terça-feira, 17 de maio de 2022

Fairchild PT-19 - 83 anos de história

No dia 15 de maio de 1939 foi realizado o primeiro voo do Fairchild PT-19, avião de treinamento primário projetado pela American Fairchild Aircraft, utilizado nas Forças Aéreas dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Brasil (além de outros 18 países) durante e após a Segunda Guerra Mundial.

O PT-19 venceu uma concorrência contra 17 outros projetos para o um novo avião de treinamento para as Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos. Mais de 7.700 aeronaves PT-19, em várias configurações, foram construídas até 1944.

Fairchild PT-19 em 1940
O monoplano cantilever de asa baixa com trem de pouso fixo e bequilha convencional é configurado com uma carlinga aberta de dois lugares, com assentos em tandem. A construção simples e robusta tem a fuselagem em tubos de aço soldados e cobertos com tela. O restante da aeronave é construído em madeira compensada, com a seção central, os painéis externos das asas e a deriva revestido em compensado. O uso de um motor em linha permitiu uma área frontal estreita, ideal para melhor visibilidade, enquanto o trem de pouso fixo amplamente separado permite aterrissagem dócil e manobra estável no solo.

Fairchild PT-19

Seção central das asas do PT-19
No Brasil, a recém-criada Força Aérea Brasileira necessitava reequipar suas aeronaves de instrução. Além da obsolescência crescente dos aviões existentes nas Escolas de Aviação do Exército e da Marinha, agora reunidos no Campo dos Afonsos, o número de aeronaves era insuficiente para o treinamento de pilotos em tempo de guerra. Com base no Lend and Lease Act  o governo conseguiu que os Estados Unidos cedessem as aeronaves que o Brasil necessitava.

Com  a entrada dos Estados Unidos na Guerra, em dezembro de 1941, o transporte marítimo estava bastante restrito e perigoso no Oceano Atlântico (*). Os navios só podiam navegar em comboios para garantir proteção contra o ataque dos submarinos do Eixo e não havia espaço nem prioridade para trazer ao Brasil aeronaves de instrução encaixotadas. 

Foi então decidido que todas as aeronaves seriam trazidas em voo por oficiais da FAB, dos Estados Unidos até o Brasil, numa missão de alto risco. Na década de 1940 existiam poucos campos de pouso na América Central e na região norte da América do Sul. Auxílios-rádio à navegação e infraestrutura de apoio logístico e de manutenção eram praticamente inexistentes.

O maior problema estava em trazer os Fairchild PT-19, de instrução primária. Esses aviões tinham carlinga aberta e pequena autonomia, além de estarem desprovidos de rádios e de instrumentos de navegação. Seu motor Ranger L-440, de seis cilindros invertidos, consumia grande quantidade de óleo lubrificante, não encontrado nos campos de pouso e aeroportos existentes, durante a jornada.

Nacele dianteira do PT-19

Ranger L-440 de 200HP
Mesmo assim, em julho de 1942 foi iniciado o translado dos PT-19 para o Brasil. Os aviões foram recebidos na fábrica da Fairchild em Hagerstown, Maryland e eram reunidos em grupos de cinco aeronaves, cada uma delas somente com o piloto, para economizar peso. Na nacele dianteira foi instalado um tanque suplementar de combustível, para aumentar a autonomia. 

Em cada uma das primeiras esquadrilhas, era incorporado um avião Fairchild UC-61, monomotor de asa alta e com capacidade de 4 tripulantes. Nesse avião, viajavam o comandante da esquadrilha, um sargento mecânico e um piloto reserva. A quantidade de bagagem que cada avião trazia era mínima, pois carregavam várias latas de óleo lubrificante para os motores.

Fairchild UC-61, no MUSAL.
Até o final de 1942 um total de 40 aeronaves foram transladadas.

Durante o ano de 1943 mais 63 PT-19 foram trazidos dos Estados Unidos.

Em 1944 e 1945, com a ameaça de ataques de submarinos eliminada, mais aeronaves foram enviadas ao Brasil por via marítima, desmontadas. Além disso, a Fábrica do Galeão começou a fabricar os PT-19 - com a designação FG - no Rio de Janeiro. 103 aviões PT-19 foram transladados dos EUA até o Rio de Janeiro. No total, 405 PT-19 foram incorporados à Força Aérea Brasileira. Muitas destas aeronaves foram, posteriormente, destinadas à instrução de pilotos civis nos aeroclubes brasileiros.

Outros 349 aviões foram trazidos em voo durante os quatro anos em que o Brasil esteve em guerra: 120 Vultee BT-15, 87 North American AT-6, 34 Beechcraft C-43, 26 Beechcraft AT-7, AT-11 e C-45 bimotores, 20 Cessnas UC-78 bimotores, 19 Noorduyn C-64 Norseman, 10 Fairchild C-61, 10 Grummans Albatross e Widgeon, 6 Lockheed C-60 Lodestar, 5 Douglas C-17 e 12 de outros tipos. destinados à Escola de Especialistas da Aeronáutica, para instrução no solo.

Caracteristicas gerais do Fairchild PT-19:

  • Tripulação: 2 (instrutor e aluno)
  • Comprimento: 8,53 m
  • Envergadura: 10,97 m
  • Peso vazio: 837 kg
  • Peso máximo: 1.154 kg
  • Propulsão: 1 motor Ranger L-440-3 de 6 cilindros invertidos em linha e refrigerados a ar, 200HP
  • Velocidade máxima: 212 km/h
  • Autonomia: 640 km
  • Teto de serviço: 4,700 m

Ainda há inúmeros PT-19 voando, com matrícula civil, tanto no Brasil como nos EUA e Canadá.
PT-19 do Aeroclube de Pirassununga, SP
PT-19 no antigo Museu TAM, São Carlos, SP

O Fairchild PT-19 é um dos aviões preferidos pelos aeromodelistas que gostam de construir modelos rádio-controlados em escala. Nas fotos abaixo, de autoria de David Hart, o belíssimo PT-19 que participou do evento Top Gun 2022 em Lakeland, Flórida.





(*) Para saber mais sobre os perigos da navegação marítima entre o Brasil e os EUA em 1942, recomendo a leitura do livro "Torpedo - O Terror no Atlântico", do meu colega e amigo Marcus Vinicius de Lima Arantes.



3 comentários:

  1. Valiosa pesquisa histórica. O Museu Aeroespacial tem um PT-19 em otimas condições, e pode girar o motor

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  2. E voces já imaginaram a aventura que foi, transportar estes PT-'9 durante 21-30 dias, dos EUA, passando por Mexico, Am. Centyal Guianas, Amazonia... até o Rio? com jovens aspirantes entre 19 e 23 anos, com cabine ABERTA, sem poder entrar numa tempestade... que coragem! Uma geração de ouro!

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  3. Conheci dois deles voando voando , um deles o PT HOA de tao conservado era quase novo

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