sexta-feira, 26 de outubro de 2012

North American P-51 Mustang


Um dos mais elegantes e mortíferos aviões de caça da Segunda Guerra Mundial, fez seu primero vôo no dia de hoje, em 1940.

Pilotos aliados operando o P-51 derrubaram 4.950 aviões do Eixo, tendo o segundo maior índice de aviões abatidos a seu crédito, logo depois do Grumman F6F Hellcat, utilizado pela Marinha e pelos Fuzileiros Navais americanos.

Originalmente desenvolvido para atender um projeto da Comissão Britânica de Compras (os EUA ainda não estavam em guerra), o P-51 foi inicialmente projetado para utlizar o motor Allison v-1710, que tinha limitações de desempenho a grande altitude.


No início de sua carreira foi utilizado pelos ingleses como avião tático e de reconhecimento, sendo depois empregado também como caça-bombardeiro.

Com a mudança do motor para o possante Rolls-Royce Merlin no modelo P-51B, o avião transformou-se num poderoso caça capaz de operar em grandes altitudes. Outras mudanças foram feitas até chegar ao modelo definitivo, o P-51D, equipado com o motor Packard V-1650-7, uma versão americana do Rolls-Royce Merlin 60, utilizando um superturbo de dois estágios e duas velocidades e armado com seis metralhadoras M2 Browning de calibre .50 (12,7 mm).

Durante todo o decorrer da Segunda Guerra Mundial e até o início da Guerra da Coréia, o P-51 foi o caça padrão dos países signatários do Tratado do Atlantico Norte (OTAN).

Um total de 16.766 caças P-51 Mustang foram construídos em suas diversas versões e utilizados por Forças Aéreas de 23 países, além dos Estados Unidos.

Suas principais especificações são:
Tripulação: 1  Comprimento: 9,83 m  Envergadura: 11,28 m  Peso total: 4.175kg  Peso máximo de decolagem: 5.490 kg  Motor: Packard V-1650-7, arrefecido a líquido, superturbo, 12 cilindros em V, 1.490 HP.

Desempenho: Velocidade máxima: 703 km/h a 25.000 pés. Velocidade de cruzeiro: 580 km/h. Autonomia: 2.755 km com tanques externos. Teto máximo: 41.900 pés.

Armamento: Seis metralhadoras Browning M2 calibre .50 (12,7 mm), 1.880 cartuchos. Dois pontos duros para bombas de até 907 kg. Seis ou dez foguetes HVAR de 127 mm.


Milhares de P-51 foram vendidos como excesso de frota, depois da Segunda Guerra Mundial, alguns por um preço tão baixo como mil dólares. Muitos foram modificados e utilizados em corridas aéreas nos EUA e na Europa. Existem 204 P-51 em condições de vôo nos Estados Unidos, a grande maioria de propriedade particular.

Atualmente um P-51 pode ter um preço de venda de até um milhão de dólares, mesmo que não esteja licenciado para vôo.

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