A Indian
Motorcycles apresentou três novos modelos de motocicletas em durante o evento em Sturgis, SD, neste
sábado. As novas máquinas são a aposta que a Polaris Industries, dona da marca
desde 2011, faz para desafiar a liderança da Harley-Davidson no mercado
americano.
Segundo
alguns analistas, as motocicletas combinam o estilo clássico da Indian com
moderna tecnologia como o motor Thunderstroke 111 (1.800 cc), ignição sem
chave, acelerador eletrônico, conexão Bluetooth e parabrisa ajustável
eletricamente.
É um
projeto ambicioso da Polaris ─ grupo que fatura US$3,4 bilhões por ano produzindo
motos de neve e veículos todo-terreno ─ depois de tentativas mal sucedidas de
vários donos da marca Indian, desde que a empresa original foi a falência nos início
dos anos 1950.
Desta vez a
grande diferença é o custo para o consumidor, pois a Polaris reposicionou a
marca para competir diretamente com a Harley-Davidson, cortando milhares de
dólares no preço final da motocicleta.
A linha
2014 inclui a Indian Chief Classic, com preço inicial de US$19.000, a Indian
Chief Vintage (US$21.000) e a Indian Chieftan (US$23.000), como preço sugerido.
Antes, as motocicletas Indian tinham preços de até US$37.000, com qualidade que
não acompanhava o custo.
As novas
Indian chegarão aos concessionários em Setembro.
Indian Chief Classic 2014 |
Indian Chief Classic 2014 |
A Indian
Chief Classic é uma motocicleta clássica, com bancos de couro, instrumentos no
tanque com formato de gota dágua com ignição sem chave, freios ABS, controle de velocidade de cruzeiro e acelerador
eletrônico.
Indian Chief Vintage 2014 |
A Indian
Chief Vintage tem o desenho clássico da marca com franjas nos alforges,
cromados e parabrisa removível.
Indian Chieftain 2014 |
Indian Chieftain 2014 |
Indian Chieftain 2014 |
Já a Indian
Chieftain é uma clara concorrente da Harley-Davidson Ultra Classic Electra
Glide, com o morcegão típico das Harleys, alforges de fibra-de-vidro moldados
com abertura por controle remoto, sistema de rádio com comunicador Bluetooth,
parabrisa regulável eletricamente e um sistema de monitoramento da pressão dos
pneus.
Segundo o
presidente da Polaris, Scott Wine, a empresa investiu US$100 milhões no
desenvolvimento das novas motocicletas. Referindo-se especificamente à
Chieftain, Scott disse que "este modelo exemplifica o caminho que
decidimos tomar. Ele mostra onde estamos e aonde queremos chegar".
O evento
realizado em Sturgins, South Dakota ─ todos os anos desde 1938 ─ tem sido
escolhido por muitas marcas para o lançamento de novos modelos. Para a Indian
Motorcycles é um eventológico, já que seu fundador foi o chefe índio Clarence
"Pappy" Hoel.
A Indian Motorcycles espera ter cerca de 140 revendedores nos Estados Unidos e 70
concessionárias no resto do mundo, até o final de 2013.
A IndianMotorcycles foi fundada originalmente em 1901 em Springfield, Massachusetts e
funcionou até 1953, quando faliu. Desde então a marca foi adquirida e vendida
por várias empresas e empreendedores, sem nunca ter recuperado o prestígio que
usufruiu até a Segunda Guerra Mundial.
Apenas pela brincadeira: com tantos gadgets eletrônicos, não seria uma BMW disfarçada?
ResponderExcluirEu já fico preocupado com as HDs usando tanta eletrônica e sem mão de obra devidamente treinada... Espero que o investimento na modernidade inclua um bom treinamento dos mecânicos.
É a estratégia da Polaris; tentar com a eletrônica superar a H-D. Acho difícil que consigam.
ExcluirAcho que a parte tecnológica pode cair bem justamente onde a HD está querendo entrar mais: Com os mais jovens.
ResponderExcluirO problema que eu vejo com esses novos lançamentos é que a única que não achei feia foi a Classic.....não gostei da Chieftain...