Uma motocicleta capaz de levar 10 pessoas, está prestes a
cruzar o Atlântico para um Salão do Automóvel na Alemanha.
A motocicleta é chamada de “Timeline” (linha do tempo) e foi
construída por Steve “Doc”Hopkins, proprietário da concessionária Doc’s
Harley-Davidson de Shawano, Wisconsin.
Ela foi construída em 2009, tem 10 bancos e 7
motores, todos funcionando perfeitamente.
Os motores são originais e representam os sete modelos de
V-Twin desenvolvidos pela Harley-Davidson desde 1909 - quando lançou o F-Head
IOE - até o Twin Cam 88 introduzido em 1999.
O primeiro V-Twin, introduzido pela H-D em 1909. |
A motocicleta tem 7,62m de comprimento e pesa 1.360 kg vazia
ou 2.270 com combustível e 10 pessoas.
A máquina foi colocada em um trailer e enviada a
Chicago, onde será colocada num containers, tranportada por trem até New York e
embarcada num navio para a travessia até Hamburg, na Alemanha. O destino final
é Essen, onde será exibida no Essen
Motor Show, que começa em 1 de Dezembro.
Todos os motores funcionam e estão acoplados para movimentar
a Timeline. Segundo Doc Hopkins, é um desafio regular todos os motores
para ficarem alinhados, mas ele consegue.
Em passeios mais longos, Hopkins desconecta os seis
primeiros motores e a motocicleta é tracionada pelo Twin Cam 88, que é potente
o suficiente para aguentar o esforço.
A motocicleta tem quatro rodas, duas na frente e duas atrás,
para melhor distribuir o peso dos sete motores e 10 tripulantes. Duas pequenas
rodas de avião foram instaladas nas laterais da parte de trás, para ajudar a
transição entre parada e em movimento.
"Com 10 pessoas à bordo, toma um pouco mais de tempo para
equilibrar, mas depois que atingimos alguma velocidade, a Timeline comporta-se
como uma motocicleta normal,"diz Hopkins.
O tanque de óleo, colocado na traseira, abastece todos os motores. |
As curvas são a grande preocupação, pois o raio de giro da
Timeline equivale ao de uma carreta.
É um grande desafio pilotá-la, adverte o construtor.
Steve Hopkings já levou a Timeline para eventos em Boston,
Indianapolis, Cleveland e Ames, Iowa. Ela já esteve em eventos no Museu da
Harley-Davidson de Milwaukee várias vezes.
A motocicleta não tem placa nem registro em nenhum
Departamento de Trânsito. Toda vez que sai para um passeio ele
simplesmente coloca uma placa de concessionário (dealer plate) e pronto.
Doc Hopkins, com alguns ajudantes, embarcando a Timeline num trailer. |
Mais foi necessário registrar a motocicleta para obter os documentos exigidos para uma viagem internacional.
O Departamento de Trânsito do Estado de Wisconsin teve muita alguma dificuldade para emitir o Certificado de Propriedade, pois a motocicleta tem sete números VIN e um número de chassis.. Não havia como classificá-la.
A saída foi criar uma categoria específica para a Timeline. Mas em pouco mais de 10 dias o Certificado foi emitido.
Imagino como seria a burocracia, aqui no Brasil.
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