sábado, 31 de julho de 2010

Lar Doce Lar - There is no place like home!

Saímos de Los Angeles na sexta-feira, dia 30/7, às 13:20 (hora local - 17:20 hora de Brasília) num vôo da LAN Chile, com destino a Lima, Perú. Em Lima trocaríamos de avião, ainda da LAN, para Guarulhos, São Paulo. O primeiro trecho foi sem incidentes, vôo diurno, não muito cansativo. Chegamos em Lima às 23:30, hora local, dentro do horário previsto. O segundo trecho, Lima/Guarulhos estava previsto para decolar às 01:20 de hoje, sábado, (03:20 de Brasília), mas não aconteceu. Um problema na turbina direita (um Boeing 767-300, bem novo) exigiu uma manutenção não programada. Um problema técnico que deveria tomar uns 30 minutos para ser corrigido se extendeu até as 04:00 horas locais. Neste ponto, já estávamos todos bem cansados (espera em aeroporto é de "matar"!) e a supervisora da LAN nos informou que teríamos que aguardar um outro avião, que chegaria do México, para fazer nosso vôo. Assim a previsão de decolagem ficou para as 07:00. Nesta altura, já sabíamos que nossa conexão Guarulhos/Curitiba estava perdida. Minha preocupação aumentou, pois me lembrei que estávamos no final das férias escolares e milhares de pessoas estariam voltando de suas viagem ao exterior. Os vôos de conexão deveriam estar lotados. Por sorte, a sede da empresa, em Santiago, autorizou substituir o componente que apresentava problemas por outro que foi retirado de um outro avião, que só seria usado mais tarde. Finalmente decolamos às 05:30 locais e aterrisamos em Guarulhos ao meio-dia. Nosso vôo de conexão já estava embarcando seus passageiros e ainda tínhamos que recolher nossas malas e passar pela Alfândega. Mesmo com o aeroporto cheio de pessoas em trânsito, conseguimos ser embarcados no vôo da TAM das 15:25 e chegamos em Curitiba às 16:30. Um atraso, final, de sómente 4 horas. Nada mal. A alegria de já estar quase em casa foi aumentada, ainda, pelo espetáculo do pôr-do-sol paranaense. Despedimo-nos dos companheiros de viagem, em especial do casal Volnei e Fátima Marx, com quem desfrutamos momentos muito agradáveis durante nossa aventura e seguimos para casa. Chegamos aqui às 19:20, cansados mas felizes de termos concluído esses 24 dias na estrada sem incidentes e com muita história para compartilhar com a família e com os amigos.