sábado, 24 de agosto de 2013

Harley-Davidson 2014 - Test-ride na Ultra Limited

O nosso amigo e companheiro de viagem, Davidson Botelho, é um dos sócios da Bahia Harley-Davidson, a mais nova revenda H-D do Brasil.

Excelente pessoa, fizemos juntos a viagem Coast-to-Coast NY a Los Angeles, em 2010

Davidson Botelho, na sua Bahia Harley-Davidson, de Salvador, BA.

Ele participou da reunião anual de dealers em Denver, Colorado, no fim de semana passado, quando a linha 2014 foi apresentada.

Em seguida foi convidado pela Motor Company a testar a nova Ultra Limited e sentir no próprio punho a emoção, podendo conferir as diferenças.O teste compreende rodarem por 1.600km, em diversas condições de terreno e em temperaturas variando entre 8C e 45C, incluindo tráfego pesado em zona urbana.


Na rota escolhida, atravessaram as Montanhas Rochosas, atingindo altitude de 3.900m acima do nível do mar.

O Davidson nos concedeu o privilégio de sermos o primeiro blog brasileiro a relatar esta experiência única.
Mas vamos ao que ele nos relata:
  • Sistema de freios integrados ABS. O sistema divide a frenagem em 80%/20% entre as rodas dianteira e traseira. Se for utilizado a manete do freio dianteiro, a roda respectiva recebe 80% da frenagem e a roda traseira os outros 20%. Se for utilizado o pedal do freio traseiro, a divisão se reverte, ficando 80% com a roda traseira e os 20% com a roda dianteira. (Comentário: não sei se este sistema pode ser desativado. Alguns puristas, como eu, preferem administrar diretamente a divisão da frenagem entre as rodas dianteira e traseira).
  • Arrefecimento híbrido ar/líquido: o sistema resfria os cabeçotes do motor, que ganhou entre 7-10% de potência adicional por conta disto. Isto é sentido principalmente na retomada de velocidade. Pilotando em temperatura ambiente de 45C e trânsito urbano a sensação de calor proveniente do motor é muito reduzida e as entradas de ar ao lado dos radiadores ventilam muito bem.
  • Motor: o motor de 1700cc respondeu bem em todas as condições de temperatura e altitude. Na passagem pelo ponto mais alto (3.900m) a perda de potência foi mínima, apesar o ar rarefeito. O piloto sentiu mais que a motocicleta!
    Independence Pass, Montanhas Rochosas, Colorado, EUA.
  • Novo desenho da carenagem central (morcegão) é mais afinalado e melhorou muito a aerodinâmica. A direção ficou mais leve e não existe vibração, mesmo atingindo 200 km/hora em uma reta no deserto (não tente fazer isto em estradas brasileiras!). A entrada de ar frontal cria um conforto maior para o piloto/garupa e pode ser fechada em caso de necessidade.
  • Espaço para bagagem: o novo Tour Pak é 4% maior, agora com uma só trava. Apesar dos alforges não terem sido modificados, o sistema de abertura é mais prático. A capacidade total de bagagem aumentou de 128 litros para 133 litros.
  • Multimídia: é a estrela do show! O Davidson Botelho ficou impressionado com a alta tecnologia e a qualidade do áudio. E foi confirmado a possibilidade de uso do intercomunicador de capacete sem o cabo, utilizando-se a conexão Bluetooth. Entretanto o equipamento fornecido pelo H-D ainda é o tradicional, com cabo.

Agradecemos ao Davidson Botelho por compartilhar conosco sua experiência pilotando a mais nova motocicleta Harley-Davidson, ao mesmo tempo que desejamos que o restante do teste seja tão prazeiroso como tem sido até agora.

Um comentário:

  1. Roque, a única modificação que eu não gostei foi exatamente essa do freio....prefiro ter o controle da distribuição pois em muitas situações eu utilizo somente um deles...em alta/média o dianteiro e em baixa o traseiro.

    Pode ser que essa distribuição esteja bem administrada e não afete tanto o comportamento da moto, mas só testando para saber....vai ficar para uma viagem futura...

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