segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Dia dos Presidentes


Hoje se comemora nos EUA o Dia dos Presidentes, um dos mais importantes feriados do país (ao lado do Dia do Trabalho, Dia da Lembrança e Dia de Ação de Graças).

A data é em homenagem ao nascimento de George Washington (22/2/1732), Comandante-em-Chefe do Exército Continental (depois Exército dos EUA) na Guerra da Independência americana e primeiro presidente dos Estados Unidos da América.


O feriado, comemorado na terceira segunda-feira de fevereiro, foi criado por ato do Congresso em 1879 e é chamado de Dia dos Presidentes deliberadamente, para homenagear todos os presidentes americanos.

George Washington é um dos "Pais Fundadores"(Founding Fathers, em inglês) da maior economia do mundo, maior e mais longeva democracia do planeta, juntamente com John Adams, Thomas Jefferson, James Madison, Alexander Hamilton, James Monroe e Benjamin Franklin.  Estes homens, juntos com outros patriotas estruturaram a democracia americana e deixaram um legado que transformou o mundo desde então. 

Os EUA são a única verdadeira república federativa existente no mundo, tendo a mais antiga constituição democrática em vigor (promulgada em 17 de setembro de 1787).

A Constituição foi escrita e adotada para proteger os cidadãos da jovem nação, contra os abusos de seus governantes, o que era bastante comum no mundo, no século 18.

Uma das citações mais lembradas de George Washington diz o seguinte:
"Um povo livre deve não somente estar armado e ser disciplinado, mas deve ter armas e munição suficientes para manter sua independência de qualquer tentativa de abuso, inclusive de seu próprio governo."

Pois é . . . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário