O último Land Rover Defender produzido. |
O último
Land Rover Defender, o jipe 4x4 conhecido em todo o mundo que tem proprietários
famosos como a rainha inglesa Elizabeth, saiu de produção nesta sexta-feira
(29), 68 anos depois de começar a ser produzido.
Concebido
originalmente para ser usado em fazendas e na agricultura, o jipe virou um
ícone da indústria automobilística britânica e era popular entre celebridades
como o músico Paul McCartney e o falecido ator Steve McQueen, tendo vendido 2
milhões de unidades desde 1948.
A montadora
indiana Tata adquiriu as marcas britânicas Jaguar e Land Rover, ambas
deficitárias, em 2008, e desde então modernizou e ampliou rapidamente a linha
de luxo do Range Rover.
"Qualquer
veículo convencional teria sido substituído muitas vezes durante o ciclo de
vida do Defender", argumentou a porta-voz da Jaguar Land Rover.
"Agora
temos a tecnologia, a engenharia pioneira e a excelência em design que
precisamos para aprimorar o Defender".
São
necessárias 56 horas para construir o carro, que é em grande parte feito à mão
na fábrica da empresa em Solihull, no centro da Inglaterra, o que faz com que
ele consuma mais tempo e fique mais caro do que muitos outros veículos com um
grau maior de produção mecanizada.
Mas o
automóvel offroad se tornou sinônimo da Grã-Bretanha graças a usuários como a
monarca do país, que foi fotografada andando e acenando para o público na
traseira do 4x4 ainda em 1957 em Hyde Park e durante uma visita a Melbourne em
1977.
A
impossibilidade de adaptar o modelo aos novos parâmetros de segurança e de
emissões de poluentes acabou com a produção do Defender, disponível em vários
modelos.
"É a
morte de um ícone", afirmou à BBC Simon Collins, do Clube Land Rover, uma
associação de fãs da marca.
(Folha de São Paulo, 29/1/2016)
Aprendi a dirigir no início dos anos 1960 em um Land Rover Series I 1954 SWB (Short Wheel Base), equipado com motor a gasolina de 1,6 litros, quatro marchas a frente, reduzidas, e tração nas 4 rodas. Dava a impressão de que fosse capaz de subir um muro!
Land Rover Series I SWB |
Meu pai substituiu a cobertura de lona por uma de chapa de aço, que ele mesmo construiu.
Eu adorava dirigir aquele jipe pelas ruas e estradas de Três Rios, RJ, onde morávamos na época.
Meu pai vendeu o Land Rover em 1965, quando adquiriu uma Rural Willys branca e azul, como esta da foto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário