O nosso
amigo e companheiro de viagem, Davidson Botelho, é um dos sócios da Bahia
Harley-Davidson, a mais nova revenda H-D do Brasil.
Excelente pessoa, fizemos juntos a viagem Coast-to-Coast NY a Los Angeles, em 2010
Excelente pessoa, fizemos juntos a viagem Coast-to-Coast NY a Los Angeles, em 2010
Davidson Botelho, na sua Bahia Harley-Davidson, de Salvador, BA. |
Ele
participou da reunião anual de dealers em Denver, Colorado, no fim de semana
passado, quando a linha 2014 foi apresentada.
Em seguida foi convidado pela Motor Company a testar a nova Ultra Limited e sentir no
próprio punho a emoção, podendo conferir as diferenças.O teste
compreende rodarem por 1.600km, em diversas condições de terreno e em
temperaturas variando entre 8C e 45C, incluindo tráfego pesado em zona urbana.
Na rota
escolhida, atravessaram as Montanhas Rochosas, atingindo altitude de 3.900m
acima do nível do mar.
O Davidson
nos concedeu o privilégio de sermos o primeiro blog brasileiro a relatar esta
experiência única.
Mas vamos
ao que ele nos relata:
- Sistema de freios integrados ABS. O
sistema divide a frenagem em 80%/20% entre as rodas dianteira e traseira. Se
for utilizado a manete do freio dianteiro, a roda respectiva recebe 80% da
frenagem e a roda traseira os outros 20%. Se for utilizado o pedal do freio
traseiro, a divisão se reverte, ficando 80% com a roda traseira e os 20% com a
roda dianteira. (Comentário: não sei se
este sistema pode ser desativado. Alguns puristas, como eu, preferem
administrar diretamente a divisão da frenagem entre as rodas dianteira e
traseira).
- Arrefecimento híbrido ar/líquido: o sistema resfria os cabeçotes do motor, que ganhou entre 7-10% de potência adicional por conta disto. Isto é sentido principalmente na retomada de velocidade. Pilotando em temperatura ambiente de 45C e trânsito urbano a sensação de calor proveniente do motor é muito reduzida e as entradas de ar ao lado dos radiadores ventilam muito bem.
- Motor: o motor de 1700cc respondeu
bem em todas as condições de temperatura e altitude. Na passagem pelo ponto
mais alto (3.900m) a perda de potência foi mínima, apesar o ar rarefeito. O
piloto sentiu mais que a motocicleta!
Independence Pass, Montanhas Rochosas, Colorado, EUA. - Novo desenho da carenagem central (morcegão) é mais afinalado e melhorou muito a aerodinâmica. A direção ficou mais leve e não existe vibração, mesmo atingindo 200 km/hora em uma reta no deserto (não tente fazer isto em estradas brasileiras!). A entrada de ar frontal cria um conforto maior para o piloto/garupa e pode ser fechada em caso de necessidade.
- Espaço para bagagem: o novo Tour Pak é 4% maior, agora com uma só trava. Apesar dos alforges não terem sido modificados, o sistema de abertura é mais prático. A capacidade total de bagagem aumentou de 128 litros para 133 litros.
- Multimídia: é a estrela do show! O Davidson Botelho ficou impressionado com a alta tecnologia e a qualidade do áudio. E foi confirmado a possibilidade de uso do intercomunicador de capacete sem o cabo, utilizando-se a conexão Bluetooth. Entretanto o equipamento fornecido pelo H-D ainda é o tradicional, com cabo.
Agradecemos ao Davidson Botelho por compartilhar conosco sua experiência pilotando a mais nova motocicleta Harley-Davidson, ao mesmo tempo que desejamos que o restante do teste seja tão prazeiroso como tem sido até agora.
Roque, a única modificação que eu não gostei foi exatamente essa do freio....prefiro ter o controle da distribuição pois em muitas situações eu utilizo somente um deles...em alta/média o dianteiro e em baixa o traseiro.
ResponderExcluirPode ser que essa distribuição esteja bem administrada e não afete tanto o comportamento da moto, mas só testando para saber....vai ficar para uma viagem futura...