segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Chemin du Roy

Chemin du Roy, ou a Estrada do Rei, é uma rota histórica do Canadá, ligando Québec à cidade de Repentigny, nas proximidades de Montreal.

Com uma extensão de quase 280 quilômetros, a estrada foi construída a partir de  1731, por ordem do Conselho Superior da Colônia da Nova França, que determinou que uma estrada fosse construída na margem norte do Rio São Lourenço, ligando as comunidades de Mont Royal (atual Montreal) e Québec.

A estrada foi concluída em 1737 e tinha a largura de 7,4m, ligando 37 comunidades.  Na época, era a estrada mais longa na América do Norte.

Hoje, grande parte do Chemin du Roy faz parte da rodovia Autoroute 138.


Escolhi esta rota para irmos de Québec até Montreal, ao invés de usar a alternativa mais rápida, que é a Autoroute 20.

Saímos de Québec debaixo de neve e com a temperatura ao redor dos 2 graus negativos.



Fomos para o início do Chemin du Roy, na parte oeste da cidade.


Seguimos na direção oeste, sempre próximo da margem norte do Rio São Lourenço. A neve continuava forte, exigindo muito cuidado na direção.



Passamos por Trois-Rivières, um dos portos que costumava operar nos meus tempos de Marinha, e fizemos uma parada para fotografias na pequena vila de Sainte-Anne-de-la-Pérade, fundada em 1607.




Dali seguimos para o final (ou início) do Chemin du Roy, a cidade de Repentigny, onde visitamos a loja Harley-Davidson local.

Vision Harley-Davidson, Repentigny, QC, Canadá.

Sem dúvida a logomarca mais estranha de loja H-D que já ví!

Chegamos em Montreal por volta das 15:30 e nos hospedamos no Best Western Ville-Marie Hotel & Suites, no coração da cidade.

Como sempre, um Jack Daniel's para celebrar um excelente dia na estrada.

Santé!


Nenhum comentário:

Postar um comentário