quinta-feira, 1 de abril de 2010

Instalando POI Radares no GPS Garmin

O site Radares Garmin.com disponibiliza uma compilação de POIs com pontos de radar fixo, radar móvel, lombada eletrônica, semáfaro-radar, quebra-molas, postos da PRF e Polícia Rodoviária Estadual.
Para instalá-lo no seu GPS, a primeira providência é baixar o arquivo zipado para o seu computador. Decida e selecione a pasta onde o arquivo será baixado.
No meu caso, eu criei uma pasta “POI Loader\Radar”, dentro do meu arquivo “D:\My Documents\My Garmin”. O arquivo tem o formato “poi.gpi_wav.exe”.
Quando concluir, execute o arquivo, e aparecerá a seguinte tela:

Clique em “Extract” e o arquivo “poi.gpi” será mostrado na pasta escolhida.

Em seguida conecte o GPS ao computador e abra o Explorador, expandindo o diretório onde aparece o GPS:
Com o botão direito do mouse, clique no arquivo poi.gpi, marque copiar e depois cole-o na pasta POI do GPS.
Se a memória interna do GPS estiver toda ocupada, você pode salvá-lo no cartão de memória. Pronto. Seu GPS está pronto a informá-lo sobre limites de velocidades, radares, etc.
O arquivo utiliza a voz da “Raquel”, disponível nas instruções de navegação em português (do Brasil), nos GPS da Garmin.
A compilação é atualizada quinzenalmente.

Atualização em 29/6/2014: veja também a postagem aqui, sobre este assunto.

Atualização em 23/10/2014: veja também a postagem aqui, sobre este assunto.

90 comentários:

  1. O site está agora em: http://radaresgarmin.heliohost.org/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ultima atualização deste site http://radaresgarmin.heliohost.org/, foi em 23/02/2014. Alguém tem outro opção para atualização de radares?

      Excluir
    2. Os mapas do Projeto Tracksource também vem com radares, etc. Um complementa o outro. Baixando e instalando o mais recente mapa do Tracksource deverá cobrir suas necessidades.

      Excluir
    3. Obrigado Wilson Roque, vou fazer uma tentativa para atualizar os radares do meu GPS.

      Excluir
    4. Usei este e funcionou bem...
      http://www.tracksource.org.br/desenv/pois_loader_new.php

      Excluir
  2. Parece que saiu do ar... sabe de alguma informação?

    ResponderExcluir
  3. O novo site é http://radaresgarmin.heliohost.org/

    ResponderExcluir
  4. meu gps nao tem a pasta POI. Oq faço?

    ResponderExcluir
  5. Caro Wilson
    Meu GPS um garmin Nuvi 1250 não tem a pasta POI. Como proceder?
    Obrigado dante

    ResponderExcluir
  6. O meu tb não tem pasta POI, Nuvi 1300, onde devo colocar o arquivo?

    ResponderExcluir
  7. Prezados Dante e Anônimo:
    vejam minha postagem de hoje (Criar a Pasta POI no GPS Garmin), que contém as instruções de como criar a pasta POI no seu GPS.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Wilson. A união das informações do TrackSource com o Maparadar,ficou perfeita.

    ResponderExcluir
  9. Caro colega, Meu gps é um garmin 1310 e nao tem a pasta poi, como fazer?
    drika

    ResponderExcluir
  10. Caro Anônimo,

    Veja a postagem http://wilsonroque.blogspot.com/2010/11/criar-pasta-poi-no-gps-garmin.html
    Aí vc encontra as instruções de como criar a pasta POI no seu Garmin 1310.

    ResponderExcluir
  11. DEPOIS DE UM LONGO E TENEBROSO INVERNO CONSEGUI COLOCAR NO MEU GPS GARMIN NUVI 1200 O TÃO FAMIGERADO ARQUIVO DE RADAR (Á PRINCIPÍO ESTA FUNCIONADO)POIS JÁ ESTOU COM 21 PONTOS NA CARTEIRA POR NÃO SABER UTILIZAR ,AGRADEÇO E MUITO OBRIGADO DEIXANDO UM ABRAÇO E UM 2011 SEM MULTAS DE RODOVIAS , PARDAIS ETC

    ResponderExcluir
  12. Se as postagens do meu blog puderem ajudar a diminuir acidentes no trânsito e multas, o objetivo terá sido alcançado. Obrigado pelo apoio.

    ResponderExcluir
  13. quando descompacto o arquivo aprece vários poi´s e não o poi.gpi como você mostra acima!? meu email: idhome@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. É uma melhoria, introduzida recentemente. Antes todos os POIs vinham compactados em um só arquivo. Agora você tem a opção de só colocar aqueles que lhe interessam ou, igualmente instalar todos. É só selecionar os arquivos que vc quiser, copiá-los e colá-los na pasta POI do seu GPS.

    ResponderExcluir
  15. Prezado Wilson, adquiri recentemente nos EUA 01 GPS um Nuvi 1490 e ele veio com um mapa de terminação diferente dos mapas do Brasil. Antes era só copiar para ele que substituia, mas agora copia um segundo arquivo. O que vc me sugere fazer?
    Agradeço antecipadamente a atenção.

    ResponderExcluir
  16. Rosalino, o mapa que vem no Nüvi 1490 é o City Navigator North America. Não é o mapa do Brasil.
    Você tem duas opções: fazer um back-up (veja postagem http://wilsonroque.blogspot.com/2010/03/fazendo-back-up-do-seu-gps-garmin.html) e apagar o mapa americano do seu GPS (não recomendável), instalando só o mapa do Brasil. Ou, o que eu recomendo, instalar o mapa do Brasil normalmente. Se o GPS não tem memória suficiente, instale o mapa do Brasil num cartão SD. Se tiver mais dúvida, envie um emai para mim: roquewj@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Wilson, o Nuvi1310 não lê vários arquivos .poi, da forma como está sendo distribuido teu pacote. Qual a maneira mais fácil para novamente compilá-los todos em 1 só arquivo .poi?

    ResponderExcluir
  18. Wilson boa noite!

    Eu estou precisando de POI´s dos Estado Unidos.

    Você teria estes arquivo?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  19. Valdir,
    estes sites tem POI disponíveis para os Estados Unidos:
    www.gps-data-team.com/us
    www.poi-factory.com/

    ResponderExcluir
  20. Caro Wilson, parabens pelo blog.
    Meu gps é garmin nuvi 1310, eu baixei os arquivos no link postado aqui no blog, mais eu não sei se devo retirar os arquivos de radares que veio no meu gps ou qual arquivo devo retirar para não conflitar as informações.
    Outro detalhe é que acho muito muito perto os avisos de policia radares de 100 km/h e pedagio, tem como auterar essas distancias?

    ResponderExcluir
  21. Você deve retirar todos os arquivos de radar antigos, para evitar conflito. Tais arquivos tem a terminação .gpi. Instale os novos arquivos e verifique a data da última atualização, retirando os mais antigos, deixando só os que você instalou. Os avisos variam de acordo com a velocidade que você está dirigindo. Dá para alterar, mas você precisa conhecer profundamente o sistema, para fazê-lo. Sugiro deixar como vem.

    ResponderExcluir
  22. Roque:
    Estou recebendo um gps nuvi Garmin 3760T.
    Na caixa dele a uma notificação sobre: Este aparelho é para uso no USA e CAnada.Sera porque
    os mapas são para lá ou tem alguma restrição para uso no Brasil

    ResponderExcluir
  23. Alguns GPS da Garmin vem com o mapa instalado de uma determinada região e não permite a instalação de outros mapas. Se for este o caso, você não conseguirá transferir mapas do seu computador (usando o programa MapSource). No caso do seu dispositivo, com certeza virá com os mapas dos EUA e do Canadá. Você terá que ver no manual se há algum impedimento de se instalar outros mapas. Sugiro consultar o Suporte Técnico da Garmin no site http://www.garmin.com/us/support.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite caro Wilson. Esta de parabens pelo blog. Em uma resposta anterior vc informou onde encontrar poi's dos EUA, mas eu gostaria de saber onde encontra-lo free. Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. estes sites tem POI disponíveis para os Estados Unidos, disponíveis gratuitamente:
    www.gps-data-team.com/us
    www.poi-factory.com/

    ResponderExcluir
  26. Bom Dia Wilson, eu utilizo o MAC e nao PC, existe a versao ZIP ou DMG para os arquivos POI radares do Brasil?
    Muito obrigado pela ajuda!
    andre Dias

    ResponderExcluir
  27. André,
    no site http://radaresgarmin.heliohost.org/, no final da página tem a seção de Downloads.
    Lá você encontra o "Arquivos de radares compilado. Versão Mac e Linux".

    ResponderExcluir
  28. Ola Wulson.
    Comprei garmin 3760T com mapas USA e Canada.Fiz o registro meu e do aparelho no site da garmin.comprei SD Cart 4.o gb. Preciso baixar Poi Loader,Training center,Webupdater,Map source para poder instalar o TRC Brasil e o Navigator da Garmin no meu SD cart. Agradeço quaisquer ajuda FAP

    ResponderExcluir
  29. Flavio,
    sugiro ler todas as postagens que fiz sobre o assunto. Se tiver dúvida sobre algum ponto específico, mande uma mensagem para mim.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde , meu garmin nuvi255w , o carro em 3d não esta andando sobre a linha rosa? O QUE PODE SER?

    ResponderExcluir
  31. Erro no mapa. Faça uma atualização do sistema (através do site www.garmin.com) e do mapa e o problema deverá ser solucionado.

    ResponderExcluir
  32. amigo, so queria deixar publicamente meus agradecimentos e te dar parabéns pela qualidade no tratamento da informação fornecida.
    abs, Mauricio(Salvado-Ba)

    ResponderExcluir
  33. Mauricio (Salvador-Ba)24 de dezembro de 2011 às 20:10

    Comprei um nuvi 2595LMT e ao conectar pela primeira ves no computador ele foi identificado pelo windows 7 e tambem foi identificado o cartâo de memoria dentro dele. O mesmo ocorreu no mapsource que tinha instalado na maquina. Ao registrar o aparelho na garmin fui instruido para atualizar o mapa utilizando o lifetime update. Ao realizar a operação o mapa no nuvi foi atualizado mesmo tendo eu recebido uma mensagem de erro pelo programa. Contudo o mapa no mapsource não foi instalado. Utilizei a opção de instalação com o mapupdate somente no computador e o mapa finalmente foi instalado. O problema é que apos esta operação o nuvi so é reconhecido pelo W7 como usb (device e memoria) e não é mais identificado nem pelo mapsource e nem pelo basemap(instalado automaticamente quando realizei a atualização do mapa com o mapupdate. Agora não consigo transferir mais nada para o nuvi e nem para o cartão utilizando mapsource e basemap. E ainda, como o w7 não o identifica não consigo desconecta-lo com segurança a não ser que desligue o computador. Alguem poderia me ajudar?
    grato

    ResponderExcluir
  34. Mauricio,
    entre em contato com o Suporte Técnico da Garmin e relate o problema. Eles mandarão um link para você, que atualizará tanto o GPS como o Mapsource.

    ResponderExcluir
  35. Wilson, olá.
    estou tentando criar a pasta do POI no meu Garmin, mas não aparece a opção save. o que eu faço?

    ResponderExcluir
  36. Siga as instruções da postagem http://wilsonroque.blogspot.com/2010/11/criar-pasta-poi-no-gps-garmin.html

    ResponderExcluir
  37. Caro wilsom,to vendo que vc e fera no assunto de gps garmin,quando ligo o gps ele da uma mensagem que e necessario a base de dados do fornecedor de transito de fm, e to com medo de fazer este procedimento na duvida de fazer o updater e fazer alguma alteraçao no gps ,ja que ele veio,me parece de fox.

    ResponderExcluir
  38. O seu GPS está equipado com "Informações de Trânsito", que não funciona no Brasil. Você deve desabilitá-lo e só usá-lo quando estiver nos EUA.

    ResponderExcluir
  39. Caro Wilson, me dá uma luz! Possuo um Garmin Nuvi 1100. Comprei no exterior, mas coloquei o mapa do Brasil. Instalei o POI Radares nele, porém, depois que o fiz, meu GPS parou de falar! Nem dá o aviso sonoro sobre pardal com a voz "raquel" e nem fala mais com a voz dele mesmo. O que eu fiz de errado? O que posso fazer para ele voltar a falar e tb dar o alerta sonoro de pardal próximo? Muito Obrigado, Roberto.

    ResponderExcluir
  40. Roberto,
    vá em "Ferramentas", "Definições", "Pontos de Proximidade", e marque "alterar" nos "Alertas de Proximidade". Certifique-se que o "POIs personal" está ativado.

    ResponderExcluir
  41. Wilson, fiz o que vc mandou, o "POIS personal" já estava ativado... Mas reparei que abaixo da opção de marcar, tb tem as opções "cancele" "Áudio" e "ok". Clicando em áudio, me dá 2 opções: "tom único" e "tom contínuo". Qual deles devo marcar. Se a voz não voltar, o que faço?? Obrigado pela ajuda!!! Abração!!!

    ResponderExcluir
  42. Roberto,
    vc não tem que marcar nenhuma das duas opções de "tom". Deixe como estar. Verifique se em "Ferramentas", "Definições", "Idioma", "Voz" está marcado Português Brazilian-Raquel.

    ResponderExcluir
  43. Wilson,
    Não consigo acessar o site http://radaresgarmin.heliohost.org/
    Sabe dizer se cancelaram o site?

    Norberto.

    ResponderExcluir
  44. Norberto,
    acessei agora (http://radaresgarmin.heliohost.org/) e abriu normalmente. A última atualização foi no dia 11/12/2011.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilson,
      Não consigo acesso por nenhum navegador.
      Estes de 11/12/11 eu tenho.

      Norberto.

      Excluir
  45. Wilson, boa noite.
    tenho um 2595LMT e estou seguinto os procedimentos indicados por vc em seu blog para configurar o arquivos (gpi) de radares usando o POI loader para criar a pasta POI no GPS entretando a clicar em avançar na tela onde se informa a pasta onde se encontra os arquivos o POI Loader me informa que "não existem arquivos de dados nessa pasta com extensão .csv ou gpx. Alguma dica ?

    ResponderExcluir
  46. ola Vilson, primeiramente parabéns pelo belo trabalho.
    Tenho um nuvi1300(garmin)é só colar os arquivos depois da extração do poi.gpi_wav.exe na pasta POI que terei os ícones e o aviso de radares por voz(Raquel)? é que vi abaixo na área de download arquivos de voz, icones etç..
    o nuvi esta habilitado voz Raquel pt. Brasil indica nomes das ruas e no audio dos POIS tom único, mantenho essa mesma configuração?
    Grande abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  47. Silvio, obrigado pelo comentário.
    É isto mesmo o que tem que ser feito. Aproveite bastante e pilote com segurança.

    ResponderExcluir
  48. Caro Wilson,

    Parabéns pelo seu capricho...

    Orichio

    ResponderExcluir
  49. Olá, Wilson!
    Comprei há dois dias um GPS Nuvi 3460 LT. Posso executar este precedimento neste meu modelo de GPS?
    Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
  50. Todos os GPS Garmin de uso rodoviário usam o mesmo sistema operacional. Assim, não deve ter qualquer problema em adotar o procedimento. Como precaução sugiro fazer um backup completo do seu GPS e guardá-lo no seu computador, antes de fazer qualquer alteração. Assim, se algo der errado, vc sempro pode retornar à configuração original. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  51. boas.
    Eu gostava de saber se esse programa funciona so para o brasil ou tambem para os 45 paises da europa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa, o programa disponibilizado no site só apresenta os radares do Brasil.

      Excluir
  52. ok obrigada. e nao sabe onde posso arranjar para a europa?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa,faça uma pesquisa em http://osreformados.com/index.php?topic=34608.0
      Eles oferecem mais de 28.000 radares na Europa identificados e que podem ser instalados nos GPS da Garmin.
      Boa sorte e obrigado por acompanhar meu blog.

      Excluir
  53. Wilson, tenho um Garmin 1300. O duro é que uns ícones de restaurantes e similares quase me tapam a visão da pista e são muito incômodos, procurei em tudo quanto é configuração e não achei um jeito de desabilitar os ditos cujos. Você sabe algo sobre isso? Tenho instalado 3 mapas, os da Garmin America do Sul e o América do Norte e também o TrackSource Brasil. Uso o da América do Sul da Garmin.

    ResponderExcluir
  54. Silvia, recomendo usar o mapa da TrackSource, onde este problema não ocorre. Para isto, certifique-se de que os outros dois mapas não estão ativados.

    ResponderExcluir
  55. Wilson, tenho um Garmin 1300. Entrei no site e baixei o arquivo poi.gpi_wav.exe. Ele me gera vários .poi em vez de um só poi.gpi como faço para instalar o poi no gps?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve escolher os arquivos que quiser instalar, copiá-los e colá-los na pasta POI do seu GPS. Esta separação de arquivos foi introduzida no início de 2011, para facilitar a escolha. Nem todo mundo queria instalar todos os arquivos. Leia acima, outra pessoa teve a mesma dúvida.

      Excluir
    2. Obrigado!!! Parabéns pelo trabalho.

      Excluir
  56. Quando vou organizar meus favoritos em categorias aparecem números. Como fazer para deletalos. Acho que foram criados quando dos registros. Gps garmin 1300

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naelson,
      só aparece número no lugar do POI se vc marcou o ponto diretamente no GPS, quando estava navegando e não deu um nome para este favorito. A melhor maneira de editar um POI é conectar o GPS ao seu computador, transferir os POI do GPS para o programa Mapsource e editá-los. Se quiser eliminá-los do GPS, siga este caminho: Ligar GPS - Ferramentas - Os Meus Dados - Eliminar Favorito(s). Neste ponto vc pode selecionar Todos ou marcar aqueles POI específicos que vc quer apagar.
      Espero que tenha ajudado.

      Excluir
  57. Wilson, comprei um carro à gás e, na primeira viagem, peguei emprestado o GPS Garmin nuvi 1300 de um amigo, para localizar os postos GNV. Foi ótimo, pois ele me possibilitou realizá-la somente no gás.
    Decidi, então, comprar um e dos modelos disponíveis escolhi o Garmin nuvi 40.
    Inicialmente ele não “falava” sobre a aproximação de quebra-molas ou radares e tal. Encontrei teu blog e baixei os POIs e beleza – agradeço e parabenizo pelo belo trabalho.
    Nova viagem, para o mesmo lugar, e percebi que as identificações dos postos GNV não batiam. Foi um sufoco, pois sofri para localizá-los novamente sem GPS.
    Comparei os dois GPS e percebi que o nuvi 40 não mostra todos os postos GNV. Já o nuvi 1300, sim! Exemplo: moro em Torres/RS (CEP 95560-000). Nos dois aparelhos executo os seguintes comandos: Para onde?/Pts. Interesse/Combustível/Soletrar/ digito “Gnv”. No meu nuvi 40 o posto GNV mais próximo fica a 433 km N (próximo à Curitiba/PR), quando pelo nuvi 1300, o mais próximo fica a 5,2 km O (que é o correto). Nota: cabe ressaltar, que os dois aparelhos, na consulta de postos de combustíveis, informam todos os postos próximos.
    Importei todos os arquivos e pastas do nuvi 1300 e comparei-os com os do nuvi 40. Como já havia lido em seu Blog, sistemas basicamente iguais!
    Assim sendo, pensei em substituir os arquivos do 1300 para o 40, mas qual deles? E as futuras atualizações? Você tem alguma outra solução?
    Desde já agradeço, pela atenção dispensada.
    Cordialmente,
    Carlyle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlyle, obrigado por acompanhar o blog. Os dois Garmin tem a mesma característica com relação à capacidade de apresentar os POIs, de forma que a diferença entre eles, no caso dos postos GNV, não tem nada a ver com os arquivos, em sí. Algumas verificações importantes:
      1 - atualizar o software (veja no blog como fazê-lo)
      2 - Ter certeza que os Nüvi 40 está usando a mesma versão de mapa que o Nüve 1300 estava usando. O melhor a fazer é sempre estar com a versão mais atualizada. No caso do Tracksource, é a versão 13.5, que foi divulgada recentemente.
      Boa sorte.

      Excluir
  58. gostaria de obter a seguinte informacao. coloquei no gps os poi´s em som wav. mas vi um arquivo, em mp3 com um bip no lugar da palavra "atenção". minha pergunta é, como colocar esse arquivo no gps no lugar do atual aonde a raquel sempre diz "atenção"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar um arquivo em wav ou em mp3, dependendo do modelo do seu GPS. A instalação é igual, vc só tem que decidir qual. Experimente instalar a versão em mp3 e verifique se funciona bem. Se der certo, resolvido. Caso contrário, volte ao wav e divirta-se com a Raquel chamando sua atenção!

      Excluir
  59. Wilson,
    deletei todo sistema de meu GPS, porém salvei os dados antes na HD do computador. No entanto agora não consigo mais ver o GPS na raiz do computador para eu copiar os dados lá outra vez, uma vez que o sistema que ia colocar não deu certo, o senhor pode me ajudar? Quando conecto o gps no computador só fica na mensagem que ta ligadoi e ele nao aparece lá para eu transferir os dados novamente para o mesmo. GPS Garmin Nuvi 1490. Aguardo sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tive esta experiência. Quando fiz um procedimento semelhante no GPS de um amigo (http://wilsonroque.blogspot.com.br/2010/03/gps-e-virus.html), tive que solicitar a ajuda do Suporte da Garmin, nos EUA, para me fornecer o código de registro. Sem isto, não seria possível fazer o GPS funcionar. É importante seguir os procedimentos corretos, ao fazer o back-up do GPS, como sugerido na postagem http://wilsonroque.blogspot.com.br/2010/03/fazendo-back-up-do-seu-gps-garmin.html.

      Excluir
    2. E não tenho mais acesso ao GPS, pois está vazio, precisava ter acesso, pois ai eu salvei com o nome que tava antes. Você tem ideia de como ter novamente acesso ao GPS ou você acha que perdi o mesmo.

      Excluir
    3. Recomendo entrar em contato com o Suporte Técnico da Garmin, relatar o problema e solicitar ajuda para fazer o reparo. Sómente eles tem os códigos-chave que permitirão reativar o seu GPS.

      Excluir
  60. Tenho um garmin Nuvi40LM. Quando faço o download nâo aparece exatamente como voce mostra no procedimento. Não vejo os dois arquivos e nem a tela extract . Baixou direto poi.gpi_wav de 551KB. está certo?
    Estou usando um cartão de memória,pois o gps não aparece no PC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou familiarizado com este modelo. Parece estranho que não apareça no seu computador.
      Baixe os arquivos para o cartã e faça um teste para ver se os avisos de radar, semáfaro-radar, lombadas, etc., está funcionando.

      Excluir
  61. GPS Garmin Nuvi 52. Atualizei os poi, funciona 100%. Mas, o problema: não entendi, a pasta favoritos está lotado de radares, quero colocar novo endereço de um local e não consigo, pois o favoritos está sem memória. Como faço para tirar ou seja limpar todos os favoritos??? um por um sei mas são muitos. Desde já meu muitíssimo obrigado. maucar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso, instale os radares num cartão microSD. O pasta POI, no GPS, tem capacidade para 1000 favoritos. Se colocar os radares aí, realmente vai usar toda a capacidade. Usando o cartão, o problema fica solucionado. Obrigado por acompanhar o blog.

      Excluir
  62. Ei!!! Dr. Wilson Roque. "Quem Sabe, Sabe". Parabéns. Funcionou 100%. Se precisar de uma dica para passear no PR, SC e RS tenho vários roteiros. Mais uma vez muito obrigado. maucar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Estou interessado nos roteiros. Se puder, mande para o meu email: roquewj@gmail.com.

      Excluir
  63. Mais uma pergunta Dr Wilson: toda vez que eu ligo o GPS ele pergunta: Novos dados adicionais encontrados no cartão. Deseja instalar esses dados para que eles estejam disponíveis se o cartão for removido? Até agora estou respondendo NÃO. A pergunta se responder SIM (Posso?) ou vai voltar a lotar os favoritos?? ou o GPS vai instalar em outra pasta? Obrigadão maucar

    ResponderExcluir
  64. Se você instalou sómente os radares no cartão, o GPS não deveria fazer esta pergunta. Se você instalou outros favoritos, a pergunta faz sentido e você deve responder "sim".

    ResponderExcluir
  65. Caro Wilson,
    Comprei um NUVI 3597LMT gostaria de instalar o POI Radares em meu GPS. Ele tem uma Pasta POI MapaRadarBrazilSample. O que devo fazer?
    Abraços,
    João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, obrigado por seguir o blog.
      Pode instalar nesta pasta mesmo.
      Abraços.

      Excluir
  66. Boa noite, Wilson.

    Não estou conseguindo baixar os Alertas de Proximidade do site do Track Source: http://www.tracksource.org.br/desenv/tabela_mapsets.php
    Ao clicar no botão "Alertas", abre uma página com defeito, lotada de texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. O site do Tracksource está com problemas há vários dias. Já enviei mensagem mas não recebi nenhuma resposta. Sugiro baixar os alertas do MapaRadar, enquanto isto, mas não ficar desatualizado (http://www.maparadar.com).

      Excluir
    2. Boa noite, entre no site http://www.clubedogps.com/ que estamos online e envio para você já compilado os alertas prontos para inserir no cartão sd!

      Excluir