terça-feira, 13 de julho de 2010

Coast-to-Coast - NY to LA - Em Niagara Falls

A programação em Niagara Falls foi curta mas objetiva: descer as corredeiras do rio Niágara e ver as Cataratas.
Saímos do hotel com um dia muito bonito, muito sol e temperatura agradável. Fomos para Lewiston, uma pequena cidade às margens do Rio Niagara.
Rafting nas corredeiras do Rio Niagara é um esporte praticado há mais de um século, mas que veio a ser regulamentado pelo Estado de New York, devido aos inúmeros acidentes, com morte, ocorridos.
Hoje, só se pode fazer o rafting com empresas devidamente cadastradas e com pessoal altamente treinado. Fomos experimentar uma dessas, que é a Whirlpool Jet Boat.
A experiência foi muito excitante, pois chegamos até as corredeiras de categoria 5, a mais violenta onde é permitido ir. Segundo a tripulação, existe uma corredeira categoria 6, mas é proibido fazer rafting nela.
Uma característica do Rio Niágara, no trecho logo depois das cataratas, é a formação de redemoinhos. Estes redemoinhos são criados pela existência de "furos" na rocha do fundo do rio. A aparência, na superfície, é de que a água está fervendo. Estes redemoinhos são muito perigosos, puxam as pessoas para o fundo do rio e as afogam.
O "jet boats" utilizados para o rafting são embarcações com casco de alumínio, fundo chato e uma reserva de fluatuabilidade bem elevada, pela existencia de espaços vazios e estanques (tanques) construídos nos dois bordos da embarcação. A propulsão é feita por 3 motores Caterpillar diesel, de 500 HP cada, acionando três jatos propulsores. O barco pode alcançar até 60 nós (aprox. 111 km/h).
Depois de visitar as Cataratas do Niágara, parada para um almoço rápido e já estávamos prontos para seguir nossa viagem, desta vez para Cleveland, Ohio, onde passaremos a noite
Veja as fotos aqui.

2 comentários:

  1. Lindas fotos...
    Ótima viagem para vocês!!!
    Mas eu não entro num barco desses, de jeito nehum...

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Roque... o sorriso de felicidade da Rô, é algo impressionante... não há como não ser verdadeiro, tão pouco há como disfarçar... É muito legal de ver, e pode apostar, estamos "viajando" juntos, nas fotos, nos relatos... nos sorrisos...
    Aproveitem o passeio...é disso que é feita a vida !

    Abraço
    Altrão & Leide

    ResponderExcluir