- Ação movida pela Harley-Davidson Motor Company, Harley-Davidson Michigan LLC e Harley-Davidson Brasil Ltda., contra a HDSP Comércio de Veículos Ltda., empresa do Grupo Izzo e representante exclusivo da marca Harley-Davidson no Brasil. A ação foi ajuizada no Tribunal de Justiça de São Paulo. O processo nº 583.00.2010.121472-2 foi publicado no Tribunal de Justiça e requer a quebra de contrato entre as empresas.
- Em 15 de Março de 2010, o Juiz encarregado deu liminar à Harley-Davidson, permitindo a rescisão do contrato de exclusividade com o Grupo Izzo, dando um prazo máximo de 120 dias para que as concessionárias existentes comercializar as motocicletas da marca.
- O Grupo Izzo, até o momento, não divulgou nota à imprensa sobre o assunto.
Algumas ações tomadas recentemente pelo Grupo Izzo demonstram a severidade da decisão da Harley-Davidson em rescindir o contrato.
A primeira ação foi separar, físicamente, a área de vendas das motocicletas H-D, da área de venda das outras marcas. No caso da revenda de Curitiba, uma parede de tijolos foi erguida.
Neste último fim-de-semana, o Grupo Izzo promoveu uma liquidação de motocicletas, acessórios e roupas da marca Harley-Davidson, dando a entender que não há volta na decisão da montadora americana, ainda que o Grupo Izzo tenha direito de defesa garantido e deverá recorrer da decisão proferida pelo Juiz do caso.
Para nós, consumidores, a situação continua muito delicada. Quem adquiriu alguma motocicleta, recentemente, e ainda não conseguiu o licenciamento, fica na dúvida sobre o que pode ocorrer.
Por outro lado, quem tem motocicleta ainda em garantia, fica sem saber se o Grupo Izzo vai honrar o atendimento em garantia e por quanto tempo.
As reclamações dos proprietários de motocicletas Harley-Davidson contra as concessionárias existentes no país, chegaram a níveis elevados e com várias ações legais. O Ministério Público do Rio Grande do Sul entrou com denúncia contra a revenda Harley-Davidson de Porto Alegre (e ao Grupo Izzo), por crônicas infrações ao Código de Defesa do Consumidor.
Os blogs e sites de motociclismo, no Brasil, registram centenas de postagens de motociclistas reclamando contra o mal atendimento dos atuais representantes da marca.
Como harleyro e consumidor, espero que o embate jurídico se resolva com brevidade, para que não prossigamos neste "limbo" onde nos encontramos agora e que, finalmente, tenhamos o atendimento − como cliente e como consumidor − que temos o direito de ter.
Veja as postagens dos dias 19, 22 e 25 de Março, sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário