segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

David Uhl - O Artista das Harley-Davidson


"Ready to Rally", comemorando Daytona Bikeweek de 2011.
Óleo sobre tela, por David Uhl.

Pilotar e customizar são apenas duas formas de mostrar sua paixão por motocicletas, entre várias. Outra maneira é expressar-se através do desenho e da pintura. Poucos conseguem fazer isto de uma maneira tão artísticamente representada como David Uhl, o artista das Harley-Davidson.

David Uhl nasceu em Toledo, Ohio em Setembro de 1961. Ainda na infância, surpreendeu sua família e amigos com desenhos que já mostravam o artista que seria. Ao terminar o segundo grau, David decidiu seguir carreira no mundo das belas artes. Contemplado com uma bolsa de estudos, ingressou no Instituto de Artes da Universidade do Colorado. Mas ficou lá por pouco tempo. Depois de um ano, concluiu que o seu desejo era participar do mundo da ilustração comercial. Deixou a faculdade e começou uma carreira de êxito, fazendo trabalhos para empresas do porte da IBM, Coca-Cola, FedEx e Time Magazine, entre muitas outras.

No verão de 1988 David comprou uma motocicleta e seguiu para Sturgis, South Dakota, onde vivenciou pela primeira vez a cultura dos apaixonados pelo mundo das duas rodas. A partir daí,  ele entrou no "Harley-Davidson Life Style", desenhando camisetas para a Motor Company, o que faz até hoje.

Entretanto, depois de 20 anos produzindo desenhos para clientes comerciais, David decidiuiniciar-se no mundo da pintura a óleo. Esta decisão mudou sua vida radicalmente.

No início de 1998, David concebeu um novo caminho para a arte da Harley-Davidson; pinturas a óleo, de alta qualidade. Como se aproxima a data de comemoração do centenário da Harley-Davidson, ele decidiu que era a ocasião propícia para apresentar seu trabalho. Fez uma extensa pesquisa com fotos da H-D, tiradas nos anos 1930 e 1940. Daí surgiu a inspiração para o seu primeiro trabalho: "A Change in the Weather".

"A Change in the weather", primeira obra de David Uhl sobre as H-D

Ele foi a Milwaukee e apresentou sua obra aos executivos da HDMC. Foi um sucesso. David Uhl tornou-se o primeiro artista plástico, autorizado oficialmente a produzir obras com a Harley-Davidson como tema, direito que mantém até os dias atuais.


David Uhl já produziu mais de uma centena de quadros a óleo e em aquarela, tendo a lendária marca como tema principal.

"Fix 'er-Up", óleo sobre tela,  por David Uhl.

A grande maioria das obras de David Uhl tem uma motocicleta Harley-Davidson como tema central. 

Algumas vezes, estão associadas com a aviação militar.

"Wild Mustang", óleo sobre tela, por David Uhl.

David Uhl mantém seu estúdio na cidade de Golden, Colorado (próximo a Denver). Suas obras são adquiridas por colecionadores e expostas em vários museus no mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário