No dia 15 de maio de 1939 foi realizado o primeiro voo do
Fairchild PT-19, avião de treinamento primário projetado pela
American Fairchild Aircraft, utilizado
nas Forças Aéreas dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Brasil
(além de outros 18 países) durante e após a Segunda Guerra Mundial.
O PT-19 venceu uma concorrência contra 17 outros projetos para o um novo avião de
treinamento para as Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos. Mais de 7.700
aeronaves PT-19, em várias configurações, foram construídas até 1944.
Fairchild PT-19 em 1940 |
Fairchild PT-19 |
Com a entrada dos Estados Unidos na Guerra, em dezembro de 1941, o transporte marítimo estava bastante restrito e perigoso no Oceano Atlântico (*). Os navios só podiam navegar em comboios para garantir proteção contra o ataque dos submarinos do Eixo e não havia espaço nem prioridade para trazer ao Brasil aeronaves de instrução encaixotadas.
Foi então decidido que todas as aeronaves seriam trazidas em
voo por oficiais da FAB, dos Estados Unidos até o Brasil, numa missão de alto
risco. Na década de 1940 existiam poucos campos de pouso na América Central e
na região norte da América do Sul. Auxílios-rádio à navegação e infraestrutura
de apoio logístico e de manutenção eram praticamente inexistentes.
O maior problema estava em trazer os Fairchild PT-19, de instrução
primária. Esses aviões tinham carlinga aberta e pequena autonomia, além de
estarem desprovidos de rádios e de instrumentos de navegação. Seu motor Ranger
L-440, de seis cilindros invertidos, consumia grande quantidade de óleo
lubrificante, não encontrado nos campos de pouso e aeroportos existentes,
durante a jornada.
Nacele dianteira do PT-19 |
Ranger L-440 de 200HP |
Em cada uma das primeiras esquadrilhas, era incorporado um avião Fairchild UC-61, monomotor de asa alta e com capacidade de 4 tripulantes. Nesse avião, viajavam o comandante da esquadrilha, um sargento mecânico e um piloto reserva. A quantidade de bagagem que cada avião trazia era mínima, pois carregavam várias latas de óleo lubrificante para os motores.
Fairchild UC-61, no MUSAL. |
Durante o ano de 1943 mais 63 PT-19 foram trazidos dos
Estados Unidos.
Em 1944 e 1945, com a ameaça de ataques de submarinos eliminada,
mais aeronaves foram enviadas ao Brasil por via marítima, desmontadas. Além
disso, a Fábrica do Galeão começou a fabricar os PT-19 - com a designação FG - no Rio de Janeiro. 103 aviões PT-19 foram transladados dos EUA até o Rio de Janeiro. No total, 405 PT-19 foram incorporados à Força Aérea Brasileira. Muitas destas aeronaves foram, posteriormente, destinadas à instrução de pilotos civis nos aeroclubes brasileiros.
Outros 349 aviões foram trazidos em voo durante os quatro
anos em que o Brasil esteve em guerra: 120 Vultee BT-15, 87 North American
AT-6, 34 Beechcraft C-43, 26 Beechcraft AT-7, AT-11 e C-45 bimotores, 20
Cessnas UC-78 bimotores, 19 Noorduyn C-64 Norseman, 10 Fairchild C-61, 10
Grummans Albatross e Widgeon, 6 Lockheed C-60 Lodestar, 5 Douglas C-17 e 12 de outros
tipos. destinados à Escola de Especialistas da Aeronáutica, para instrução no
solo.
Caracteristicas gerais do Fairchild PT-19:
- Tripulação: 2 (instrutor e aluno)
- Comprimento: 8,53 m
- Envergadura: 10,97 m
- Peso vazio: 837 kg
- Peso máximo: 1.154 kg
- Propulsão: 1 motor Ranger L-440-3 de 6 cilindros invertidos em linha e refrigerados a ar, 200HP
- Velocidade máxima: 212 km/h
- Autonomia: 640 km
- Teto de serviço: 4,700 m
PT-19 do Aeroclube de Pirassununga, SP |
Valiosa pesquisa histórica. O Museu Aeroespacial tem um PT-19 em otimas condições, e pode girar o motor
ResponderExcluirE voces já imaginaram a aventura que foi, transportar estes PT-'9 durante 21-30 dias, dos EUA, passando por Mexico, Am. Centyal Guianas, Amazonia... até o Rio? com jovens aspirantes entre 19 e 23 anos, com cabine ABERTA, sem poder entrar numa tempestade... que coragem! Uma geração de ouro!
ResponderExcluirConheci dois deles voando voando , um deles o PT HOA de tao conservado era quase novo
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