terça-feira, 13 de maio de 2014

Jack Daniel's - Alguns Fatos Interessantes

Jack Daniel’s não é só um das muitas marcas de uísque que se encontram nas lojas de bebidas. É um ícone americano e a marca líder no mundo, talvez com a garrafa mais reconhecida  pelo público. Com quase 150 anos de vida, o Jack Daniel’s tem uma história muito interessante, com fatos que você talvez não saiba. 

Veja alguns deles:

1 – Produzido num Condado “Seco”
Pouca gente sabe que o Jack Daniel’s é feito num condado “seco”.  A destilaria está localizada na cidade de Lynchburg, Condado de Moore, no Estado do Tennessee. 
Um condado “seco” é aquele que não permite a venda de bebidas alcoólicas dentro de seus limites. O governo do condado proíbe que bebidas alcoólicas sejam vendidas em restaurantes ou lojas dentro da área de sua jurisdição.
Loja da Jack Daniel's em Lynchburg, TN.
Os habitantes do Condado de Moore não podem comprar bebidas onde vivem! Tem que ir a outro condado para comprá-las.

Loja da Harley-Davidson em Lynchburg, TN.
No início dos anos 1900 o Estado do Tennessee proibiu a venda de bebidas alcoólicas e ficou assim por quase 30 anos. A Destilaria Jack Daniel’s ficou fechada durante este tempo, até que uma lei foi aprovada, permitindo que a bebida fosse produzida, mas a venda local continuou proibida. Com isto a Jack Daniel’s voltou a produzir, vendendo o seu uísque para o resto dos Estados Unidos.

2 – Você pode comprar um barril
Se você é um verdadeiro apreciador do Jack Daniel’s Single Barrel Select Whiskey, você pode aproveitar o programa “Buy the Barrel”.  Essencialmente, por um preço ao redor de US$10.000,00, você pode comprar um barril inteiro, especialmente engarrafado para você! E ainda recebe o barril vazio no qual o uísque foi maturado.

Ainda que seja um preço alto, você recebe 240 garrafas do uísque, o que dá um custo de cerca de US$42 por garrafa e um barril para fazer o que quiser.

Como um novo barril de carvalho branco é usado para cada fornada e o maturamento depende de onde o barril é colocado, nos armazéns da Destilaria, nenhuma fornada é exatamente igual às outras. Assim, as garrafas que você recebe no programa “Buy the Barrel” serão exclusivas para você.


E ainda tem a opção de visitar a destilaria para buscar sua compra. De outra forma, a Jack Daniel’s manda suas garrafas e o barril para um distribuidor perto da sua casa.

3 – As variedades que são oferecidas
Há quatro variações do Jack Daniel’s Tennessee Whiskey: original Old No. 7, Gentleman Jack, Jack Daniel’s Single Barrel e ennessee Honey. A diferença está nos seus ingredientes, e nos processos de filtragem e de maturação, para oferecer uma bebida adequada para os vários gostos dos clientes.


Além dessas quatro variações, há edições especiais e limitadas, que a Jack Daniel’s produz eventualmente. Estas edições são variações das quatro produzidas regularmente, típicamente com um teor alcoólico maior.

Edição especial, em homenagem a Frank Sinatra, lançada em 2013.
4 – Um mestre-destilador do Jack Daniel’s é uma figura única.
O mestre-destilador em uma destilaria é a função mais importante de todas. Ele é o responsável final por criar um produto de qualidade no nível da reputação da marca. O mestre-destilador da Jack Daniel’s atual é Jeff Arnett e ele é o sétimo na história da destilaria. Para uma companhia com 146 anos de idade, isto mostra um verdadeiro comprometimento com a função!  

Jeff Arnett, mestre-destilador da Jack Daniel's.
O primeiro mestre-destilador, é claro, foi o próprio Jasper "Jack" Newton Daniel e ele estabeleceu a maioria dos procedimentos ainda usados hoje em dia na destilaria.

Então, quando todo o resto falhar, lembre-se: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário