50 Dicas de Segurança que podem salvar vidas:
1. Pense
que ninguém te vê
Porque para
a maioria dos motoristas, você é invisível, mesmo! Nunca faça um movimento
imaginando que o outro motorista está vendo você, mesmo que você tenha acabado
de ver seus olhos. Motos muitas vezes não fazem parte das cabeças de quatro
rodas.
2. Seja
paciente
As
conseqüências de encarar um erro ou uma disputa no trânsito começam mal e
sempre acabam PIOR. Finja que foi a sua mãe que fez aquela barbeiragem e perdoe
a falha.
3. Ponha
roupas para encarar um acidente, não uma piscina ou uma festinha de verão
Com
certeza, a padaria do bairro é uma viagem de 5 minutos, mas ninguém está
planejando comer asfalto, está? As roupas modernas de tecidos ventilados
significam que 40 graus à sombra não são desculpa para camisetinhas e
shortinhos de surfista (aliás, você sabe pegar onda, por acaso?)
4. Espere o
melhor, mas esteja preparado para o pior
Esteja
pronto para uma fechada, para uma surpresa que nunca deve ser inesperada. Não
existe "apareceu de repente", "veio do nada" ou "eu
achei que ele ia… ".
5. Deixe
seu ego em casa
As únicas
pessoas realmente interessadas em saber se você estava mais rápido que o outro
na avenida são o policial e o Detran.
6. Preste
atenção no que está fazendo
Tem um
ônibus na sua frente parando de repente para uma pessoa que fez sinal em cima
da hora. Se ligue!
7. Espelhos
mostram só uma parte do ambiente
Nunca mude
de direção ou de faixa sem olhar para trás para confirmar que você realmente
pode virar ou mudar de faixa.
8. Seja
paciente
Espere mais
um ou dois segundos antes de entrar na pista, começar a andar ou sair para
ultrapassar. Você é pego pelo que NÃO VIU! Aquela olhadinha a mais vai salvar
sua pele.
9. Preste
atenção na diferença de velocidade
Passar por
carros ao dobro de sua velocidade ou mudar de pista para passar por um monte de
carros parados é somente um jeito mais rápido de conhecer São Pedro (e se você
tiver acumulado méritos para conhecê-lo!).
10. Cuidado
com a calçada
Um monte de
surpresas acaba chegando das calçadas: sacos com objetos dentro, pregos,
antenas de TV, tijolos, escadas, sofás velhos, escolha o que quiser! Procure
problemas nos cantos e não ande junto à calçada, você está no tráfego.
11. Carros
entrando à esquerda ainda são os maiores assassinos de motociclistas
Não ache
que o motorista vai esperar passarem todos os motociclistas antes de se enfiar
à esquerda, não. Eles também estão tentando ser rápidos!
12. Cuidado
com carros passando no vermelho
Os
primeiros segundos após o sinal mudar são os mais perigosos. Olhe SEMPRE para
os dois lados antes de cruzar o semáforo depois de aberto.
13. Olhe os
retrovisores
Olhe os
espelhos retrovisores sempre que mudar de faixa, diminuir a velocidade ou
parar. Esteja pronto para se mover se o outro veículo for ocupar o espaço onde
você está.
14. Deixe
espaço na frente
No Brasil
se anda sempre MUITO colado. A regra geral que se usa pelo mundo é de 3
segundos de distância do veículo da frente. Melhor ainda se você observar tudo
que aparecer na sua frente para os próximos 12 segundos (no horizonte). Todos
os seus problemas estão aí dentro desses espaços.
15. Cuidado
com os carros equipados
Eles são
rápidos e seus motoristas são agressivos. Não imagine que você passou por ele e
que está tudo resolvido, ele está logo aí atrás. Você pode acabar como um novo
enfeite na grade frontal do carrão dele.
16. Entrar
em curvas em alta velocidade machuca
É a maior
causa de acidentes com motociclistas sozinhos e em estradas sinuosas e pistas
de corrida. "Entre devagar, saia rápido" é há muitos anos a regra dos
campeões das pistas.
17. Não
acredite na eficiência da polícia florestal
Se na área
onde você está podem aparecer animais, não vá pensar que a polícia rodoviária
ou florestal vai conseguir tirar cada um deles da sua frente. Vá devagar, olhe
para as margens da estrada e fique vivo.
18. Já está
na hora de você começar a usar os dois freios
O dianteiro
faz a maior parte da parada, mas um pouco de traseiro na entrada das curvas
pode acalmar uma moto nervosa. E ajuda, muito, a parar uma moto pesada.
19.
Mantenha SEMPRE alguns dedos sobre o freio dianteiro
Economize
um segundo no tempo de reação a 85 km/h e você pode parar 30 metros antes (e
talvez até conseguir escapar do impacto). Pense nisso!
20. Olhe
para sua trajetória
Use o
milagre da fixação de objetivo em seu próprio benefício. As pesquisas mostram
que a moto vai para onde você olha, então olhe para a solução no lugar de olhar
para o problema.
21.
Mantenha seus olhos em movimento
O tráfego
está sempre mudando. Portanto, continue sempre procurando por problemas. Não
trave seus olhos em um só ponto por muito tempo, a menos que você esteja
realmente em problemas sérios.
22. Pense
antes de agir
Avalie com
cuidado a situação quando pensar em ultrapassar rapidinho aquele táxi está a 15
km/h numa área com limite de 60 km/h , ou você pode acabar com sua cabeça
dentro do carro que virou à esquerda "DO NADA".
23. Não
olhe para o chão – levante sua cabeça
É sempre
tarde para fazer qualquer coisa quando o problema está a 10 metros . Olhe lá
longe e mude a direção.
24. Preste
atenção em seu caminho
A maioria
dos acidentes acontecem durante os primeiros 15 minutos de seu trajeto, abaixo
de 60 km/h , em um cruzamento ou via secundária. É, exatamente, ali por onde
você passa toda hora.
25. Pare
totalmente em cada placa de "PARE"
Isso, ponha
seu pé no chão. Olhe de novo. Qualquer outra maneira de fazer isso pode forçar
uma decisão imediata, sob pressão e sem tempo para identificar uma situação de
risco.
26. Nunca
entre às cegas num corredor de trânsito parado
Os carros
devem estar parados por alguma boa razão, e você pode não vê-la até que seja
tarde demais para fazer alguma coisa. Não ande a mais de 30 km/h acima da
velocidade dos outros veículos. Se estiver a 40 km/h , você vai ver que cair no
meio do trânsito não é assim tão confortável.
27. Não
abrace um urso!
Se você
pesa 50 quilos, por favor não tente rodar por aí em uma estradeira de
400 kilos! Se você tem só um metro e meio de altura, tem certeza que precisa
uma altíssima big trail? Pega leve!
28. Procure
pelas portas de carros que se abrem no tráfego
Acertar um
carro que desvia de uma porta aberta é exatamente tão dolorido quanto o
primeiro caso.
29. Não
entre num vício de cruzamentos iguais
Procure
placas de "PARE" mesmo depois de uma longa série de esquinas em
preferência para você. Se você está imaginando que o tráfego vai parar pra
você, vai acabar encarando uma surpresa no mínimo bem dolorida.
30. Tenha
espaço para se movimentar quando trafegar
Pilotar
dentro de um amontoado grupo de motos é um bom jeito de acabar no meio do mato.
Qualquer grupo de motos que valha a pena acompanhar terá um ponto de encontro
marcado à frente para reencontrar os "desgarrados". Se quiser andar em grupo, faça o curso de treinamento.
31. De
tempo para seus olhos se acostumarem
Vá devagar
e com farol baixo até que seus olhos se acostumem com a escuridão ao sair de
lugares muito iluminados. Fechar um dos olhos até chegar ao local escuro também
ajuda, senão você estará dirigindo às cegas por uns 2 quilômetros !
32. Domine
a meia-volta
Pratique
este retorno apertado até ficar bom. Ponha suas nádegas na beirada do banco no
lado contrário à curva e deite a moto para dentro da curva, usando seu corpo
como contrapeso enquanto gira em cima da roda traseira. É uma excelente manobra
para não bater no carro da frente ou para escapar daquele bueiro sem tampa.
33. Quem
colocou uma placa "PARE" no meio dessa subida?
Não entre
em pânico. Use o freio traseiro para manter a moto no lugar enquanto usa o
acelerador e embreagem com atenção para sair sem problemas.
34. Se
parece escorregadio, então é mesmo!
Um trecho
de chão suspeito pode ser só mais uma mancha. Manteiga? Cascalho? Óleo? Pode
não ser nada, mas é melhor diminuir ANTES de pisar num sabãozão. Se não era
nada, melhor.
35. BUM!!!
Estouro de pneu! E agora?
Sem
movimentos bruscos. A moto não estará feliz embaixo de você, então se prepare
para usar um pouco de músculos para manter a trajetória. Alivie o acelerador e
use o freio bem leve com a roda boa (traseira ou dianteira) e vá procurando a
melhor direção para sair da pista. Agora, pode voltar a respirar.
36. Pingos
na viseira?
Começou a
chover. O asfalto apenas umedecido é muito mais escorregadio que depois de uma
forte chuva tropical, e você nunca sabe o quanto ele está liso. Use máxima
concentração, cuidado e suavidade nos controles.
37.
Emocionado?
Já dizia o
velho ditado: "Quando a cabeça não pensa, o corpo padece". As emoções
são tão fortes quanto qualquer droga, então observe a você mesmo quando for
sair. Se você está nervoso, triste, exausto ou ansioso, sente e conte até 100
mil.
38. Vista
roupas adequadas
Ponha
roupas que sirvam bem em você e ao clima. Se você está com muito frio ou com
muito calor ou brigando com uma jaqueta onde cabem dois de você, você já está
em problemas.
39. Deixe
seu iPod em casa
Você não
vai ouvir o caminhão de cimento a tempo se estiver ouvindo a banda Calipso. A
única coisa que vai ficar atraente são seus fones de ouvido como brinde para o
pessoal da SALA DE CIRURGIA.
40. Aprenda
a fazer desvios de emergência
Esteja
pronto para fazer dois desvios de emergência em seguida. Desvie de um obstáculo
pela esquerda e logo em seguida de volta à sua trajetória original à direita, e
vice-versa. A moto vai seguir seus olhos, portanto olhe para o caminho e não
para os obstáculos. Pratique isso até que seja um reflexo normal, sem pensar.
41. Seja
suave em baixa velocidade
De nada
adianta sua enorme agilidade se você estiver devagar. Tire as forças dos
movimentos com um trabalho leve nos freios traseiros. Isso minimiza muito
indesejáveis transferências de peso e inércia, e facilita alinhar e posicionar
a moto exatamente onde e como desejamos.
42. Piscar
luz de freio é uma boa
As setas
dos outros veículos te chamam a atenção porque piscam? Pisadinhas leves no
pedal ou toques rápidos na manete do freio dianteiro antes de realmente frear
sua moto vai alertar o tráfego atrás.
43.
Cruzamentos são perigosos, então garanta suas chances
Ponha outro
veículo imaginário entre sua moto e o veículo à frente para evitar que outro
veículo cruzando acerte você bem de lado. Diminua, assim, pela metade a chance
de acidentes.
44. Ajuste
sua visão periférica
Olhe para
um ponto bem à sua frente. Agora procure ver as coisas ao seu lado movendo
apenas sua atenção, sem mover os olhos. Quanto mais você conseguir ver sem
virar os olhos ou a cabeça, mais cedo vai reagir aos problemas.
45. Sozinho
num semáforo que não muda nunca?
Se for um
semáforo inteligente, você pode mudá-lo! Procure um fio sensor de presença
antes da faixa de pedestre (um quadrado riscado em preto no chão) e posicione o
motor da moto em cima dele (o sensor tem um campo magnético). Se o semáforo não
mudar, baixe o descanso lateral bem sobre o fio, que as suas chances de mudá-lo
para verde vão melhorar. Se não der, relaxe e espere, você já tentou de tudo…
46. É mais
difícil ver à noite
Ajuste e
limpe seus faróis e viseiras transparentes e tenha uma visão melhor do que uma
simples idéia do que está ali na frente. Ao anoitecer, troque viseiras escuras
pelas transparentes.
47. Não
trafegue perto ou ao lado de caminhões
Se um
daqueles 18 pneus monstruosos estourar — o que acontece com BASTANTE FREQÜÊNCIA
– ele vai se transformar em vários projéteis de borracha e aço violentíssimos.
A não ser que você goste de brigar com uma chuva de destroços, fique longe ou
passe logo por ele.
48. Tire o
pânico das paradas de emergência
Desenvolva
uma intimidade muito grande com seu freio dianteiro. Procure um lugar deserto e
seguro em asfalto liso e limpo. Faça centenas de frenagens começando bem
suavemente e freando cada vez mais forte até descobrir aquela força na mão
ideal entre a frenagem máxima e a roda travada (frenagem máxima = pneus CANTAM
ligeiramente, mas a roda NÃO TRAVA). Repita isso com cuidado MUITAS vezes até
ficar muito bom. Pronto. Repita usando também o freio traseiro, para se acostumar a frear com os dois freios.
49. Tenha
pneus adequados
Nada do que
você leu até aqui vai servir a não ser que você tenha os pneus adequados. Não
os subestime. Tenha certeza que eles estão bem calibrados todo tempo. Procure
cortes, pregos e outras porcarias que tenham se prendido a eles. Procure sinais
de ressecamento e desgaste. Troque logo que puder, os pneus são a essência da
dirigibilidade. E não use pneus de marcas diferentes ou novo com usado na
dianteira e na traseira, isso muda completamente a estabilidade da moto.
50. Respire
fundo. Conte até 10. OU até 100.
Desculpe e
peça desculpas, dê passagem e vá devagar, apreciando o passeio. Deixar de andar
a 130 km/h e demorar para chegar é muito melhor que arruinar sua vida e ir para
uma cadeira de rodas ou um caixão.
Texto original em inglês, de autor desconhecido. Traduzido e adaptado para o português, por autor também desconhecido.
Adorei Roque! Não abrace um urso... muito boa
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