Um amigo virtual tem falado comigo desde o início de janeiro sobre um problema na sua motocicleta, uma Harley-Davidson Heritage Softail com 13.000km rodados, revisões feitas na concessionária e ainda dentro da garantia.
No final de 2015, depois de uma viagem longa, ele começou a escutar um barulho na motocicleta que parecia vir da parte dianteira.
Levou a motocicleta na concessionária, pedindo que fosse verificado e sanado o problema. Os mecânicos checaram rolamento e discos de freio, sem encontrar a fonte do barulho.
Depois de inúmeras idas à concessionária e de ter escutado pérolas como "Harley faz barulho, mesmo," e "melhor colocar um escape esportivo, daí você não escuta o barulho,"o meu amigo levou a motocicleta a um mecânico independente.
O mecânico deu uma volta com a motocicleta no quarteirão, voltou e foi verificar a correia dentada, que transmite a força do cambio para a roda traseira. Estava muito esticada. Regulou a tensão e o barulho desapareceu.
Checar a tensão da correia dentada (ou da corrente, se for o caso) é um item de rotina em qualquer motocicleta que não seja equipada com cardã.
Não ser capaz de identificar um problema tão simples coloca em dúvida a competência técnica dos mecânicos da concessionária.
É assustador, para quem investe dezenas de milhares de Reais na compra de uma Harley-Davidson e é pressionado a fazer as revisões nas concessionárias da marca.
Mais um ponto negativo para o pós-venda da Harley-Davidson no Brasil.
O vídeo a seguir mostra como fazer a verificação da tensão e o ajuste da correia dentada, se você quiser fazer em casa.
Nota: não mencionei o nome da concessionária por não ter evidências das observações feitas pelos mecânicos e relatadas aqui.
Olá Wilson Roque!
ResponderExcluirO título retrata exatamente a situação, será que estamos entregando nossas motocicletas em boas mãos ao levar às concessionárias da marca no Brasil?
O próprio manual da moto alerta, citando em diversas ocasiões que deixar de verificar e regular itens de segurança (como a correia dentada) "pode resultar em morte ou lesões graves."
Infelizmente este fato é um espelho da realidade em nosso país. Seria falta de interesse por parte da concessionária detectar e resolver um problema "tão simples", mas ao mesmo tempo "tão importante", ou seria falta de conhecimento, e até mesmo negligência?
Por sorte contamos com verdadeiros amigos motociclistas, que não apenas compartilham momentos de alegrias, mas principalmente auxiliam em momentos de aperto, de uma forma ou de outra.
Forte abraço. Vamos rodar!
OLA!!!! WINSON Parabens pelo Blog e aproveitei uma postagem sua de 2012 referente a pilotagem do Trike e colei em meu Blog.
ResponderExcluirhttp://tricustombrasil.blogspot.com.br
Obrigado. Seria legal se você informasse a origem da matéria, mencionando o meu blog.
Excluir