terça-feira, 30 de outubro de 2012

Uma Motocicleta com 7 Motores Harley-Davidson


Uma motocicleta capaz de levar 10 pessoas, está prestes a cruzar o Atlântico para um Salão do Automóvel na Alemanha.

A motocicleta é chamada de “Timeline” (linha do tempo) e foi construída por Steve “Doc”Hopkins, proprietário da concessionária Doc’s Harley-Davidson de Shawano, Wisconsin.

Ela foi construída em 2009, tem 10 bancos e 7 motores, todos funcionando perfeitamente.


Os motores são originais e representam os sete modelos de V-Twin desenvolvidos pela Harley-Davidson desde 1909 - quando lançou o F-Head IOE - até o Twin Cam 88 introduzido em 1999.

O primeiro V-Twin, introduzido pela H-D em 1909.

A motocicleta tem 7,62m de comprimento e pesa 1.360 kg vazia ou 2.270 com combustível e 10 pessoas.
A máquina foi colocada em um trailer e enviada a Chicago, onde será colocada num containers, tranportada por trem até New York e embarcada num navio para a travessia até Hamburg, na Alemanha. O destino final é Essen,  onde será exibida no Essen Motor Show, que começa em 1 de Dezembro.

Todos os motores funcionam e estão acoplados para movimentar a Timeline. Segundo Doc Hopkins, é um desafio regular todos os motores para ficarem alinhados, mas ele consegue.


Em passeios mais longos, Hopkins desconecta os seis primeiros motores e a motocicleta é tracionada pelo Twin Cam 88, que é potente o suficiente para aguentar o esforço.

A motocicleta tem quatro rodas, duas na frente e duas atrás, para melhor distribuir o peso dos sete motores e 10 tripulantes. Duas pequenas rodas de avião foram instaladas nas laterais da parte de trás, para ajudar a transição entre parada e em movimento.

"Com 10 pessoas à bordo, toma um pouco mais de tempo para equilibrar, mas depois que atingimos alguma velocidade, a Timeline comporta-se como uma motocicleta normal,"diz Hopkins.

O tanque de óleo, colocado na traseira, abastece todos os motores.

As curvas são a grande preocupação, pois o raio de giro da Timeline equivale ao de uma carreta.
É um grande desafio pilotá-la, adverte o construtor.

Steve Hopkings já levou a Timeline para eventos em Boston, Indianapolis, Cleveland e Ames, Iowa. Ela já esteve em eventos no Museu da Harley-Davidson de Milwaukee várias vezes.

A motocicleta não tem placa nem registro em nenhum Departamento de Trânsito. Toda vez que sai para um passeio ele simplesmente coloca uma placa de concessionário (dealer plate) e pronto.

Doc Hopkins, com alguns ajudantes, embarcando a Timeline num trailer.

Mais foi necessário registrar a motocicleta para obter os documentos exigidos para uma viagem internacional.

O Departamento de Trânsito do Estado de Wisconsin teve muita  alguma dificuldade para emitir o Certificado de Propriedade, pois a motocicleta tem sete números VIN e um número de chassis.. Não havia como classificá-la. A saída foi criar uma categoria específica para a Timeline. Mas em pouco mais de 10 dias o Certificado foi emitido.

Imagino como seria a burocracia, aqui no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário