domingo, 4 de agosto de 2013

Indian Motorcycles 2014

A Indian Motorcycles apresentou três novos modelos de motocicletas em durante o evento em Sturgis, SD, neste sábado. As novas máquinas são a aposta que a Polaris Industries, dona da marca desde 2011, faz para desafiar a liderança da Harley-Davidson no mercado americano.

Segundo alguns analistas, as motocicletas combinam o estilo clássico da Indian com moderna tecnologia como o motor Thunderstroke 111 (1.800 cc), ignição sem chave, acelerador eletrônico, conexão Bluetooth e parabrisa ajustável eletricamente.

É um projeto ambicioso da Polaris ─ grupo que fatura US$3,4 bilhões por ano produzindo motos de neve e veículos todo-terreno ─ depois de tentativas mal sucedidas de vários donos da marca Indian, desde que a empresa original foi a falência nos início dos anos 1950.

Desta vez a grande diferença é o custo para o consumidor, pois a Polaris reposicionou a marca para competir diretamente com a Harley-Davidson, cortando milhares de dólares no preço final da motocicleta.

A linha 2014 inclui a Indian Chief Classic, com preço inicial de US$19.000, a Indian Chief Vintage (US$21.000) e a Indian Chieftan (US$23.000), como preço sugerido. Antes, as motocicletas Indian tinham preços de até US$37.000, com qualidade que não acompanhava o custo.

As novas Indian chegarão aos concessionários em Setembro.

Indian Chief Classic 2014
Indian Chief Classic 2014
A Indian Chief Classic é uma motocicleta clássica, com bancos de couro, instrumentos no tanque com formato de gota dágua com ignição sem chave, freios ABS, controle de velocidade de cruzeiro e acelerador eletrônico.

Indian Chief Vintage 2014
A Indian Chief Vintage tem o desenho clássico da marca com franjas nos alforges, cromados e parabrisa removível.

Indian Chieftain 2014
Indian Chieftain 2014
Indian Chieftain 2014
Já a Indian Chieftain é uma clara concorrente da Harley-Davidson Ultra Classic Electra Glide, com o morcegão típico das Harleys, alforges de fibra-de-vidro moldados com abertura por controle remoto, sistema de rádio com comunicador Bluetooth, parabrisa regulável eletricamente e um sistema de monitoramento da pressão dos pneus.

Segundo o presidente da Polaris, Scott Wine, a empresa investiu US$100 milhões no desenvolvimento das novas motocicletas. Referindo-se especificamente à Chieftain, Scott disse que "este modelo exemplifica o caminho que decidimos tomar. Ele mostra onde estamos e aonde queremos chegar".

O evento realizado em Sturgins, South Dakota ─ todos os anos desde 1938 ─ tem sido escolhido por muitas marcas para o lançamento de novos modelos. Para a Indian Motorcycles é um eventológico, já que seu fundador foi o chefe índio Clarence "Pappy" Hoel.

A Indian Motorcycles espera ter cerca de 140 revendedores nos Estados Unidos e 70 concessionárias no resto do mundo, até o final de 2013.

A IndianMotorcycles foi fundada originalmente em 1901 em Springfield, Massachusetts e funcionou até 1953, quando faliu. Desde então a marca foi adquirida e vendida por várias empresas e empreendedores, sem nunca ter recuperado o prestígio que usufruiu até a Segunda Guerra Mundial.

3 comentários:

  1. Apenas pela brincadeira: com tantos gadgets eletrônicos, não seria uma BMW disfarçada?

    Eu já fico preocupado com as HDs usando tanta eletrônica e sem mão de obra devidamente treinada... Espero que o investimento na modernidade inclua um bom treinamento dos mecânicos.

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    1. É a estratégia da Polaris; tentar com a eletrônica superar a H-D. Acho difícil que consigam.

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  2. Acho que a parte tecnológica pode cair bem justamente onde a HD está querendo entrar mais: Com os mais jovens.

    O problema que eu vejo com esses novos lançamentos é que a única que não achei feia foi a Classic.....não gostei da Chieftain...

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