sábado, 6 de fevereiro de 2016

Pista da esquerda: só para ultrapassagens


Pista da esquerda deve ser usada apenas para ultrapassagens.

Deixar de dar passagem pela esquerda é infração penalizada com multa.

Todo condutor pode transitar na faixa esquerda. Até aí, nenhuma novidade. Mas o que muitos não sabem é que ela deve ser usada apenas quando há intenção de se efetuar uma ultrapassagem. Feito isso, deve voltar para a pista da direita.

A faixa da esquerda é exclusiva para ultrapassagens. Se todos tivessem essa consciência, o trânsito seria mais disciplinado e menos hostil como é hoje. 


O artigo 30 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que todo condutor, ao perceber que outro motorista que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá, se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha. 
O parágrafo único complementa: os veículos mais lentos, quando em fila, deverão manter distância suficiente entre si para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança.


De acordo com artigo 198, deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitada, é uma infração média, penalizada com multa. O artigo 219 completa: transitar com o veículo em velocidade inferior à metade da velocidade máxima estabelecida para a via, retardando ou obstruindo o trânsito, a menos que as condições de tráfego e meteorológicas não o permitam, salvo se estiver na faixa da direita, é infração média.

Em resumo, se um carro aproxima do seu e pede passagem, pode ser que ele seja um apressadinho, sim, que apenas quer chegar mais rápido ao seu destino. No entanto, não cabe ao motorista da frente decidir a velocidade que o outro deve trafegar, mesmo que esteja cometendo um excesso de velocidade. 

Isso deve ser considerado pelo simples fato de, quando um veículo pedir passagem, você não pode julgar se ele estará certo ou errado. Pode ser uma situação de emergência. O automóvel em alta velocidade pode estar deslocando algum ferido, uma gestante, enfim, alguém com necessidades urgentes. 


Pilote sempre com segurança e aproveite bem as estradas.

Um comentário:

  1. Roque, isto realmente é um problema... Sempre que quero ultrapassar dou sinal com a seta, se o carro não sair da frente dou sinal de luz porém mantenho distância segura do veículo da frente. Então, tem muitos, mas muitos motoristas que só saem da frente se você pressioná-los. Só que aí a coisa começa se tornar perigosa... A solução é esperar a boa vontade ou um outro mais veloz e com carro maior do que o meu... Daí eles saem da frente.

    ResponderExcluir