A nova linha 2014 da Harley-Davidson foi concebida no Willie G.
Davidson Product Developmen Center (Centro de Desenvolvimento do Produto Willie
G. Davidson), uma instalação de 35.000 m² situada em Milwaukee, WI.
Willie G. Davidson Product Development Center, Milwaukee, WI. |
Criado pelo legendário Willie G., o Centro
reúne os departamentos de Engenharia de Produtos Originais e Estilo e
Desenvolvimento, numa localização única.
Dentro do PDC, como é
conhecido, estão instaladas as funções de Estilo, Engenharia, Finanças,
Fabricação, Serviço de Informações, Responsabilidade do Produto, Compras,
Marketing, Homologação, Vendas, Serviços e provedores chaves. Cerca de 300
pessoas são responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos (de
motocicletas a jaquetas, passando por acessórios, entre outros), testes, estilo
e desenvolvimento de compras.
Willie G., na frente do prédio do Product Development Center, criado por ele. |
No início
de 1997 engenheiros, projetistas, técnicos e outros especialistas da
Harley-Davidson passaram a ocupar o Centro de Desenvolvimento. O novo PDC é
muito mais que um prédio. É um ambiente que suporta uma centena de atividades,
combinando sinergias voltadas ao resultado de novos e melhores produtos da
marca que simboliza "motocicleta" no mundo.
De fora, a
curvatura do telhado lembra as linhas de um tanque de combustível. Dentro, projetistas
sonham, engenheiros testam e mecânicos constroem novos protótipos, que
são testados e avaliados em laboratórios de alta tecnologia. Há, até, um juri que se reúne
para julgar o som de cada nova motocicleta!
Dentro do
PDC há 15 células importantes de testes, incluíndo dez unidades de dinamômetros
para verificar o desempenho e resistência dos motores, três laboratórios
dinâmicos para avaliação de quadros e chassis, laboratório para testes de
emissão de gases e uma câmara livre de ecos (anechoic e hemianechoic), para testes de ruído, vibração e suas
influências nos pilotos e passageiros das motocicletas.
Laboratório Anechoic. |
Laboratório de Teste de Motores |
Outras
áreas do complexo testam os equipamentos eletrônicos, a estrutura da
motocicletas e seus componentes, como o comando de válvulas, injeção eletrônica
e transmissões.
Testes exaustivos da suspensão. |
Dinamômetro. |
Além das
instalações em Milwaukee, o PDC também é responsável pelo Campo de Provas no
Deserto do Arizona e pelo Centro de Avaliação de Produtos, na Flórida.
O Campo de
Provas do Arizona (Arizona Proving Ground), em Yucca, AZ (200 km ao sul de Las
Vegas), foi criado em 1955 pela Ford Motor Company e vendida para a Chrysler em
2007.
A Harley-Davidson
aluga parte das instalações e pistas e tem vários prédios e facilidades de
teste na área.
O Campo de
Provas tem mais de 80 km de pistas de concreto, asfalto e terra, numa área
total de 15,5 km². Isto inclui uma pista de alta velocidade de 8 km em forma
oval e dezenas de outros tipos de piso, para todo tipo de teste necessário. O
terreno tem altitudes variando de 150 a 1.980 m, com temperaturas variando
de 1°C negativo até 49°C, permitindo testar as motocicletas em quase todas as
condições.
O Centro de
Avaliação da Flórida (Florida Evaluation Center), em Naples, FL, ocupa uma área
de 2,1 km², com 10 km de pistas de teste. Na Flórida são feitos testes de
rodovia, mudança de faixa, pilotagem e ruído. As motocicletas são também testadas no desempenho e pilotagem em temperatura elevada.
Os
especialistas da Harley-Davidson estão acostumados com a crítica rotineira, que
afirma ser a H-D demasiadamente apegada às suas tradições. De certa forma, isto é verdade.
Nenhum motocicleta sai do PDC e segue para a linha de produção sem que milhares
de homens/hora tenham sido investidos na avaliação e teste de cada um dos seus
componentes. A qualidade é sua principal meta. Na mais pura tradição Harley-Davidson.
Afinal, a
responsabilidade destes homens e mulheres é muito grande: projetar, analisar e
testar a melhor motocicleta do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário