir a BR-101 entre as duas regiões. Os vínculos serão mantidos, com certeza.

8 comentários:

  1. Senti falta das postagens cmdte. Mas foram por um bom motivo. Que a Heritage não se perca na mudança ! rsrsrs. Grande abraço e felicidades na nova cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Levi. Não se preocupe. Vou levar a Heritage rodando e volto de ônibus pra buscar o resto das "tralhas"!!!!

      Excluir
  2. Querido amigo, las mudanzas siempre son buenas,espero que ahora, con más espacio disponible, retomes el hobby del aeromodelismo y podamos disfrutar otra vez, de tus magníficos trabajos. Tengo tmb en Curitiba, un amigo de la adolescencia que mora allí desde hace ya dos décadas, en cualquier momento me animo y viajo a visitarlos así "mato dos pájaros de un tiro" mientras tanto, reciban Uds, mi más cálido abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias, Osvaldo. Será um placer tener su visita por acá. Que venga pronto!

      Excluir
  3. Maravilha! Já havíamos sentido uma certa atração de vocês,pela cidade de Curitiba. O clima já não é tão ameno como antes, mas com certeza as noites são mais frescas. Bons fluidos nesta nova etapa e com certeza nos veremos por aí. Volta e meia estamos indo para Curitiba, afinal é o lugar onde vivemos por mais de 30 anos.
    Grande abraço para você e a Rô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vera. Aguardamos você e o Herberton por lá.

      Excluir
  4. Parabéns pela escolha! Está mais perto do norte e passando por Uraí será um prazer recebê-lo.Lino José Nardin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lino. Passando pela região de Londrina, marcamos para visitá-los. Abraços.

      Excluir