quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Harley-Davidson Vehicle Operations - York, PA.


No dia 14/11 fizemos o Steel Toe Tour Vehicle Operations.



O Steel Toe (expressão americana que significa bota de segurança com biqueira de aço) Tour é uma visita diferenciada, onde o visitante literalmente acompanha todo o processo de montagem das motocicletas.

No caso da planta de York, Pennsylvania, as linhas Touring - incluindo o Tri Glide - Softail e CVO.

Já havíamos visitado a planta em 2011, conforme postado aqui. Mas desta vez a visita foi mais ampla e seguimos toda a linha de montagem, deste a estampa dos paralamas e tanques, até o embarque das motocicletas destinadas às revendas e ao exterior.

A visita tem que ser programada com antecedência (recomendo 30 dias antes) e custa US$30 para membros do HOG. Há somente duas visitas por dia, de segunda a quinta-feira e os grupos são pequenos. 
Começou com um vídeo institucional mostrado no auditório do Visitors Center. Em seguida recebemos os EPI para a entrada na área de produção (óculos de segurança, biqueira de aço para colocar sobre os sapatos, colete de segurança) e um intercomunicador. Este aparelho permite escutar o guia, conversar com ele e entre os participantes. É necessário, pois em algumas áreas o barulho das máquinas é relativamente alto.

Inicialmente visitamos a área de estamparia, onde são conformados os paralamas e as duas metades que compõem os tanques. Todo o aço utilizado na fabricação das Harley-Davidson é made in USA, não se usando aço importado. As chapas de aço tem uma coloração azulada, resultado do tratamento anticorrosivo realizado já na laminação.

Depois de estampados, os paralamas e metades dos tanques são passados para a área de corte a laser, onde os excessos são retirados e os orifícios para instalação no chassis e colocação de componentes são abertos.

Metade de um tanque, depois de estampado e antes do corte a laser.
Paralamas já recortados e perfurados a laser.
As partes estampadas seguem, depois, para a área de pintura. Inicialmente todas as partes são lavadas quimicamente, para retirar qualquer resíduo indesejável. Depois são polidos, inspecionados manualmente e enviados para pintura. A primeira parte é a aplicação do primer. Depois todas as partes recebem uma carga de eletricidade negativa que promove a perfeita adesão da pintura. Em seguida, passa pelo primeiro tunel de pintura, onde pintores aplicam a tinta nas áreas onde os robôs não conseguem pintar. 

Tanques preparados para a primeira camada do processo de pintura.
Na sequência, as partes retornam ao túnel de pintura, onde recebem as várias camadas de tinta, aplicadas por robôs, seguidos da secagem nos fornos à gás. 

Após a pintura e antes da aplicação dos detalhes de filamentos na pintura, decalques e/ou medalhões, cada tanque é testado pneumáticamente para constatar que não há qualquer vazamento. Se houver, o tanque o descartado e sucateado.

A parte final da pintura é o polimento e aplicação dos filamentos e decalques, feito por funcionários trabalhando dentro de uma área à prova de poeira. Cada empregado recebe um "banho" de ar antes de entrar no recinto e usam roupas especiais para proteger o ambiente em que estão os componentes.


O processo de pintura de cada motocicleta leva 12 horas, nos modelos com duas cores ou dois tons, e 7 horas se for uma só côr. O mesmo processo é realizado no quadro das motocicletas.

A fabricação dos quadros é outra área em que pudemos acompanhar detalhamente todo o processo.
Os tubos vem em tamanhos de 20 pés (aproximadamente 6 metros) e são cortados para compor cada um dos componentes. Depois são montados em gabaritos e soldados por robôs. Após a soldagem, cada quadro é inspecionado por um soldador qualificado. Se houver alguma falha o funcionário faz a devida correção, registrando no computador o local da falha. Se houver um número de falhas acima da tolerância admitida (que é muito baixa!), a linha é parada e os robôs são recalibrados. 


Instalando o sistema motor no quadro.
A montagem das motocicletas se inicia com a instalação do motor (vindos da fábrica em Milwaukee, WI) no quadro. Todo o sistema de transporte é realizado por carrinhos automatizados, que seguem por trilhas magnéticas marcadas no piso. Há semáforos que indicam aos pedestres se é permitida a passagem pela rota dos carrinhos.

Durante todo o processo de montagem, cada passo é registrado no computador, através da leitura de códigos de barras e lançamentos feitos pelos funcionários.

Vista geral da linha de montagem em York, PA.
A fábrica funciona no sistema just in time, e o inventário de componentes é suficiente para cerca de quatro horas de trabalho. Assim, o movimento de carretas descarregando as peças (vindas das várias fábricas da Harley-Davidson e dos fornecedores terceirizados) é constante. O mesmo acontece com as carretas que saem, tranportando as motocicletas prontas para a revendas ou para o exterior.

Todas as fases de montagem nos foram mostradas na fábrica, com várias paradas durante o percurso para vídeos adicionais e oportunidade para tocarmos, literalmente, em vários componentes das motocicletas. 

Na fase final da linha de montagem, as motocicletas já prontas são colocadas nosestandes de testes, onde tem os motores acionados, com as rodas girando em grandes rolos de material sintético, reproduzindo as condições em uma rodovia, inclusive os esforços na suspensão. Não é colocado combustível nos tanques. O combustível é fornecido por mangueiras conectadas diretamente 


A bancada de teste, com dinamômetro. Cada motocicleta é testada individualmente.

Alguns modelos são, adicionalmente, verificados em circuito fechado e em ruas da cidade, fazendo um percurso total de 25 milhas (40 km) em condições diversas de pavimentação. Este processo, chamado de Auditoria de Produção, é feito em 5 motocicletas diáriamente, escolhidas aleatóriamente na linha de montagem.

As motocicletas são montadas segundo critérios específicios para cada região: Estados Unidos em geral, Califórnia, Canadá, Europa, Ásia (Japão e China), Índia e América do Sul. As unidades destinadas ao Brasil são enviadas em partes (sistema CKD) e montadas na linha de montagem de Manaus.


Área de expedição de motocicletas exportadas.
Foi mais uma experiência gratificante, envolvendo a marca Harley-Davidson. Como consumidor e admirador da marca, fiquei impressionado com a preocupação com a qualidade em todas as etapas de fabricação e montagem das motocicletas Harley-Davidson. O que ví me deu mais confiança, ainda, na marca que escolhi para rodar com a minha querida.

Para encerrar a postagem, a única foto tirada durante a visita. O fotográfo foi o próprio guia da HDMC, usando uma câmera da fábrica.


Eu e a Rô (à esquerda), com os outros participantes da visita.


As demais fotografias mostradas nesta postagem são cortesia da HDMC, Inc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário