Uma
pesquisa independente liderada pelo Conselho Europeu de Segurança nos Transportes
mostrou que as mortes caíram pela metade nos países que fazem parte da União
Europeia e a Suíça.
Em 2001, os
dados mostravam cerca de 28 mil mortes, enquanto em 2012 as fatalidades
baixaram para 12 mil.
Segundo o estudo, um dos principais motivos é que os
carros estão mais seguros graças à seus sistemas passivos e ativos de
segurança.
Os países
que apresentaram maior porcentagem de melhoria entre 2001 e 2012 foram a
Espanha e a Letônia, com 66% de redução.
Interessante estes dados. Quem já viajou pela Europa sabe que as rodovias onde se permite trafegar em velocidades mais altas estão no velho continente. Em alguns países, as rodovias sequer tem limite de velocidade, como as autobahn alemãs. Isto é possível pelo excelente estado de conservação das estradas e a forma impecável com que estas estradas são construídas.
Típica rodovia européia. |
Ao contrário, as estradas brasileiras são consideradas como uma das piores do planeta. Mas, claro, a culpa dos acidentes é sempre do motorista.
Imagem típica de 89% das estradas brasileiras, segundo o relatório 2013 da Confederação Nacional do Transporte (CNT) |
O governo, corrupto e incompetente, não pode ser processado pelo cidadão por não cumprir a sua obrigação. Ao cidadão cabe suportar em silêncio os elevados impostos, sem contrapartida.
Até quando?
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