sexta-feira, 2 de maio de 2014

Preservando o Patrimônio Histórico


Uma construtora local entregará neste fim de semana, em Balneário Camboriú, o edifício Tour Chapelle, que tem uma peça no mínimo inusitada na arquitetura: uma igrejinha tombada pelo patrimônio histórico municipal.


O projeto arquitetônico
 A capela, construída na década de 1960, pertencia à associação luterana Wally Heidrich, que já não tinha condições de manter o imóvel e ofereceu o terreno à construtora. A incorporação da igrejinha ao edifício foi aprovada pelo Conselho da Cidade, como forma de manter o patrimônio.

Inaugurada em 1961, a então Igreja Evangélica de Confissão Luterana atendia principalmente os veranistas de cidades como Brusque, Blumenau, Pomerode e Rio do Sul, que sentiam falta de um espaço para professar a fé no litoral, além das 25 famílias luteranas residentes na chamada Praia de Camboriú à época.

As características históricas da igreja  foram preservadas, como  a cruz talhada em madeira nobre pelo escultor Hermann Teichmann, o peculiar formato do telhado e o sino.

Sobre a estrutura da capela estão os 29 pavimentos do Tour Chapelle.

Operários dando o acabamento final.
A construtora ficará responsável pela manutenção da capela  que estará disponível para visitação  e também possibilitará a locação para eventos como casamentos e batizados.

O Edifício Tour Chapelle fica localizado na Rua 2300, em Balneário Camboriú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário