terça-feira, 27 de agosto de 2013

Garmin BaseCamp: Instalando Mapas do Projeto Tracksource

Os novos GPS da Garmin estão vindo com o software BaseCamp, que substituiu o Mapsource.
O Garmin Zumo 350, para uso em motocicletas, já vem equipado com este programa.

O BaseCamp tem algumas vantagens sobre o Mapsource, uma delas é permitir que mais de 2 mapas sejam arquivados no GPS, se houver espaço disponível.
No MapSource sómente o mapa original, instalado na fábrica, e mais um mapa suplementar podem ser arquivados na memória do aparelho. Os outros necessitam um cartão de memória adicional.

Instalar os mapas do Projeto Tracksource, por exemplo, é bem simples. Quando se baixa o arquivo no site da Tracksource, ele já vem nas versões para o MapSource e para o BaseCamp.

Inicialmente é necessário instalar os seguindes programas no seu computador, todos disponíveis no site da Garmim:
BaseCamp
MapInstall

Em seguida, conecte seu GPS ao computador usando o cabo apropriado que veio junto com o seu aparelho (se seu GPS não veio com este cabo é porque não permite esta operação).

Espere até que seu aparelho seja reconhecido pelo computador e apareça na listagem de arquivos, como na imagem abaixo:
Em seguida abra o programa BaseCamp. A tela inicial aparecerá assim:


No canto superior esquerdo aparecerá o seu aparelho, reconhecido pelo programa.

Clicando emo Internal Storage, aparecerá o menu. Clique em Install Maps.


Em seguida aparecerá a tela inicial do MapInstall. Certifique-se de que seu aparelho foi reconhecido.
Clique em Continue.

Na tela seguinte aparecerá um menu com todos os mapas que se encontram disponíveis no seu computador (o MapInstall busca automaticamente esta informação). Selecione o mapa a instalar e clique em Continue.

Pronto, o mapa estará instalado. Se quiser verificar, abra o arquivo do seu GPS e abra a pasta Map. O mapa instalado estará listado.


Boa viagem e lembre-se: pilote sempre com segurança.

15 comentários:

  1. Wilson, você teve algum problema com ele na chuva? Peguei uma chuva forte neste fds e ele recorrentes vezes perdeu a fonte de energia que vinha da moto, desligava e logo reiniciava. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruba, meu GPS é um Zumo 660, já peguei chuva forte com ele, muitas vezes, sem qualquer problema.

      Excluir
  2. Roque,
    Uso mapsource, e instalo varios mapas ao mesmo tempo no meu zumo 660, tanto na memoria int, qto no sd.
    O mapsource sempre fez isso, desde as primeiras versoes no windows95.
    Oq eu acho ruim no z66, é q ao contrario dos sistema mais atual dos garmin, ele so aceita mapas na pasta Garmin do SD card. Os atuais usam a pasta maps, q é possivel colocar varios mapas com nomes diferentes...

    ResponderExcluir
  3. Caro Wison,

    Tenho uma VIRB Elite.
    A câmera é maravilhosa e apresenta a localização onde a foto foi batida.
    Ocorre que só estou conseguindo esta informação quando retiro o chip da VIRB e coloco direto no computador, quando plugo a câmera direto, via cabo usb, as fotos não apresentam a localização.

    Necessito de um programa que nem a garmin está conseguindo me ajudar.

    meu e-mail: joselc.pinto@gmail.com

    obs.: A VIRB é maravilhosa, mas a garmin não envia CD, não envia programas, tenho que ficar ligando para o 0800 o tempo todo e ficar aguardando resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Luiz, obrigado por nos acompanhar. Infelizmente não posso ajudá-lo pois não conheço a VIRB Elite. Eu sempre uso o suporte da Garmin para as minha dúvidas e eles tem sido bem úteis nos esclarecimentos necessários.

      Excluir
    2. Obrigado caro Wilson Roque,

      Andei estudando sobre o BaseCamp e a primeira recomendação da Garmin foi para não instalar o BaseCamp no aparelho, apenas no computador.
      Acredite, o suporte da Garmin não sabia que se pode montar rotas pelo Garmin Connect (IINCRIVEL!!!).
      Estou instalando o BaseCamp para colocar as fotos na localização, mas vou pesquisar mais sobre georeferenciamento e softwares como Geotag e Exiftool, tentando ter um melhor conhecimento de arquivo .gpx e .fit, principalmente os .gpx.
      Abraços e um ótimo final de semana.

      Excluir
    3. Que bom que você conseguiu resolver o problema e ainda compartilhou a solução conosco. Muito obrigado e boa sorte.

      Excluir
  4. ola Roque, não sei exatamente o que acontece, mas tenho os mapas instalados direitinho no gps, mas o TRc na hora que programo para rodar, traçando um rota, ele simplesmente não acha a rota desejada, e logo no inicio ele rodava normalmente, o gps é um zumo 350lm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, é importante conectar seu GPS no computador e usar o Garmin Express para verificar se o sistema operacional está atualizado. Este pode ser o problema.

      Excluir
  5. Wilson. Bom dia. Vc poderia me indicar um curso para que eu possa utilizar meu 276c de maneira correta e eficiente? Sempre tenho dúvidas e dificuldades. Ou seja, o meu uso é muito restrito!
    Att
    Oduvaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oduvaldo, boa tarde. Eu recomendo o Cursos de GPS (http://cursosdegps.com.br/). O autor é o principal coordenador do Projeto Tracksource.
      Boa sorte!

      Excluir
  6. boa noite....
    amigo queria instalar um mapa topografico com relevos, rios, etc no etrex30, pra se fazer trilhar a pé, mas nao acho nem pra comprar, algum lugar pra indicar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Não conheço um local onde se venda este tipo de mapa. Acho que a melhor fonte de informação seja em blogs ou sites de trilheiros.

      Excluir
  7. Olá, estou apanhando pra entender o processo de uso de GPS, comprei o etrex 30. Fiz o passo a passo que você ensinou pra baixar o BaseCamp, só que na opção de instalar aparece a informação "não foi encontrado nenhum mapa desbloqueado para esse dispositivo". Acredito que eu tenha que baixar um mapa. Onde procuro?

    ResponderExcluir
  8. Oi, estou apanhando pra conseguir manusear GPS, comprei um etrex 30. Segui o passo a passo que você ensinou para instalar o BaseCamp. Mas na etapa de instalar aparece a mensagem "não foi encontrado nenhum mapa desbloqueado para esse dispositivo". Acredito que eu tenha que baixar um. No próprio GPS veio Garmin Asia, Europa e USA (que aparece na imagem, ao invés dessa do mapa do Brasil que você colocou de amostra), mas pelo jeito nem eles estão desbloqueados. Onde baixo um mapa do Brasil ou do mundo?

    ResponderExcluir