domingo, 28 de fevereiro de 2016

Cerveja e motociclismo combinam? Acho que não!


Será que uma cervejaria artesanal com o nome Harley-Davidson é uma boa estratégia de marketing?

Ainda que a adoção da marca em produtos diversos seja uma excelente maneira de aumentar a receita de uma empresa, por expandir seus negócios em outros mercados, normalmente esta estratégia funciona melhor dentro do núcleo dos consumidores da marca.

A parceria da Harley-Davidson com a Ford, na produção de uma linha limitada de camionetes F-150, foi uma decisão inteligente de duas icônicas marcas americanas que se complementaram no projeto. Produzidas como edição limitada de 2000 até 2013, estes veículos se tornaram objeto de desejo de colecionadores, incluindo o apresentador Jay Leno, que recentemente leiloou sua F-150 Harley-Davidson 2000, num evento de caridade patrocinado pela Ford Motor Company.

Jay Leno e sua Ford F-150 Harley-Davidson
Sem dúvida a Motor Company está buscando caminhos para aumentar suas vendas.
  
2015 foi um ano em que a receita bruta da empresa teve uma queda de 4,5%, grande parte disto em função da valorização do dólar perante outras moedas. A verdade é que não foi só a HDMC que sofreu com a queda nas vendas. O mercado de motocicletas nos EUA encolheu 5,9% durante o ano passado. Buscar outras fontes de receita é o caminho correto para abrandar as perdas de volume.

Um dos caminhos adotados pela Harley-Davidson desde a década de 1950 e copiado por muitas outras marcas, é a produção de roupas e calçados com a marca da empresa. A H-D vende cerca de 300 milhões de dólares anualmente em mercadorias e vestimenta e este segmento viu um crescimento expressivo em 2015, apesar dos problemas de câmbio da moeda.

E a recém-lançada linha de jeans da HDMC deve aumentar suas vendas de MotorClothes ainda mais.

A verdade é que motociclistas se identificam muito com a marca Harley-Davidson, de jaquetas e bandanas até camisas e luvas com o “bar-and-shield”  gravado ou estampado neles.


Afinal, qual outra marca de veículo alguém vai querer tatuada permanentemente em seu corpo?


Mas daí a fazer uma associação direta entre pilotagem e bebida alcóolica, vai um oceano de distância, em minha opinião.

Recentemente a Polaris Industries lançou uma edição limitada de motocicletas Indian pintadas em homenagem aos 100 de existência da primeira destilaria Jack Daniel’s (e a primeira dos EUA) a receber uma licença oficial.


Mas será que uma cervejaria artesanal ao lado de uma revenda Harley-Davidson, sob a mesma gerência, não seria um passo longo demais?

De acordo com a Associação dos Cervejeiros dos EUA, que representa as cervejarias não industrializadas, há mais de 4100 cervejarias artesanais em operação nos Estados Unidos. Estas cervejarias independentes são responsáveis por 11% do volume produzido nos EUA e 19% do mercado varejista de cervejas.

Uma empresa apostando neste mercado faz sentido. A Harley-Davidson fazendo isto, não faz.

Segundo o que eu li, a Motor Company comprou um galpão de 10.000 m² na cidade de Farmington Hills, Michigan, onde antes era uma loja do Sam’s Club, com a ideia de abrir uma concessionária que vai englobar as duas atividades: motocicletas e cervejaria.

No conceito divulgado, o espaço será ocupado pela revenda em dois terços e o resto abrigará a cervejaria e um pub, um mercado gourmet e até mesmo um pequeno cinema. Ainda que a HDMC não pareça que será a responsável por gerir a cervejaria e o pub, a associação entre consumir bebida alcoólica e pilotar uma motocicleta não parece ser a melhor combinação, para a montadora líder do maior mercado de motocicletas do mundo.

Não parece que a Harley pretenda abrir outras lojas com este formato. 

Não me entendam mal. Gosto de uma cerveja nos dias quentes, aprecio um bom vinho e sou um fã do Jack Daniel's (na realidade estou apreciando um Jack com gelo e água de côco, enquanto escrevo esta postagem. Cheers!).

Mas, em minha opinião, não condiz com a mensagem de pilotagem com segurança que a Harley-Davidson Motor Company sempre transmitiu ao mundo.

Lembre-se: se for rodar, não beba!

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